PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA FERREIRA CHAVES BELLO

DISCENTE: MARIA APARECIDA FERREIRA CHAVES BELLO
DATA : 06/03/2024
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA

Perfil da análise tridimensional da marcha: Cinética, Cinemática e Eletromiografia em pacientes com Amiotrofia Espinhal 5q deambuladores

Atrofia Muscular Espinhal, Análise de marcha

Introdução: A AME é uma doença hereditária de padrão autossômico recessiva caracterizada pelo acometimento dos neurônios motores localizados na medula espinhal e tronco cerebral, resultando em fraqueza muscular e atrofia. Novos tratamentos medicamentosos, tem fomentado o meio científico no desenvolvimento de ensaios clínicos para todos os tipos de AME. Devido à escassez de publicações relacionado a análise tridimensional da marcha em pacientes com AME tipo III, sua progressão e dados que avaliem quantitativamente a cinética, cinemática e eletromiografia o estudo foi pensado. Diante do atual cenário, embora estejam a surgir uma série de terapias promissoras para AME, que minimizam a gravidade e limitação inerente a história natural da doença se faz necessário o incremento de biomarcadores sensíveis e com relevância na construção de ensaios clínicos de sucesso. Estas informações ampliam os conhecimentos acerca das funções motoras destes pacientes, contribuindo para as decisões clínicas e para a elaboração de novos estudos. Objetivo: Avaliar os dados obtidos na analise tridimensional da marcha na AME tipo III , dados de cinética , cinemática e eletromiografia e os seus índice de alteração da marcha (Gait Deviation Index – GDI) e a pontuação do perfil da marcha (Gait Profile Scale – GPS) e descrevê-los.  Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado com pacientes no Laboratório de Análise do Movimento do Instituto Rolim. Foram triados 29 prontuários de pacientes com AME tipo III, sendo 14 excluídos por não apresentarem marcha independente. Os 15 participantes da pesquisa haviam realizado avaliação com análise tridimensional da marcha. Resultados: A idade média de 10 (±5,08) anos, sendo 66,7% do gênero masculino. Em relação ao número de cópias a média foi de 3,13 (±0,6 4). A idade de início dos sintomas aconteceu por volta dos 5,11 (±5,01) anos. Dos pacientes 60% usavam o medicamento Nusinersena. A força muscular estava abaixo do esperado (grau 5) em todos os grupos musculares avaliados em média. A média dos valores de GDI e GPS se apresentaram fora de suas referências de normalidade, GDI 84,59 ± 16,58 e GPS 12,15 ± 7,22, (GDI < 100 e GPS > 7, valor normal). Dos dados temporais observou-se alteração nos valores médios de TP (1,16 ± 0,21), TA (0,69 ± 0,16), TB (0,45 ± 0,04) e FAS (40,34 ± 3,98) o valor padrão (0,98 ± 0,08; 0,57 ± 0,05; 0,40 ± 0,02 e 37,26 ± 7,47), respectivamente. Nos parâmetros espaciais observou alteração no CP (71,32 ± 13,01), o valor padrão (80,00 ± 0,00), todos para um p < 0,05. A força de reação ao solo confirmou achados demonstrando perda de sua magnitude demostrada nos gráficos pelo declínio para primeira metade da fase de apoio (RC) e em alguns pacientes na fase de apoio terminal e impulso. Conclusão: A idade de início dos sintomas assim com números de cópias foram fatores preditores de gravidade para AME. Observou-se fraqueza em todos os grupos musculares avaliados, predominantemente proximal. Foi possível observar alterações não só nos índices como também nas variaveis temporo-espaciais da marcha. E que os índices são úteis para avaliação dessa população. Conclui-se que novos estudos de seguimento seriam importantes para confirmara alterações, avanço e estabilização de historia real da AME, assim com, na tomada de decisão terapêutica e considerar custoXeficácia de medicação de alto custo.

Palavras-chave do Resumo (3 palavras): Atrofia Muscular Espinhal, Análise de marcha

Presidente - 2257155 - EPITACIO LEITE ROLIM FILHO
Interna - 4315699 - MARIA INES REMIGIO DE AGUIAR
Externo ao Programa - 2250786 - MUCIO BRANDAO VAZ DE ALMEIDA - UFPE