PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LEONARDO MARTINS MOTA DE MORAIS

DISCENTE: LEONARDO MARTINS MOTA DE MORAIS
DATA : 30/01/2024
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA

USO DA TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA EM PACIENTES SUBMETIDOS Á AMPUTAÇÃO PRIMÁRIA POR DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA PERIFÉRICA

Palavras-chave do Resumo (3 palavras): Amputação de Membros Inferiores, Doença Arterial Obstrutiva periférica, Termografia infravermelha

Introdução: A Doença Arterial Obstrutiva periférica (DAOP) é de elevada prevalência, particularmente, em populações de tabagistas. O estágio final da doença é denominado isquemia crítica de membros inferiores (MMII) compreendendo a dor em repouso e a gangrena, culminando, na maioria das vezes com amputação dos membros como parte do tratamento proposto. Na maioria das vezes, a decisão do melhor nível de amputação é baseada no julgamento clínico do médico cirurgião vascular (MCV). Por outro lado, a Termografia infravermelha (TI) é um método barato, indolor, sem emissão de radiação e de fácil manejo que visa determinar a temperatura da pele do membro a ser amputado, auxiliando, assim, o cirurgião na escolha do melhor nível de amputação. Objetivo: Investigar se a TI é um método útil no rastreio de pacientes com DAOP. Secundariamente, avaliar o gradiente térmico longitudinal entre pacientes tabagistas (T) e não tabagistas (NT) e a correlação clínica com a gravidade da DAOP, culminando com uma amputação maior. Método O estudo incluiu pacientes T (n = 20) e NT (n = 20). Todos sofreram mensurações pelo método da TI e do ITB utilizando protocolos padronizados com medidas térmicas em quatro áreas do membro inferior. Resultados: Os resultados mostraram um gradiente térmico longitudinal mais amplo nos pacientes tabagistas em comparação aos não tabagistas.  Foi observada ainda que pacientes T com gradientes térmicos mais amplos apresentavam uma maior probabilidade de serem submetidos a uma amputação maior. Conclusão: A TI foi sensível em discriminar diferenças térmicas entre pacientes T e NT, podendo ser um método útil no diagnóstico não invasivo da DAOP. Pacientes T com maiores gradientes térmicos longitudinais apresentam maior probabilidade de serem submetidos a amputações maiores.

Palavras-chave do Resumo (3 palavras): Amputação de Membros Inferiores, Doença Arterial Obstrutiva periférica, Termografia infravermelha

Externo à Instituição - CLÁUDIO OTÁVIO CÓRDOVA
Interna - 3328566 - EMMANUELLE TENORIO ALBUQUERQUE GODOI B DE BARROS E SILVA
Presidente - 3315617 - ESDRAS MARQUES LINS