PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FILIPE TENORIO LIRA NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FILIPE TENORIO LIRA NETO
DATA : 06/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA
TÍTULO:

REPERCUSSÃO DA VARICOCELECTOMIA MICROCIRÚRGICA EM HOMENS INFÉRTEIS ATRAVÉS DE ANÁLISE METABONÔMICA BASEADA NA ESPECTROSCOPIA DE RMN DE HIDROGÊNIO DE SORO DE SÊMEN


PALAVRAS-CHAVES:

 

Metaboloma. Fertilidade. Varicocele.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Objetivos: Criar modelos metabolômicos capazes de segregar homens que melhoraram os parâmetros da análise 

Objetivos: A varicocele é a causa corrigível mais comum de infertilidade masculina, no entanto, a predição dos resultados da varicocelectomia é difícil. As técnicas "ômicas" têm sido cada vez mais usadas para desenvolver novas ferramentas de diagnóstico e prognóstico para várias causas de infertilidade masculina e podem ser aplicadas para estudar a varicocele. O objetivo deste trabalho foi criar modelos metabonômicos capazes de segregar homens que melhoraram os parâmetros da análise seminal (AS) ou alcançaram gravidez natural após varicocelectomia microcirúrgica (VM) daqueles que não o fizeram, utilizando espectros de ressonância magnética nuclear de Hidrogênio 1 (RMN de 1H) do plasma seminal de amostras pré-operatórias, bem como identificar os principais metabólitos e vias metabólicas responsáveis pela segregação dos grupos.

Material e Métodos: Foram recrutados 29 homens inférteis com varicocele palpável. Espectros de RMN de 1H do plasma seminal foram obtidos de amostras pré-operatórias e utilizados para criar modelos metabonômicos. A melhora foi definida como um aumento na contagem total de espermatozoides móveis progressivos (TMC) da AS pós-operatória quando comparada à linha de base, e a gravidez foi avaliada durante 24 meses após a VM.

Resultados: Utilizando a Análise Discriminante Linear (LDA), criou-se um modelo que discriminou os homens que melhoraram a AS daqueles que não o fizeram, com uma acurácia de 93,1%. Outro modelo separou os homens que alcançaram a gravidez natural dos homens que não o fizeram.  Foram identificados sete metabólitos importantes para a segregação de grupos: caprilato, isoleucina, N-acetiltirosina, carnitina, N-acetilcarnitina, creatina e treonina.

Conclusões: Descrevemos o uso de modelos metabonômicos para predizer com alta acurácia os desfechos da VM em homens inférteis com varicocele. Os metabólitos mais importantes para a segregação de grupos estão envolvidos no metabolismo energético e na resposta ao estresse oxidativo, destacando o papel fundamental desses mecanismos na fisiopatologia da varicocele. A espectroscopia de RMN de 1H do plasma seminal pode ser usada em conjunto com ferramentas estatísticas multivariadas para criar modelos metabonômicos úteis para  segregar homens com varicocele com base nos resultados reprodutivos da VM. Esses modelos podem ajudar  a aconselhar homens inférteis com varicocele em relação ao seu prognóstico após a cirurgia.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDUARDO DE PAULA MIRANDA
Interno - 3315617 - ESDRAS MARQUES LINS
Interno - 2493357 - GERALDO DE AGUIAR CAVALCANTI
Externo à Instituição - RICARDO PIMENTA BERTOLLA - UNIFESP
Presidente - 72549 - SALVADOR VILAR CORREIA LIMA
Notícia cadastrada em: 26/09/2023 11:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07