Banca de DEFESA: JANAÍNA DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAÍNA DA SILVA NASCIMENTO
DATA : 29/11/2023
HORA: 08:00
LOCAL: VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

APORTE PROTEICO EM FÓRMULAS ENTERAIS INDUSTRIALIZADAS E MASSA MUSCULAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL TETRAPARÉTICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Paralisia cerebral. Nutrição enteral. Composição corporal. Ultrassom.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

O aporte proteico das fórmulas enterais industrializadas utilizadas para alimentar crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC) tetraparética é um dos fatores influenciadores na formação da massa muscular. O objetivo do estudo foi investigar a associação entre o aporte proteico das fórmulas enterais industrializadas com a massa muscular de crianças com PC tetraparética. Trata-se de um estudo do tipo série de casos composto por 33 crianças e adolescentes com PC tetraparética realizado em dois centros de referência localizados em Recife/PE. O consumo alimentar foi estimado através do recordatório de 24 horas, a estimativa de gordura corporal foi realizada através do somatório das dobras cutâneas tricipital e subescapular com correção para indivíduos com PC, o perfil antropométrico foi avaliado através dos escores Z dos índices: Altura/idade (ZA/I) e índice de massa corporal/idade (ZIMC/I), a avaliação da composição muscular foi realizada através da análise da eco intensidade (EI) da imagem obtida por ultrassonografia (USG) do músculo gastrocnêmio medial (GCM). A amostra foi formada majoritariamente pelo sexo masculino, representando 63,6% dos participantes. A média de idade do grupo foi de 8,8 ± 2,8 anos. Foi observado que 63,6% casos da PC foram consequência da asfixia perinatal. Os participantes alimentados com fórmula enteral industrializada com inadequado aporte proteico apresentaram maior infiltração gordurosa no GCM quando comparados aos alimentados com fórmula enteral industrializada com adequado aporte proteico (122,8 pixels ± 48,82 DP x 92,68 pixels ± 35,85 DP, p=0,066). As crianças e os adolescentes com maior infiltração gordurosa no GCM, tiveram maior consumo de lipídeos quando comparados aos participantes com menor infiltrado gorduroso (44,43 % ±18,32 DP x 32,50% ± 4,95 DP, p=0,03). Em relação ao estado nutricional, 24,2% das crianças e adolescentes foram classificados com magreza pelo Z-IMC/I e 45,5% apresentaram déficit de estatura através do Z-A/I. Baixa reserva da massa muscular foi identificada em 72,7% da amostra através da estimativa da AMB e o índice de gordura corporal elevado foi identificado em 70% dos participantes. O aporte proteico inadequado das fórmulas enterais industrializadas e o consumo lipídico estiveram associados à maior infiltração gordurosa no GCM dos participantes, demonstrando que a composição das fórmulas enterais, neste estudo, foi um importante influenciador na composição muscular. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1038528 - FABIANA CRISTINA LIMA DA SILVA PASTICH GONCALVES
Externa à Instituição - MONICA LOPES DE ASSUNCAO - UFAL
Interna - 3134502 - POLIANA COELHO CABRAL
Notícia cadastrada em: 16/11/2023 16:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02