PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ZILMA RIBEIRO DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZILMA RIBEIRO DO NASCIMENTO
DATA : 14/11/2023
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA

Análise do nível da interleucina-6 em sangue periférica como fator marcador inflamatório e indicador de doença periodontal em pacientes em UTI em pós cirúrgico imediato

Palavras-chave do Resumo (3 palavras): Interleucina-6; Doença periodontal.

O mecanismo da doença periodontal envolve interações complexas entre produtos bacterianos, células do hospedeiro e fatores biológicos ativos localmente produzidos, incluindo mediadores químicos, a exemplo das prostaglandinas e citocinas, cuja produção irrestrita contribuirá para o início e a progressão da referida doença, principalmente em função da sua atividade ósteo-reabsortiva. Por ser uma doença inflamatória crônica comum caracterizada pela destruição das estruturas de suporte dos dentes (o ligamento periodontal e o osso alveolar), a doença periodontal interfere negativamente na resposta imune inata e pode representar um risco maior para complicações sistêmicas, como a doença cardiovascular, em pacientes com diabetes ou mesmo em indivíduos saudáveis. Por tanto, conhecer o perfil de saúde bucal dos pacientes em pós-operatório pode ser importante na contribuição da prevenção e tratamento para o controle de infecção relacionada a assistência à saúde- IRAS em pacientes críticos pós cirúrgicos. O objetivo do estudo foi determinar o estado da saúde periodontal de pacientes em UTI, mediante a avaliação diagnóstica precoce em pós-operatório imediato, relacionado com os achados do nível de interleucina-6 em sangue periférica como fator marcador inflamatório indicador de doença periodontal. Trata-se de um estudo de tipo analítico, qualitativo, quantitativo, experimental, transversal, da condição da saúde bucal dos pacientes críticos adultos em pós-operatórios imediatos internados serviço de UTI na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), no período de outubro de 2021 a outubro de 2022. A pesquisa foi realizada em três etapas: Primeira etapa: determinação de estado geral de saúde - foi realizada a consulta aos prontuários dos pacientes internados em UTI em pós- operatório imediato para investigar o estado geral, estabelecer a presença de comorbidades, e o procedimento cirúrgico. Segunda etapa: exame Clínico oral - na segunda etapa foi realizada a avaliação clínica com visão direta para determinação do perfil da saúde/doença periodontal assim como o diagnóstico periodontal, através de inspeção, palpação e Terceira etapa: determinação dos níveis de interleucina-6 - nessa etapa foram coletadas as amostras sanguíneas nos pacientes selecionados ainda no pós-operatório imediato (24-72 horas) durante a coleta de amostras laboratoriais de rotina. As amostras foram identificadas, catalogadas e armazenadas a T° <80° no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica da Universidade Federal de Pernambuco (NUPIT UFPE). Os dados foram coletados através de tabulação das evidências clínicas e respostas do questionário, os quais devendo ser digitados por meio do programa Excel® e do Word e apresentados em forma de tabelas e/ou gráficos. As descrições das variáveis serão realizadas por meio de estatísticas descritivas (quantitativa e qualitativa).

Palavras-chave do Resumo (3 palavras): Interleucina-6; Doença periodontal.

Presidente - 2257155 - EPITACIO LEITE ROLIM FILHO
Externo ao Programa - 2455989 - LUIZ ALCINO MONTEIRO GUEIROS - nullInterna - 4315699 - MARIA INES REMIGIO DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 08/11/2023 09:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08