Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO BARROS GURGEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO BARROS GURGEL
DATA : 20/09/2021
LOCAL: Virtual - Google Meet - 9h00
TÍTULO:
PARENTALIDADE NA REALIDADE DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: O CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19



PALAVRAS-CHAVES:

parentalidade; vulnerabilidade social; desenvolvimento infantil; COVID-19


PÁGINAS: 73
RESUMO:

A pandemia da COVID-19 gerou um contexto de maior estresse parental com o confinamento e as consequências dessa nova dinâmica familiar e suas repercussões para a parentalidade e o desenvolvimento infantil foram tema deste estudo. O público alvo são famílias em situação de vulnerabilidade social com crianças na primeira infância (zero a seis anos). É sabido que o contexto de vulnerabilidade social por si só tem peculiaridades que podem afetar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças, somado isto ao contexto da pandemia da COVID 19 emerge considerar a inclusão de novos fatores ou agravamentos e avaliar suas repercussões para esse desenvolvimento. O estresse parental surgido a partir das novas responsabilidades dos cuidadores em um ambiente de maior restrição social, muitas vezes somado ao trabalho remoto ou desemprego, aulas on-line ou simplesmente a falta de aulas acarretou maior agravamento nas condições de parentalidade e consequente desenvolvimento dos filhos. Por sua vez, estudos mais recentes vem mostrando que mesmo em condições adversas,  seja pela vulnerabilidade social simplesmente, seja por essa condição agravada pela pandemia da COVID-19, quando se consegue vivenciar mesmo nessas condições uma parentalidade mais ativa e positiva, os resultados para essas crianças envolvem maior desenvolvimento de resiliência com melhores indicadores na linguagem, escores intelectuais, harmonia familiar futura e menor número de envolvimento com drogas e criminalidade quando na adolescência e vida adulta. Objetivo: Compreender as vivências parentais de mães de crianças na primeira infância, em contextos de vulnerabilidade social durante a pandemia da COVID-19 e avaliar suas potencialidades e desafios para o desenvolvimento infantil e as relações parentais; Métodos: Estudo  exploratório, descritivo, de natureza qualitativa baseado em dados primários obtidos mediante a realização de entrevistas  semi-estruturadas na modalidade on-line, com 8 mães de 9 crianças na faixa etária de zero a seis anos, assistidas por uma instituição de assistência social no bairro da Várzea, Recife-PE. A análise de dados envolveu as etapas de codificação propostas por Yin, a partir do referencial teórico do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. Resultados: As categorias temáticas foram organizadas a partir de códigos indutivos derivados dos dados, além da articulação com o referencial teórico de Bronfenbrenner, nos itens Pessoa, Processo, Contexto e Tempo (Modelo PPCT). Na categoria pessoa mereceu destaque o interesse e disponibilidade das mães em cuidar dos filhos além  das tarefas domésticas ou do trabalho. No item processo percebeu-se um interesse das mães com o brincar da criança ainda que com muitos relatos do brincar auxiliado por meios digitais. Na categoria contexto, por sua vez, recebeu atenção as falas das mães que relataram alteração de comportamento com maiores relatos de agitação e agressividade nas crianças e exaustão física e mental por parte dos cuidadores. Por fim, na categoria tempo observou-se a importância que as mães davam a expectar um futuro mais promissor para os seus filhos com o desejo de seguir nos estudos e serem cidadãos prósperos. Conclusão: O incentivo e apoio à resiliência transformadora das dificuldades enfrentadas em contexto de vulnerabilidade durante a pandemia podem se tornar em fatores potenciais de melhor relação parental com possível impacto positivo no desenvolvimento infantil dessas crianças. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Externa ao Programa - 3184351 - TEREZA REBECCA DE MELO E LIMA
Notícia cadastrada em: 10/09/2021 14:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04