PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IRANI COSTA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRANI COSTA DOS SANTOS
DATA : 30/01/2024
HORA: 08:00
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE GORDURA ANDROIDE, GORDURA GINOIDE E MASSA CORPÓRIA POR DENSITOMETRIA ÓSSEA EM PACIENTES DIAGNÓSTICADOS COM OBESIDADE.


PALAVRAS-CHAVES:

Obesidade, Sobrepeso, DEXA


PÁGINAS: 26
RESUMO:

RESUMO DA DEFESA: A obesidade e o sobrepeso são descritos como o acúmulo de gordura corporal causada pelo excesso no consumo alimentar que é superior a capacidade do corpo em gastar energia. Segundo o Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), e desde o ano de 2013 a obesidade é considerada uma doença crônica no Brasil que é causada pela má orientação alimentar e nutricional que pode acarretar outras doenças. Objetivo: Analisar através do exame de DEXA o índice das gorduras androide, ginóide e a massa corporal de pacientes diagnosticado com obesidade cadastrados na fila de espera do programa de cirurgia bariátrica do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco. Metodologia: O presente estudo tem carater descritivo, realizado no ambulatório de cirurgia e serviço de promoção de saúde e qualidade de vida do Hospital das clinicas da UFPE com pacientes diagnosticados com obesidade. Foram indentificados os dados como sexo, idade, existência de fraturas, uso de medicações (corticoides e antidepressivos), alccolismo, tabagismo, taxas metabólicas e dosagem biologicas. Logo após realizamos em todos os pacientes o DEXA onde foram observados a presença de gorduras ginoides, androides e de doenças plurimetabolicas como diabetes e pressão alta. Resultados/Discussão: Identificamos que para os pacientes diagnosticados com obesidade não foi identificado diferença entre o sexo feminino e masculino, presença das doenças plurimetabolicas, gorduras ginoides e androides, o que pode ter ocorrido pelo fato de todos os pacientes já estarem muito acima do peso. Contudo, quantos as taxas metabólicas, foi percebido algumas diferenças diante da idade, do sexo e dos hábtos de alcoolismo e tabagismo dos pacientes. Conclusão: Concluimos que os individuos apresentavam uma maior correlação entre a gordura androide e ginoide com algumas comorbidades (hipertensão e diabetes) leucocitos, tabagismo e hemoglobina.

 

PALAVRAS-CHAVE DO RESUMO (3 PALAVRAS): Obesidade, Sobrepeso, DEXA


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO SPENCER DE SOUZA HOLANDA
Interno - ***.894.584-** - FELIPE ALVES MOURATO - EBSERH
Presidente - 2581217 - PAULO ROBERTO CAVALCANTI CARVALHO
Notícia cadastrada em: 22/01/2024 09:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06