Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO JOAO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO JOAO DA SILVA
DATA : 20/06/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: Sequência Didática como recurso interdisciplinar mediante percepção ambiental dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola rural do município de Bezerros, Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental, Interdisciplinar, Meio Ambiente, ODS, Rio Ipojuca.


PÁGINAS: 43
RESUMO:

As Ciências Ambientais se dedicam ao estudo dos desafios ambientais, considerando a interação entre sistemas humanos e naturais que surgem na sociedade contemporânea. Uma das estratégias para conscientizar a população, promover o pensamento crítico e estimular multiplicadores é a Educação Ambiental. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho foi desenvolver sequências didáticas para auxiliar os professores do Ensino Fundamental nos anos finais a abordar a percepção ambiental dos alunos sobre a importância do Rio Ipojuca. Essas sequências foram planejadas de forma interdisciplinar, integrando diferentes disciplinas e adaptadas à realidade dos estudantes. Para atingir essa meta, a Escola Municipal Salustiano Torres, em Bezerros, Pernambuco, foi escolhida como local de implementação, visando conscientizar os alunos sobre a importância ambiental do Rio Ipojuca. O projeto foi alinhado com a Agenda 2030 da ONU e teve como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 4 - Educação de qualidade; ODS 6 - Água potável e saneamento; ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima e o ODS 15 - Vida terrestre que objetiva em proteger. A sequência didática elaborada tem como objetivo estimular a percepção ambiental dos alunos em relação ao Rio Ipojuca, aos outros cursos d'água e às matas ciliares, buscando incentivar a conservação desses ecossistemas. O projeto envolveu cerca de 60 alunos, distribuídos em três encontros com uma sequência didática estruturada em etapas específicas. Após a implementação, a sequência didática será avaliada por professores de outras escolas do município, a fim de obter feedback e aprimorar o material. O estudo realizado na Escola Municipal Salustiano Torres revelou que a maioria dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental possui pouco conhecimento sobre a importância da nascente do Rio Ipojuca para o município (64,5%). Além disso, observou-se que os alunos não estão familiarizados com o conceito de mata ciliar e sua relação com a preservação do rio, possuindo uma visão negativa de sua aparência e importância, além de não compreenderem sua ligação com o estado atual do rio. Com base nesses resultados, foi desenvolvida uma sequência didática interdisciplinar intitulada: "QUAL RIO CORTA MINHA CIDADE?". Essa sequência inclui atividades com o objetivo de ampliar o conhecimento e incentivar a preservação do Rio Ipojuca e das matas ciliares, buscando alcançar o equilíbrio ambiental e melhorar a qualidade de vida em Bezerros. A elaboração da sequência didática tem como objetivo principal ajudar e incentivar professores de diferentes escolas a adotá-la como um valioso recurso pedagógico. O conteúdo apresentado pode ser adaptado às necessidades e realidades de cada grupo, facilitando a entrega e a construção do conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LUANA GOMES CARNEIRO - UFRJ
Interna - 3884967 - DIJANAH COTA MACHADO
Presidente - 1296119 - JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 12/06/2023 08:48
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