PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANI SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANI SANTOS DA SILVA
DATA : 23/09/2022
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO NA AÇÃO APLICAÇÃO DO LASER DE BAIXA FREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DE ÚLCERA PLANTAR EM PÉ DIABÉTICO

O Diabetes mellitus representa uma importante causa de amputação dos membros inferiores. O principal fator de risco para a amputação é o desenvolvimento de úlceras diabéticas, sendo acompanhada de uma elevada taxa de complicação. Assim, é imprescindível padronizar seu diagnóstico e tratamento. O tratamento da úlcera no pé diabético requer uma abordagem complexa, que envolve ocasionalmente revascularização, desta forma, produtos médico-hospitalares de natureza diversa mostram-se relevantes para o tratamento de feridas, pois buscam meios para acelerar o processo de cicatrização, minimizando os desconfortos do paciente, facilitando a prestação dos cuidados de enfermagem e da equipe multiprofissional e diminuindo o tempo de internação e os custos hospitalares. A aplicação de radiação por laser de baixa intensidade é uma das modalidades que interage de diferentes formas no reparo tecidual, desta forma, sua utilização vêm sendo realizadas experimentalmente com a finalidade de observar os efeitos ultraestruturas provocados nas células irradiadas com comprimentos de onda, doses e potência variados. Considerando as implicações relacionadas às úlceras plantares no pé diabético as coberturas de última geração têm sido desenvolvidas e aplicadas com vistas a auxiliar favorecendo um meio adequado na cicatrização da ferida. Este estudo, propõe investigar os efeitos do Laser de Baixa Intensidade (LLLT) em lesões de pacientes diabéticos, os quais encontrar evidencias que comprovem uma melhoria do tamanho das feridas do pé diabético como processo significativo de reparação tecidual, além da diminuição do edema no processo de cicatrização da ferida de úlcera plantar em pé diabético tratada com terapia a LLLT.  A população de estudo foi composta de 60 pacientes, diagnosticados com infecção no pé causado pelo diabetes mellitus, apresentando úlcera plantares graus I e II, a partir da demanda espontânea na sala de curativo no ambulatório de Ortopedia do Hospital da Polícia Militar de Pernambuco, durante o período de 2021 a 2022. Na consulta médica foi realizada avaliação clínica do pé do paciente diabético em que foi medido o tamanho e profundidade das úlceras. Grau I: úlceras superficiais (atinge a pele e o tecido subcutâneo) e Grau II: úlceras de planos mais profundos. Dos resultados contidos até o momento foi verificado que 60 pacientes foram beneficiados relacionados as características do LLLT com relação ao processo de cicatrização, funcionou como uma barreira mecânica de proteção do tecido lesado comprovadamente também funcionou como um sistema de condução e direcionamento do crescimento celular no tratamento de feridas. Apresentando também uma característica importante relacionada ao alívio da dor, pois a sua origem biológica e textura fina proporcionou perfeito isolamento dos terminais nervosos expostos.

Palavras chave: Diabetes melittus; Úlcera no pé diabético; Membros inferiores; Laser de Baixa Intensidade-LLLT; Cicatrização.

Presidente - 2257155 - EPITACIO LEITE ROLIM FILHO
Externa ao Programa - 4315699 - MARIA INES REMIGIO DE AGUIAR
Externa ao Programa - 2161517 - VANIA PINHEIRO RAMOS
Notícia cadastrada em: 26/08/2022 10:14