Banca de DEFESA: THAYNA RHAYANNE ANDRADE RUFINO DA SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYNA RHAYANNE ANDRADE RUFINO DA SILVA COSTA
DATA : 29/09/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma virtual google meet
TÍTULO:

VIVÊNCIAS E PRÁTICAS PARENTAIS DE CUIDADORES PRIMÁRIOS DE CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS : ANÁLISE A PARTIR DA FRAMEWORK NURTURING CARE


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Infantil; Poder familiar; Cuidados da criança; Educação em Saúde; Pesquisa qualitativa.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

O desenvolvimento infantil (DI) é um processo de maturação, proveniente do relacionamento da criança com o ambiente. Um dos principais aspectos promotores do desenvolvimento, são as relações entre cuidadores e crianças em atividades diárias.  Dentre os fatores que influenciam a parentalidade e as práticas de promoção do DI, consideram-se as crenças, vivências e práticas parentais, pois apesar da universalidade da função dos pais em criar, educar e proteger os filhos, as práticas parentais podem ser diferentes de acordo com aspectos culturais e serem modificadas ao longo do tempo. Torna-se relevante conhecer as vivências e práticas parentais em contextos socioculturais distintos como na realidade brasileira para que sejam implementados programas e intervenções voltados à promoção do desenvolvimento infantil, com foco nas relações parentais. Objetivo: Descrever as vivências e práticas parentais de cuidadores primários de crianças de zero a seis anos, acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família, a partir da Framework Nurturing Care. Método: Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Adotou-se como referencial a Framework Nurturing Care da Organização Mundial da Saúde. A coleta de dados foi desenvolvida com 13 cuidadoras primárias de crianças pertencentes ao território de uma Unidade de Saúde da Família do município do Recife- Pernambuco, no período de dezembro de 2022 a abril de 2023. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada durante visita à Equipe de Saúde da Família. Os dados foram transcritos, codificados e classificados em subtemas e temas e posteriormente categorizados por meio da análise temática. Resultados: As categorias temáticas foram dispostas a partir do referencial teórico da Framework Nurturing Care, nos eixos: Boa saúde, Nutrição Satisfatória, Cuidados Responsivos, Aprendizagem Precoce, Proteção e segurança. Na categoria Boa saúde destacou-se as condições de saúde desde a gravidez, o comportamento e desenvolvimento das crianças e acesso aos serviços de saúde. Na categoria Nutrição Satisfatória, destacam-se as práticas de alimentação das crianças e o aleitamento materno. Na categoria Cuidados Responsivos percebeu-se as relações de cuidado e práticas parentais entre cuidador e criança, e a rede de apoio no cuidado. Na categoria Oportunidades de Aprendizagem precoce foram identificadas as condições de aprendizagem da criança, tanto na rotina do ambiente domiciliar, como na vida escolar nas creches e pré-escolas. Na categoria Proteção e Segurança, os cuidadores mencionaram a influência de condições financeiras da família e as oportunidades de lazer da família com as crianças. Conclusão: As vivências e práticas parentais foram contempladas em todos os eixos da framework mesmo mediante o contexto de vulnerabilidade vividos pelas famílias. As práticas parentais positivas requerem uma reorganização dos serviços de saúde a partir da implementação de intervenções que incentivem os cuidados responsivos e o desenvolvimento infantil integral, com foco em melhores práticas parentais. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2572261 - ANA PAULA ESMERALDO LIMA - nullPresidente - 1620756 - DANIELA TAVARES GONTIJO
Externa ao Programa - 3120056 - WESLLA KARLA ALBUQUERQUE SILVA DE PAULA - null
Notícia cadastrada em: 06/09/2023 12:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08