PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JERRAR JANEDSON XAVIER SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERRAR JANEDSON XAVIER SILVA
DATA : 25/10/2023
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA CIRÚRGICA MINIMAMENTE INVASIVA PARA TRATAMENTO DE PTOSE DA CAUDA DO SUPERCÍLIO LEVE A MODERADA

Ptose superciliar; Blefaroplastia superior; Cirurgia minimamente invasiva

Introdução: A queda da cauda do supercílio é uma condição muito frequente no consultório de oculoplástica que pode levar a problemas estéticos e funcionais. Como geralmente está associada a dermatocálase (excesso de pele) da pálpebra superior, faz-se necessário um tratamento conjunto das mesmas. Para que esses procedimentos associados sejam incorporados como rotina nas cirurgias de pálpebra superior, devem ser preferencialmente menos invasivos com consequente menos complicações.

Objetivo: Descrever uma técnica minimamente invasiva pra correção de ptose da cauda de sobrancelha leve a moderada corrigida conjuntamente com a dermatocálase superior através da incisão da blefaroplastia.

Desenho: Estudo clínico prospectivo realizado de fevereiro de 2020 a dezembro de 2021.

Métodos: Cinquenta pacientes foram submetidos à cirurgia de blefaroplastia superior convencional associada à técnica proposta de elevação de supercílio: pexia interna em periósteo, dissecção e posterior fixação do músculo orbicular no arcus marginalis, remoção de parte lateral do músculo orbicular e soltura do ligamento de retenção orbital. A avaliação da altura da cauda da sobrancelha foi feita através de fotografia digital nas consulta inicial e de pós-operatório de 30 e 90 dias, e  analisadas com o software ImageJ.

Resultados: A média da diferença da altura do supercílio na avaliação pós operatória de 1 mês e de 3 meses comparados ao pré-operatório foi de 3,45 mm e de 3,33 mm respectivamente.

Conclusão: Nosso estudo demonstrou uma técnica cirúrgica minimamente invasiva para tratamento de ptose de supercílio leve a moderada com resultados significativos de elevação de cauda de sobrancelha e que se manteve estável no período estudado.

Interno - 3315617 - ESDRAS MARQUES LINS
Externa ao Programa - 1133752 - MARIA ISABEL LYNCH GAETE - nullPresidente - 2418413 - RODRIGO PESSOA CAVALCANTI LIRA
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 10:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07