PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JERRAR JANEDSON XAVIER SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERRAR JANEDSON XAVIER SILVA
DATA : 06/12/2023
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA

TÉCNICA CIRÚRGICA MINIMAMENTE INVASIVA PARA TRATAMENTO DE PTOSE DA CAUDA DO SUPERCÍLIO LEVE A MODERADA

A queda da cauda do supercílio é uma condição muito frequente no consultório de oculoplástica que pode levar a problemas estéticos e funcionais. Como geralmente está associada a dermatocálase (excesso de pele) da pálpebra superior, faz-se necessário um tratamento conjunto das mesmas. Para que esses procedimentos associados sejam incorporados como rotina nas cirurgias de pálpebra superior, devem ser preferencialmente menos invasivos com consequente menos complicações.

Descrever uma técnica minimamente invasiva para correção de ptose da cauda de sobrancelha leve a moderada corrigida conjuntamente com a dermatocálase superior através da incisão da blefaroplastia.

Ensaio clínico realizado de fevereiro de 2020 a dezembro de 2021.

Cinquenta pacientes foram submetidos à cirurgia de blefaroplastia superior convencional associada à técnica proposta de elevação de supercílio: pexia interna em periósteo, dissecção e posterior fixação do músculo orbicular no arcus marginalis, remoção de parte lateral do músculo orbicular e soltura do ligamento de retenção orbital. A avaliação da altura da cauda da sobrancelha foi feita através de fotografia digital na consulta inicial e de pós-operatório de 30 e 90 dias, e  analisadas com o software ImageJ.

A média da diferença da altura do supercílio na avaliação pós-operatória de 1 mês e de 3 meses comparados ao pré-operatório foi de 3,45 mm e de 3,33 mm respectivamente.

Nosso estudo demonstrou uma técnica cirúrgica minimamente invasiva para tratamento de ptose de supercílio leve a moderada com resultados significativos de elevação de cauda de sobrancelha e que se manteve estável no período estudado.

Palavras-chaves: blefaroplastia superior; ptose superciliar; pexia supercílio; cirurgia minimamente invasiva.

Interno - 3315617 - ESDRAS MARQUES LINS
Externo ao Programa - 1859390 - JEYMESSON RAPHAEL CARDOSO VIEIRA - nullExterna ao Programa - 1133752 - MARIA ISABEL LYNCH GAETE - nullPresidente - 2418413 - RODRIGO PESSOA CAVALCANTI LIRA
Interno - 2933327 - THIAGO FREIRE PINTO BEZERRA
Notícia cadastrada em: 14/11/2023 08:29