Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANNE CAROLINE DE ASSIS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANNE CAROLINE DE ASSIS SILVA
DATA : 26/03/2024
LOCAL: Plataforma Meet - Virtual
TÍTULO:
ESTUDO EXPERIMENTAL BASEADO EM ESTRATÉGIA EDUCATIVA GAMIFICADA
PARA PREVENÇÃO DO BULLYING E CYBERBULLYING COM ADOLESCENTES ESCOLARES

PALAVRAS-CHAVES:
Tecnologia educacional; Bullying; Cyberbullying; Adolescente; Serviços de Saúde Escolar; Educação para saúde.

PÁGINAS: 322
RESUMO:

Essa tese tem como objetivo geral avaliar o efeito de uma tecnologia educacional

baseada na pedagogia Freiriana quanto às medidas de intenção para prevenção do
bullying e cyberbullying entre adolescentes escolares. Trata-se de um estudo misto, do
tipo metodológico para construção e validação de uma estratégia educativa gamificada,
e adaptação e validação de Escala sobre Medidas de Prevenção do Bullying e
Cyberbullying (EMIP-Bully Cyber), seguido de estudo experimental realizado com 150
adolescentes, sendo 75 em cada grupo controle e intervenção, para verificar a
efetividade da estratégia educacional, quanto às medidas de intenção para prevenção
destes problemas, pré e pós-teste. Este estudo foi realizado em onze etapas: busca de
evidências científicas e levantamento com adolescentes escolares sobre o perfil
tecnológico e experiências sobre o bullying e cyberbullying; Elaboração do storyboard;
produção das tecnologias educacionais; Validação com juízes e adolescentes das
tecnologias educacionais; Validação com juízes e adolescentes da Escala adaptada de
Medida de Intenção para Prevenção de Bullying e Cyberbullying (EMIP-Bully Cyber);
Pré e pós testes com a aplicação da EMIP-Bully Cyber com grupo controle e
intervenção. Apreciação dos vídeos e atividades gamificadas pelo grupo intervenção e
da metodologia expositiva dialogada e aplicação do quiz pelo grupo controle. Os
resultados identificaram que 86,67% dos adolescentes escolares pesquisados
praticaram, sofreram ou testemunharam alguma situação de bullying, cyberbullying ou
ambos os tipos de violência. A tecnologia educativa foi composta por sete vídeos e oito
atividades gamificadas, abordando os fenômenos. Os vídeos contemplaram cenas e
personagens do cotidiano dos adolescentes escolares. A proporção de concordância
entre os juízes especialistas sobre a tecnologia educativa através do Índice de Validade
de Conteúdo (IVC) e Índice de Validade de Aparência (IVA) foi de 0,89 e 0,94,
respectivamente. A usabilidade da tecnologia educativa foi considerada excelente por
69,23% dos juízes. A avaliação dos adolescentes quanto a tecnologia educativa obteve
o IVC de 0,91 A comparabilidade entre os grupos, sob a óptica dos domínios e dos
fatores, demonstrou que as médias do padrão de resposta no grupo de intervenção
foram mais elevadas nos domínios 2 e 3 e no fator 2. A comparação do padrão global
de respostas entre os grupos de intervenção e controle, evidenciou um discreto
aumento na intencionalidade para mudanças de atitudes, no pós intervenção. Ao
comparar o padrão de acertos entre os o grupo de adolescentes que utilizaram atecnologia educacional gamificada versus grupo que utilizou o quiz, o primeiro
apresentou maior número de acertos em um maior número de questões. A análise
fatorial da EMIP-Bully Cyber consolidou o fator 1 (crenças comportamentais, crenças
normativas e crenças de controle), o fator 2 (crenças motivacionais) e o fator 3
(conhecimento sobre o bullying e cyberbullying). O resultado do KMO foi considerado
bom, 0,858, o teste de esfericidade de Bartlett apresentou significância estatística de
3237,1 (df = 1275) e p-valor de 0,00001. A intervenção educacional baseada na
metodologia expositiva dialogada embasada no ensino crítico social de Freire
associada a tecnologias educacionais, composta de vídeos e atividades gamificadas
concorrem para promover a reflexão crítica e comportamentos pró-sociais para a
prevenção do bullying e cyberbullying.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 334440 - ALCIDES DA SILVA DINIZ
Interna - 1134614 - SILVIA WANICK SARINHO
Externo à Instituição - WALDEMAR BRANDAO NETO - UPE
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 12:50
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