Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYNA RHAYANNE ANDRADE RUFINO DA SILVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYNA RHAYANNE ANDRADE RUFINO DA SILVA COSTA
DATA : 01/09/2023
LOCAL: Plataforma virtual google meet Link da videochamada
TÍTULO:

VIVÊNCIAS E PRÁTICAS PARENTAIS DE CUIDADORES PRIMÁRIOS DE CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS A PARTIR DA FRAMEWORK NURTURING CARE


PALAVRAS-CHAVES:
Desenvolvimento Infantil, Poder familiar, Cuidados da criança, Educação
em Saúde, pesquisa qualitativa

PÁGINAS: 78
RESUMO:

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O desenvolvimento infantil é um processo de maturação, proveniente do relacionamento
da criança com o ambiente. Um dos principais aspectos promotores do desenvolvimento,
são as relações entre cuidadores e crianças em atividades diárias. Estudos têm mostrado
a primeira infância como prioridade, principalmente em países de média e baixa renda.
Portanto torna-se relevante conhecer as vivências e práticas parentais em contextos
socioculturais distintos como na realidade brasileira para que se sejam implementados
programas e intervenções voltados a promoção do desenvolvimento infantil. Objetivo:
Descrever as vivências e práticas parentais de cuidadores primários de crianças de zero a
seis anos, acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família, a partir da Framework
Nurturing Care. Método: Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa.
Adotou-se como referencial a Framework Nurturing Care da Organização Mundial da
Saúde. A coleta de dados foi desenvolvida com cuidadores primários de crianças
pertencentes ao território de uma Unidade de Saúde da Família do município do Recife
Pernambuco. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada
no serviço de saúde da família. Os dados foram transcritos, codificados e classificados
em subtemas e temas e posteriormente categorizados por meio da análise temática.
Resultados: As categorias temáticas foram dispostas a partir do referencial teórico da
Framework Nurturing Care, nos eixos: Boa saúde, Nutrição Satisfatória, Cuidados
Responsivos, Aprendizagem Precoce, Proteção e segurança. Na categoria Boa saúde
destacou-se as condições de saúde desde a gravidez, o comportamento e desenvolvimento
das crianças e as condições de acesso aos serviços de saúde. Na categoria Nutrição
Satisfatória, destacam-se as práticas de alimentação das crianças e o aleitamento materno.
Na categoria Cuidados Responsivos percebeu-se as relações de cuidado e práticas
parentais entre cuidador e criança, e a rede de apoio no cuidado. Na categoria
Oportunidades de Aprendizagem precoce foram identificadas as condições de
aprendizagem da criança, tanto na rotina do ambiente domiciliar, como na vida escolar
nas creches e pré-escolas, incluindo as dificuldades no acesso. Na categoria Proteção e
Segurança, foi destacada a influência de condições financeiras da família e as
oportunidades de lazer da família com as crianças. Conclusão: Embora as dificuldades
existam e sejam ainda mais complexas em famílias no contexto de vulnerabilidade social,
os conhecimentos e práticas parentais positivas podem ser modificados a partir do
fortalecimento das competências parentais, com a atuação dos profissionais de saúde e
educação de forma integrada

MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2572261 - ANA PAULA ESMERALDO LIMA - nullInterna - 1620756 - DANIELA TAVARES GONTIJO
Externa ao Programa - 3120056 - WESLLA KARLA ALBUQUERQUE SILVA DE PAULA - null
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 18:02
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