Banca de DEFESA: MAYELLE TAYANA MARINHO

DISCENTE: MAYELLE TAYANA MARINHO
DATA : 27/09/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet
AS INTER-RELAÇÕES ENTRE O ENVOLVIMENTO OCUPACIONAL E A PERCEPÇÃO DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES

adolescente; educação em saúde; pedagogia Paulo Freire; promoção da saúde; Terapia Ocupacional

A adolescência constitui-se como um período de intensas transformações e de potencial vulnerabilidade no que se refere as condições de saúde. Compreende-se esta fase como um período fértil para o desenvolvimento de ações de promoção e educação em saúde que podem impactar a trajetória de vida. Dialogando com o referencial de Paulo Freire reconhecemos o adolescente enquanto um ser humano de direitos, relacional, dialógico, crítico, capaz de se posicionar e contribuir com a transformação de si mesmo e de sua realidade. Neste sentido, as práticas de educação em saúde com os adolescentes devem ser construídas em uma perspectiva crítica da realidade social, abarcando as relações que os condicionam e determinam. Entre as diferentes temáticas passíveis de problematização junto aos adolescentes, as reflexões sobre como estes se envolvem em suas ocupações cotidianas (foco de atenção da Terapia Ocupacional) e como estas se relacionam com a percepção de saúde podem contribuir com subsídios importantes para o desenvolvimento de ações de educação em saúde. O presente estudo tem o objetivo de compreender as inter-relações entre o envolvimento ocupacional e a percepção de saúde na perspectiva de adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, alicerçado na investigação temática conforme proposto por Paulo Freire. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal localizada na cidade do Recife-Pernambuco, com 33 adolescentes do ensino fundamental com idade entre 13 e 16 anos que frequentavam o oitavo ano do ensino fundamental. O estudo foi operacionalizado em quatro etapas: aproximação com o campo, leitura da realidade, seminários de codificações e problematização. Os dados coletados através de observação participante de atividades lúdicas e expressivas participativas e grupos focais foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. Os resultados foram agrupados em quatro categorias: o processo de aproximação com os participantes do estudo; as concepções de saúde e situações de adoecimento na perspectiva dos adolescentes; o envolvimento ocupacional e suas implicações na saúde; os inéditos viáveis na promoção de saúde na adolescência. A análise possibilitou compreender que o envolvimento ocupacional é um fenômeno complexo, que se inter-relaciona de diferentes formas com a percepção de saúde no cotidiano dos adolescentes. Percebeu-se a compreensão pelos adolescentes de saúde a partir das relações com o adoecimento. Entre a diversidade de ocupações realizadas pelos adolescentes, a fragilidade das vivências com os familiares chamou a atenção por suas conexões com a percepção de sofrimento e adoecimento mental. Também foram discutidos o envolvimento com outras ocupações como dormir, uso do celular, atividades escolares, cuidados domésticos, brincar, lazer, amizades e atividades físicas diariamente.  Os dados denunciam diferentes situações de inequidades de poder, relacionadas principalmente a idade, classe socioeconômica e gênero, que caracterizam situações de injustiça ocupacional que atravessam e limitam o envolvimento ocupacional e impactam na percepção de saúde na adolescência. Os participantes também anunciaram possíveis inéditos viáveis para a solução das problemáticas enfrentadas, como a criação de espaços de escuta, de potencialização dos vínculos com os pais e mudanças tanto físicas quanto atitudinais na comunidade escolar. A pesquisa possibilitou a compreensão da potencialidade da investigação temática e da utilização de atividades enquanto recursos que potencializam o envolvimento com a pesquisa e a voz dos adolescentes neste processo, construindo subsídios importantes para a elaboração de estratégias de educação em saúde com este público, pautadas no compromisso com a transformação da realidade.

Presidente - 2807181 - MARIA WANDERLEYA DE LAVOR CORIOLANO MARINUS
Externa ao Programa - 2855483 - MARINA ARAUJO ROSAS - nullExterno à Instituição - RICARDO LOPES CORREIA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 15:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06