PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALIPIO AGRA LIMA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALIPIO AGRA LIMA FILHO
DATA : 17/02/2023
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE APLICATIVO PARA AUXILAR INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL EM ADULTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Mobile Health; Educação em Saúde; Manuseio das Vias Aéreas; Posicionamento do Paciente; Anestesiologia; Anestésicos, Hipnóticos e Sedativos.

 


PÁGINAS: 43
RESUMO:

Introdução: A intubação orotraqueal é um procedimento corriqueiro na prática médica, porém pode resultar em óbito do paciente. O adequado preparo do local, dos equipamentos, do paciente e da equipe de saúde são imprescindíveis para execução do ato, assim como o treinamento da equipe pode reduzir as taxas de complicações. Nesse contexto, os softwares educacionais veem sendo utilizados cada vez mais na educação médica, pois tem a possibilidade de realizar simulações, diminuindo erros em cenários reais. Objetivo: O objetivo do estudo é criar um aplicativo para auxiliar os profissionais de saúde na execução do procedimento de intubação orotraqueal. Método: Para o desenvolvimento do aplicativo será utilizado o método de modelo em cascata baseado em cinco etapas: levantamento de requisitos, elaboração do produto, teste e validação, refinamento e entrega. O período do estudo será de abril de 2020 a agosto de 2021, sendo desenvolvido na Faculdade Pernambucana de Saúde. O pesquisador realizará uma revisão da literatura sobre intubação orotraqueal com estratégia de busca para as bases de dados Pubmed e SciELO serão utilizados, em inglês e português, respectivamente, os seguintes descritores: “Anesthetics, Intravenous”, “intubação intratraqueal”, “posicionamento do paciente”, dos últimos cinco anos.

Em seguida, será realizado um painel de especialistas constituído por cinco profissionais da aérea de saúde, que trabalhem em urgência ou emergências hospitalares, selecionados como uma amostra intencional, também denominada proposital ou deliberada. Durante o painel serão verificadas as necessidades de inclusão e/ou exclusão de conteúdos originários da revisão de literatura. Somente serão alteradas, excluídas ou incluídas as sugestões dos participantes, se houver 100% de consenso. O pesquisador fará os ajustes necessários e organizará o conteúdo teórico no formato de telas que farão parte do aplicativo. Um profissional especialista na área de software desenvolverá o protótipo do aplicativo, utilizando a ferramenta Unity3d®, a partir da criação das telas realizada no aplicativo Microsoft PowerPointÒ. O pesquisador apresentará o protótipo do aplicativo para o mesmo painel de especialistas para validação semântica, do conteúdo teórico final e para testar as funcionalidades do aplicativo. O pesquisador realizará os ajustes finais a partir das observações coletadas no painel, e entregará a versão final do aplicativo para utilização. Nessa etapa também será requisitada a patente do aplicativo. A pesquisa será submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa, conforme as orientações das resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Esta, somente, será iniciada após a aprovação ética.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2257155 - EPITACIO LEITE ROLIM FILHO
Interno - 3315617 - ESDRAS MARQUES LINS
Interna - 4315699 - MARIA INES REMIGIO DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 08/02/2023 11:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01