Banca de QUALIFICAÇÃO: CATARINA FIGUEIREDO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CATARINA FIGUEIREDO DE SOUZA
DATA : 02/08/2021
LOCAL: Virtual - Google Meet - 9h00

COMPRIMENTO DE INSERÇÃO DE SONDA GÁSTRICA EM RECÉM-NASCIDOS: PRÁTICAS DOS ENFERMEIROS

Nutrição enteral. Recém-nascido. Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Enfermagem Neonatal. Validação de Conteúdo

Recém-nascidos (RN) internados em Unidades de Cuidados Neonatais (UNN) frequentemente necessitam do uso de sondas gástricas, principalmente para alimentação. A localização precisa da sonda é importante para garantir uma alimentação enteral segura e eficaz e depende da técnica de medição utilizada. Por outro lado, há diversidade de técnicas e de pontos de referência utilizados para estimar o comprimento de sondas gástricas a ser inserido o que tem contribuído para ocorrência de inadequação de posicionamento. Estudos apontam lacunas no conhecimento voltado para o manuseio seguro de sondas para alimentação, especialmente em pacientes neonatais. Objetivos: avaliar a prática de enfermeiros que atuam em UNN sobre a mensuração do comprimento de sondas gástricas e as recomendações dos manuais de procedimento operacional padrão das unidades neonatais quando a sondagem gástrica. O estudo aconteceu em duas etapas: desenvolvimento e validação de conteúdo do questionário e análise das respostas de 67 enfermeiros de quatro Unidades Neonatais públicas da cidade do Recife. Resultados: Nove estratégias diferentes para medir a sonda foram citadas pelos enfermeiros. A medida orelha-nariz-xifoide (ENX) apareceu como a mais frequente para sondagem orogástrica e a medida nariz-orelha-xifoide (NEX) para sondagem nasogástrica. A ausculta do som do ar injetado por seringa foi o procedimento mais escolhido pelos profissionais para verificar o posicionamento gástrico da sonda e um percentual baixo checa o posicionamento antes de cada uso. Não houve associação significativa entre a escolha das estratégias de medição adequadas e o tempo de formação, o tempo de experiência em neonatologia, a formação complementar ou a unidade de atuação.

Externa ao Programa - 1742550 - ELIANE ROLIM DE HOLANDA
Interna - 2329936 - MARGARIDA MARIA DE CASTRO ANTUNES
Notícia cadastrada em: 29/07/2021 10:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05