Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE

2024
Dissertações
1
  • JACQUELLINY MARCELLE BOULITREAU DA SILVA
  • Flora: Animação para o Ensino das Ciências Ambientais nos Anos Iniciais da Educação Básica

  • Orientador : OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
  • ADRIANA FONTES
  • Data: 01/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • O contexto pandêmico evidenciou gargalos na aprendizagem que vão desde a diminuição de vocabulário e de uma habilidade numérica até a analfabetização científica. A suspensão das atividades sociointeracionistas e falta de estrutura para o ensino remoto reduziu a zona de aprendizagem proximal e tempo de manuseio com recursos educacionais. Com a finalidade de recuperar a aprendizagem, reduzir abandono e evasão escolar e consolidar o ensino por evidências, o governo federal instituiu a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, fortalecendo as ações afirmativas contidas na Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, o Ensino das Ciências Ambientais, assim como a BNCC, busca um multiletramento a partir de uma ecologia sensorial e coletiva, aproximando diferentes linguagens (verbal, visual, corporal, audiovisual) em um contínuo processo contextualizado e significativo. Fundamentado na teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget e nas contribuições de Richard Lowe, que estuda o efeito das animações na educação, o objetivo do trabalho foi construir, aplicar e validar uma animação para o Ensino das Ciências Ambientais em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, articulando os conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o incentivo da Práxis Ambiental no entorno da escola. A escola em questão está localizada no bairro de Santo Amaro, próximo ao Rio Beberibe, local onde os estudantes convivem e constroem sua noção da dinâmica ambiental. A animação foi depositada na Plataforma YouTube e apresentada aos estudantes que contribuíram com a criação dos personagens, cenários e roteiro e aos professores, que avaliaram a animação seguindo os critérios de produção técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, baseados na potencialidade de transferência e construção de conhecimento da Animação. A Animação Flora atingiu os objetivos propostos e foi validada para uso educacional de forma profissional, conforme parâmetros nacionais.


  • Mostrar Abstract
  • A passagem por uma Pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2 a resultar na doença denominada de COVID-19 fez com que gargalos de aprendizagem fossem aparecendo. Neste sentido, o governo federal Institui a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica para implementar estratégias, programas e ações para a recuperação das aprendizagens e o enfrentamento da evasão e do abandono escolar na educação básica. O teórico R. K. Lowe, pioneiro no estudo do efeito das Animações na Educação, destacou vários benefícios que este meio traz ao processo de ensino e aprendizagem: i) a linguagem, a simplicidade e a didática que o roteiro traz, a conseguir um personagem conversar com a audiência; ii) o tempo, o ritmo e a ruptura na comunicação apresentadas nestas mídias fazem com o espectador esteja sempre atento e mobilizado; iii) o inanimado, no recurso midiático em questão, o estilo literário de fábula, apólogo, alegoria, metáfora, e parábola são utilizados primeiro para ludicizar o pensamento lógico concreto, segundo para passar uma mensagem ou pensamento (informar e formar), e terceiro conectar a ficção com o real; e iv) o sensório, as animações são sensoriais pois a conexão do áudio com o movimento da cena e dos personagens estabelece uma ponte entre causa e efeito de uma ação ficcional. O objetivo deste Trabalho de Conclusão Profissional (TCP) é construir, aplicar, validar e avaliar uma Animação (meio) direcionada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de potencializar a aprendizagem Ecologia Sensorial e Coletiva (Ensino das Ciências Ambientais) pelo incentivo a Práxis Ambiental no entorno de sua escola. A prototipação do produto técnico e tecnológico (PTT) a ser produzido: Animação, seguirá sete passos: i) levantamento das demandas socioambientais e profissionais, ii) revisão de literatura referente as políticas afirmativas, iii) pré-produção: construção dos personagens, cenários e roteiros, iv) produção: edição de imagens, frames, movimentos e enredo, v) pós-produção: aplicação e validação do PTT, vi) avaliação educacional e transferência de conhecimento, e vii) feedback aos grupos amostrais e geradores.

2
  • BRUNO SILVA PRADO
  • PROJETO INTEGRADOR: a bicicleta como aliada na qualidade do ar e no combate às mudanças climáticas no Recife

  • Orientador : HELOTONIO CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIELLE MARIA NASCIMENTO MOURA
  • HELOTONIO CARVALHO
  • LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
  • Data: 28/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Em um cenário de urbanização acelerada, o transporte se destaca como um elemento crucial no panorama ambiental, influenciando significativamente a qualidade do ar urbano e as mudanças climáticas. Esta dissertação apresenta uma conexão entre o transporte, a qualidade do ar e a educação ambiental no contexto de Recife, Brasil. Como Produto Técnico e Tecnológico, foi produzido um e-book intitulado "A Bicicleta como Aliada na Qualidade do Ar e no Combate às Mudanças Climáticas em Recife". Este recurso foi desenvolvido para disseminar conhecimentos e conscientizar estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a importância de alternativas de transporte sustentáveis. O e-book surge como resposta à carência de materiais didáticos regionais no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Além disso, promove a bicicleta como uma modalidade de transporte limpa e viável diante do desafiador cenário urbano recifense. A ferramenta pedagógica foi estruturada para se alinhar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil, apoiando o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e do engajamento proativo com questões ambientais. O processo de validação envolveu a aplicação de um questionário padronizado pela CAPES a um grupo diversificado de 55 educadores, avaliando a aderência do PTT aos padrões educacionais, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade. Os educadores deram um retorno majoritariamente positivo, com a maioria reconhecendo o potencial do material didático de ressoar no meio educativo e além disso, valorizando sua abordagem interdisciplinar e sua relevância para os desafios ambientais atuais. O material também foi elogiado por sua adaptabilidade a diferentes ambientes de ensino e sua capacidade de fomentar o protagonismo dos estudantes no debate sobre ordenamento territorial do lugar de vivência. O material didático ressalta a importância das intervenções educacionais na remodelação das atitudes sociais em direção a um estilo de vida sustentável. Destaca o papel da bicicleta não apenas como meio de transporte e lazer, mas como instrumento de mudança ambiental, capaz de mitigar a poluição urbana e contribuir para uma paisagem urbana mais saudável e sustentável. O e-book surge como um promissor catalisador dessa transformação, com implicações potenciais para a formulação de políticas e o planejamento urbano centrados na mobilidade sustentável. Portanto, esta dissertação e seu PTT oferecem uma perspectiva única sobre a educação ambiental, propondo um plano prático para incorporar a sustentabilidade no cotidiano urbano por meio de iniciativas educacionais estratégicas no ensino básico.


  • Mostrar Abstract
  • Durante o Trabalho de Conclusão Profissional (TCP), serão identificados diversos indicadores que justificam a urgente necessidade de ações ambientais para promover uma mudança efetiva nas estratégias governamentais e nos hábitos humanos. O objetivo é alcançar um modelo atmosférico sustentável. Os centros urbanos de grande porte desempenham um papel significativo na emissão de poluentes atmosféricos, intensificando as mudanças climáticas e afetando a saúde humana e a biodiversidade do planeta Terra. Este estudo concentrou-se em desenvolver um material didático, em formato e-book, que traz como proposta principal discutir possíveis soluções aplicáveis à realidade do município do Recife, que é semelhante a outras grandes metrópoles brasileiras. O Recife enfrenta desafios como tráfego dominado por veículos automotores e congestionamentos nas principais vias urbanas. Para abordar essas questões, utilizamos uma metodologia que incluiu análise de campo, revisão bibliográfica e entrevistas com professores. Eles ressaltaram a importância de desenvolver um material didático interdisciplinar, incorporando projetos integradores, como forma de envolver os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental no município do Recife em situações cotidianas do espaço em que vivem, trazendo a utilização da bicicleta como uma ferramenta fundamental para a melhoria da qualidade do ar e no combate às mudanças climáticas na capital pernambucana. Nesse sentido, vem sendo desenvolvido um e-book que atende aos critérios gerais do Objeto 2 do PNLD 2020, às referências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Diante desses desafios, a elaboração do e-book como recurso educacional visa não apenas conscientizar os estudantes sobre a importância da sustentabilidade ambiental, mas também fornecer soluções práticas e aplicáveis para enfrentar essas questões locais. A abordagem interdisciplinar adotada no material didático busca integrar conceitos de diversas áreas do conhecimento, como Ciências, Geografia, História e Arte, para que os estudantes compreendam a complexidade dos problemas e desenvolvam habilidades de análise crítica e proposição de soluções.

3
  • HELOÍSA OLIVEIRA BERNARDO DA SILVA
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESÍDUOS ORGÂNICOS: AÇÕES SUSTENTÁVEIS VOLTADAS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Orientador : ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
  • HELOTONIO CARVALHO
  • LUCIENE VIEIRA DE ARRUDA
  • Data: 29/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Os problemas ambientais relacionados à gestão inadequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs) são crescentes. Em meio a este contexto, atividades/ações realizadas na escola que contribuam para a construção dos saberes necessários as boas práticas de sustentabilidade e sensibilidade ambiental são fundamentais. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo sensibilizar/conscientizar estudantes da educação básica da Escola Municipal Manoel da Rosa, do município de Paudalho – PE, sobre a Gestão dos Resíduos Orgânicos da escola, mediante a elaboração do Produto Técnico e Tecnológico (PTT) “Sequência Didática Resíduos Sólidos: ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica”. O trabalho está estruturado de acordo com a Agenda 2030 da ONU, tendo como norteadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 4 - Educação de Qualidade; ODS 6 - Água Potável e Saneamento; ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis; e que pudessem desenvolver competências que são previstas e estão descritas na Base Nacional Comum Curricular. Com a elaboração da sequência didática e a implementação de uma horta orgânica e de uma composteira na escola, pretende-se despertar o desenvolvimento da consciência socioambiental nos estudantes, a ampliação das discussões sobre educação ambiental e sustentabilidade, a reflexão acerca dos problemas gerados ao meio ambiente pelos Resíduos Sólidos Orgânicos e como estes podem ser solucionados a partir de práticas sustentáveis simples no ambiente escolar.


  • Mostrar Abstract
  • Os problemas ambientais relacionados à gestão inadequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs) são crescentes. Em meio a este contexto, atividades/ações realizadas na escola que contribuam para a construção dos saberes necessários as boas práticas de sustentabilidade e sensibilidade ambiental são fundamentais. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo sensibilizar/conscientizar estudantes da educação básica da Escola Municipal Manoel da Rosa, do município de Paudalho – PE, sobre a Gestão dos Resíduos Orgânicos da escola, mediante a elaboração do Produto Técnico e Tecnológico (PTT) “Sequência Didática Resíduos Sólidos: ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica”. O trabalho está estruturado de acordo com a Agenda 2030 da ONU, tendo como norteadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 4 - Educação de Qualidade; ODS 6 - Água Potável e Saneamento; ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis; e que pudessem desenvolver competências que são previstas e estão descritas na Base Nacional Comum Curricular. Com a elaboração da sequência didática e a implementação de uma horta orgânica e de uma composteira na escola, pretende-se despertar o desenvolvimento da consciência socioambiental nos estudantes, a ampliação das discussões sobre educação ambiental e sustentabilidade, a reflexão acerca dos problemas gerados ao meio ambiente pelos Resíduos Sólidos Orgânicos e como estes podem ser solucionados a partir de práticas sustentáveis simples no ambiente escolar.

4
  • BELISA MARTINS DE SENA
  • CARTILHA DIGITAL: HORTA SUSTENTÁVEL EM ESPAÇOS DE CRECHE – UMA ABORDAGEM NO EDUCAR E CUIDAR

  • Orientador : VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTÔNIO HÉLTON VASCONCELOS DOS SANTOS
  • LAURA MESQUITA PAIVA
  • VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
  • Data: 29/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • A educação infantil vem se destacando cada vez mais no cenário da educação básica no Brasil e trabalhar Educação Ambiental na primeira infância é um tema de extrema relevância, onde as crianças irão aprender a ter uma relação mais próxima com o meio ambiente. E ao observar o contexto da comunidade escolar, a criação do projeto de atuação “Horta sustentável em espaços de creche: uma abordagem no educar e cuidar”, busca desenvolver nas crianças a importância de cuidar e se preocupar com o meio ambiente. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo elaborar uma cartilha digital sobre ações educativas a serem trabalhadas por meio de uma horta sustentável. A partir do projeto de atuação e da pesquisa aplicada realizada com o intuito de gerar conhecimentos para aplicação prática, em uma abordagem qualitativa. O projeto está estruturado de acordo com a Agenda 2030 da ONU tendo como norteadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ODS2: Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS4: Educação de Qualidade; ODS6: Água Potável e Saneamento; e ODS12: Consumo e Produção de Responsáveis. E foi desenvolvido na Creche Municipal Sonho de Criança, Recife/PE, tendo como Produto Técnico e Tecnológico/Produto Educacional uma Cartilha digital – Horta sustentável “sementinha do saber” como ferramenta pedagógica auxiliando o professor da educação básica a desenvolver com os seus alunos uma horta sustentável, promovendo o cuidado, a interação e a responsabilidade de todos com o meio ambiente, através de atitudes sustentáveis. A cartilha foi validada de forma satisfatória por professores da rede de ensino básica, como uma ferramenta pedagógica, agregando conhecimentos aos docentes e promovendo um intenso aprendizado entre os alunos.


  • Mostrar Abstract
  • A educação infantil vem se destacando cada vez mais no cenário da educação básica no Brasil e trabalhar Educação Ambiental na primeira infância é um tema de extrema relevância, pois as crianças irão aprender a ter uma relação mais próxima com o meio ambiente. E ao observar o contexto da comunidade escolar, a criação do projeto Horta Sustentável em Espaços de Creche, busca desenvolver nas crianças a importância de cuidar e se preocupar com o meio ambiente. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo elaborar uma cartilha digital sobre ações educativas a serem trabalhadas por meio de uma horta sustentável em espaço de creche, na educação infantil. A partir do projeto de atuação “Horta sustentável em espaços de creche: uma abordagem na educação infantil” e da pesquisa aplicada com o intuito de gerar conhecimentos para aplicação prática, em uma abordagem quali-quantitativa. O projeto está estruturado de acordo com a Agenda 2030 da ONU tendo como norteadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ODS2: Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS4: Educação de Qualidade; ODS6: Água Potável e Saneamento; e ODS12: Consumo e Produção de Responsáveis. E está sendo desenvolvido na Creche Municipal Sonho de Criança, Recife/PE. E como resultados esperados, uma cartilha digital como ferramenta pedagógica que auxiliará o professor a desenvolver com os seus alunos uma horta sustentável, promovendo o cuidado, a interação e a responsabilidade de todos com o meio ambiente, através de atitudes sustentáveis.

5
  • RAFAELA DE ASSIS LIMA
  • Planilha Dinâmica para Gestão da Pegada Hídrica na Escola

  • Orientador : OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA FONTES
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
  • Data: 05/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Os diretores das escolas públicas de Pernambuco indicaram três ‘gargalos’ da gestão hídrica nas escolas: 1° Como calcular a Pegada Hídrica na Escola? 2° Como avaliar as Ações Afirmativas que potencializam a Redução da Pegada Hídrica? 3° Como visualizar a Análise após a execução das Ações Afirmativas? Ações afirmativas são sequências didáticas que os professores utilizaram com produtos técnicos e tecnológicos construídos com a finalidade da educação hídrica dos alunos, a levar a uma práxis efetiva desta conscientização (e.g. redução no consumo). O objetivo geral deste Trabalho de Conclusão Profissional (TCP) foi a construção de uma ferramenta de cálculo e análise gráfica de avaliação da Pegada Hídrica na Escola, para certificação da efetividade de ações afirmativas. O procedimento metodológico seguiu basicamente três etapas: i) a construção de uma planilha dinâmica, ii) a aplicação de ações afirmativas, iii) a validação profissional da planilha. A planilha dinâmica denominada ‘Pegada Hídrica na Escola’ foi construída no editor de planilhas Excel no formato ‘.xlsx’ com as equações de pegada hídrica per capita por dia letivo. Ela foi concebida para ter cinco abas: aba 1) identificação do espaço escolar e créditos; aba 2) cálculo automático da Pegada Hídrica per capita; aba 3) cálculo automático da Pegada Hídrica per capita por turno; aba 4) cálculo automático da Pegada Hídrica per capita com a captação de água fora do sistema de abastecimento; e aba 5) cálculo automático da Pegada Hídrica per capita com análise da implementação da ação afirmativa. Os principais resultados deste TCP foram: i) a Planilha Dinâmica para cálculo automático da Pegada Hídrica na Escola foi construída, validada e bem avaliada pelos gestores educacionais; ii) os gestores educacionais conseguiram de forma intuitiva calcular a Pegada Hídrica na Escola; iii) as ações afirmativas foram efetivas, em todos cenários (mesorregiões de Pernambuco) de sua aplicação, resultou na redução da Pegada Hídrica na Escola; e iv) por Mesorregião, alguns produtos técnicos e tecnológicos foram mais significativos para o aumento da amplitude do balanço hídrico (maior redução do consumo hídrico).


  • Mostrar Abstract
  • Os diretores das escolas públicas de Pernambuco indicaram três ‘gargalos’ da gestão hídrica nas escolas: 1° Como calcular a Pegada Hídrica na Escola? 2° Como avaliar as Ações Afirmativas que potencializam a Redução da Pegada Hídrica? 3° Como visualizar a Análise após a execução das Ações Afirmativas? Ações afirmativas são sequências didáticas que os professores utilizaram com produtos técnicos e tecnológicos construídos com a finalidade da educação hídrica dos alunos, a levar a uma práxis efetiva desta conscientização (e.g. redução no consumo). O objetivo geral deste Trabalho de Conclusão Profissional (TCP) foi a construção de uma ferramenta de cálculo e análise gráfica de avaliação da Pegada Hídrica na Escola, para certificação da efetividade de ações afirmativas. O procedimento metodológico seguiu basicamente três etapas: i) a construção de uma planilha dinâmica, ii) a aplicação de ações afirmativas, iii) a validação profissional da planilha. A planilha dinâmica denominada ‘Pegada Hídrica na Escola’ foi construída no editor de planilhas Excel no formato ‘.xlsx’ com as equações de pegada hídrica per capita por dia letivo. Ela foi concebida para ter cinco abas: aba 1) identificação do espaço escolar e créditos; aba 2) cálculo automático da Pegada Hídrica per capita; aba 3) cálculo automático da Pegada Hídrica per capita por turno; aba 4) cálculo automático da Pegada Hídrica per capita com a captação de água fora do sistema de abastecimento; e aba 5) cálculo automático da Pegada Hídrica per capita com análise da implementação da ação afirmativa. Os principais resultados deste TCP foram: i) a Planilha Dinâmica para cálculo automático da Pegada Hídrica na Escola foi construída, validada e bem avaliada pelos gestores educacionais; ii) os gestores educacionais conseguiram de forma intuitiva calcular a Pegada Hídrica na Escola; iii) as ações afirmativas foram efetivas, em todos cenários (mesorregiões de Pernambuco) de sua aplicação, resultou na redução da Pegada Hídrica na Escola; e iv) por Mesorregião, alguns produtos técnicos e tecnológicos foram mais significativos para o aumento da amplitude do balanço hídrico (maior redução do consumo hídrico).

6
  • RITA DE CASSIA BRAZ
  • MangueSense: Gamificação como ferramenta de ensino-aprendizagem para a proteção de zonas costeiras

  • Orientador : LAURA MESQUITA PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAURA MESQUITA PAIVA
  • ROGER FAGNER RIBEIRO MELO
  • WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • Data: 05/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • A rápida evolução tecnológica tem exercido um impacto significativo sobre as sociedades contemporâneas. No entanto, importantes desafios persistem, tais como a preservação do meio ambiente e a promoção de uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa. Nas últimas décadas do século XXI, as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) têm sido cada vez mais integradas ao contexto educacional, especialmente através de metodologias ativas, entre as quais se destaca a gamificação. Como estratégia educacional, a gamificação melhora o engajamento, a autonomia e o senso de responsabilidade pela própria aprendizagem por parte dos aprendizes, o que estimula a criatividade e habilidades como liderança e colaboração. Este estudo se propõe a investigar como a gamificação pode contribuir para experiências significativas de ensino-aprendizagem nas Ciências Ambientais. Desse modo, desenvolveu-se um e-book, denominado MangueSense, direcionado ao uso e ao design da gamificação na educação como estratégia para a preservação e o uso sustentável das zonas costeiras. O modelo, a ser implementado na Escola Municipal Poeta Castro Alves, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, foi avaliado por professores da Educação Básica. Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os princípios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o estudo aborda especificamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 4 - Educação de qualidade; ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima; ODS 14 - Vida na água; e ODS 15 - Vida terrestre. O produto educacional foi validado por docentes da Educação Básica, mediante formulário que se baseou nos critérios de avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Levando-se em consideração as respostas apresentadas, o Produto Técnico e Tecnológico MangueSense obteve uma avaliação satisfatória. Por conseguinte, tal recurso de ensino-aprendizagem se mostrou um instrumento eficiente para o Ensino Fundamental, no que se refere à Educação Ambiental com vistas à preservação e manejo sustentável das zonas costeiras.


  • Mostrar Abstract
  • A trajetória da humanidade tem sido transformada graças aos avanços tecnológicos. Todavia, questões essenciais como conservação dos ecossistemas, educação inclusiva, equitativa e de qualidade, ainda não foram superadas. Por isso, nas últimas décadas, as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) têm sido incorporadas ao contexto educacional, com a finalidade de efetivar as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Dessarte, a gamificação será uma ferramenta que auxiliará o ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica, em uma escola municipal de Ensino Fundamental 2, no município de Jaboatão dos Guararapes/PE. Em conformidade com Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ODS 4: Educação de qualidade; ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 13: Ação contra a mudança global do clima; ODS 14: Vida na água; e, por fim, o ODS 15: Vida terrestre. E como resultado esperado, um jogo digital para dispositivo móvel na versão 3D em Godot Engine denominado MangueSense, cujo objetivo é auxiliar o professor a promover uma aprendizagem significativa, tendo em vista a conservação e o uso sustentável das áreas estuarinas.

7
  • BARBARA LUCIA DE OLIVEIRA DA SILVA
  • PETROFLEX: FlexQuest como estratégia didática sobre derramamento de óleo nas praias brasileiras

  • Orientador : KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE ANTONIO BEZERRA DE OLIVEIRA
  • KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO
  • WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • Data: 08/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Segundo Freire, a educação problematizadora tem por objetivo tornar o aprendiz transformador ativo de sua realidade social. Alinhada aos pensamentos de Freire, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que a educação deve promover ações e valores que tornem a sociedade mais humanizada e preocupada com a preservação da natureza. Dentre as dez competências gerais da educação básica, a BNCC trata da competência de argumentar utilizando fatos e fontes confiáveis e também de utilizar ou criar Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas diferentes práticas pedagógicas. Nesse sentido, a FlexQuest, recurso de hipermídia e estratégia didática, que utiliza de notícias reais provenientes da internet para a articulação do conhecimento de maneira aprofundada, é um exemplo de TDIC, fundamentada na Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). A TFC trata da capacidade do aprendiz de superar os processos de memorização de um determinado conhecimento, ao buscar reestruturá-lo e aplicá-lo, em níveis de maior complexidade, na solução de desafios da vida cotidiana. Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo elaborar uma FlexQuest, a PetroFlex, para promover a flexibilização de conhecimentos por parte dos estudantes a partir da abordagem do contexto do derramamento de óleo nas praias da costa brasileira que se iniciou em agosto de 2019. Busca-se utilizar, de maneira interdisciplinar os conhecimentos de Química, Educação Ambiental, Economia, Política, Saúde, Geografia e Biologia. O produto PetroFlex, foi elaborado na plataforma gratuita da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) criado pelo grupo Semente da mesma instituição. Ao aplicar o produto em turma do 3º ano do ensino médio da rede pública, localizada na região metropolitana do estado de Pernambuco, foi possível perceber indícios de que a proposta pôde enriquecer e (re)construir os conhecimentos dos estudantes a cerca do tema, proporcionando aos mesmos a flexibilização e ampliação de sua estrutura cognitiva.


  • Mostrar Abstract
  • Segundo Freire a educação problematizadora tem por objetivo tornar o aprendiz transformador ativo de sua realidade social. Alinhada aos pensamentos de Freire, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que a educação deve promover ações e valores que tornem a sociedade mais humanizada e preocupada com a preservação da natureza. Dentre as dez competências gerais da educação básica, a BNCC trata da competência de argumentar utilizando fatos e fontes confiáveis e também de utilizar ou criar Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas diferentes práticas pedagógicas. Nesse sentido, a Flexquest, recurso de hipermídia e estratégia didática, que utiliza de notícias reais provenientes da internet para a articulação do conhecimento de maneira aprofundada, é um exemplo de TDIC, fundamentada na Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). A TFC trata da capacidade do aprendiz de superar os processos de memorização de um determinado conhecimento, ao buscar reestruturá-lo e aplicá-lo, em níveis de maior complexidade, na solução de desafios da vida cotidiana. Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo elaborar uma Flexquest, a PetroFlex para abordar o contexto do derramamento de óleo nas praias da costa brasileira que se iniciou em agosto de 2019. Busca-se utilizar, de maneira interdisciplinar os conhecimentos de química, educação ambiental, economia, política, saúde, geografia e biologia.

2023
Dissertações
1
  • RICARDO FIRMINO VIEIRA
  • PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA A PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ESPAÇOS DE EXCEÇÃO DO MUNICÍPIO DE GRAVATÁ (PE)

  • Orientador : LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAURA MESQUITA PAIVA
  • LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
  • ROXANA CARDOSO BARRETO
  • Data: 01/02/2023

  • Mostrar Resumo
  •  

    Este trabalho tratará das áreas de exceção existentes no município de Gravatá, PE. Áreas de exceção são aqueles espaços geográficos que apresentam valores pluviométricos e de umidade, de uma maneira geral, que as individualizam com vegetação de florestas subcaducifólias a subperenifólias em pleno domínio das caatingas hipoxerófilas. Representam espaços estratégicos, do ponto de vista ambiental, por contemplarem uma rica biodiversidade e conterem um número expressivo de nascentes que alimentam riachos que compõem a drenagem de primeira ordem. Como modelo para ser abordado e utilizado pelos professores de Geografia e Ciências, foi escolhida a Reserva Benedito, situada no município de Gravatá (PE), em que existem, ainda, restos da primitiva cobertura florestal, mas que se encontra com uma zona de amortecimento no entorno que poderá por em risco a existência da referida reserva. O ensino de caráter geoecológico e geoambiental reveste-se de particular importância, à medida que poderá desenvolver nas crianças e adolescentes da área e do município, com a colaboração dos docentes do município, uma concepção científica de mundo e uma atitude de conservação e/ou preservação da natureza, sobretudo das áreas de exceção.  No que se refere à prototipação, o uso de drone na produção de um vídeo como recurso didático, sendo ferramenta de auxílio na transmissão de conteúdos relacionados à preservação e conservação das matas úmidas. No capítulo, serão consideradas as seguintes dimensões de ensino, a saber, conceituais (o que ensinar), procedimentais (o que utilizar e como ensinar) e atitudinais, a partir de exemplos significativos extraídos da área de estudo, que é a Reserva Benedito, onde se pretende realizar um estudo referente às áreas de exceção que viabilize um conjunto de ações educacionais voltadas para a formação de um caráter ambiental para os jovens estudantes, bem como para toda a comunidade, interessados em preservar e conservar estes espaços úmidos do semiárido pernambucano, no agreste central.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho tratará das áreas de exceção existentes no município de Gravatá, PE. Áreas de exceção são aqueles espaços geográficos que apresentam valores pluviométricos e de umidade, de uma maneira geral, que as individualizam com vegetação de florestas subcaducifólias a subperenifólias em pleno domínio das caatingas hipoxerófilas. Representam espaços estratégicos, do ponto de vista ambiental, por contemplarem uma rica biodiversidade e conterem um número expressivo de nascentes que alimentam riachos que compõem a drenagem de primeira ordem. Como modelo para ser abordado e utilizado pelos professores de Geografia e Ciências, foi escolhida a Reserva Benedito, situada no município de Gravatá (PE), em que existem, ainda, restos da primitiva cobertura florestal, mas que se encontra com uma zona de amortecimento no entorno que poderá por em risco a existência da referida reserva. O ensino de caráter geoecológico e geoambiental reveste-se de particular importância, à medida que poderá desenvolver nas crianças e adolescentes da área e do município, com a colaboração dos docentes do município, uma concepção científica de mundo e uma atitude de conservação e/ou preservação da natureza, sobretudo das áreas de exceção. No capítulo, serão consideradas as seguintes dimensões de ensino, a saber, conceituais (o que ensinar), procedimentais (o que utilizar e como ensinar) e atitudinais, a partir de exemplos significativos extraídos da área de estudo.

2
  • EDUARDO RICARDO DA SILVA
  • “CAPIBA MAPS”: mapa digital como recurso didático e interdisciplinar para estudo de impactos ambientais na bacia do Rio Capibaribe

     

     

  • Orientador : WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
  • WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • Data: 09/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Atualmente os recursos digitais de aprendizagens estão cada vez mais inseridos na comunidade escolar e nas dinâmicas pedagógicas realizadas em sala de aula da educação básica. A necessidade por estes recursos tecnológicos em uma era globalizada desafia muitos profissionais da educação a se reinventarem em suas metodologias e em suas práticas. Um artefato bastante pertinente que permite analisar a realidade socioespacial é o mapa, e através dele muitos elementos podem ser identificados entre territórios, sejam físico-naturais ou socioeconômicos que buscam despertar a curiosidade do aluno que pertence àquele local, numa linguagem simples para domínio de alunos e professores. Deste modo o presente trabalho teve como objetivo geral criar um mapa digital como recurso pedagógico interdisciplinar para identificar impactos ambientais no Rio Capibaribe. Para tanto, foi utilizada para embasamento teórico a Teoria da Aprendizagem Móvel, o conceito de Pegada ecológica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas. O produto tecnológico Capibamaps foi desenvolvido por meio da plataforma Wix para criação de websites vinculada ao Google Maps, realizando o recorte espacial do trecho do Rio Capibaribe no município de São Lourenço da Mata em Pernambuco, obtendo deste modo o mapa digital. A validação do produto ocorreu através de um questionário aplicado no google formulários com professores da educação básica de instituições públicas e privadas de ensino, de acordo com os critérios propostos pela Capes com relação a Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade. Os resultados apontaram que o Capibamaps é uma fonte de informação e pesquisa de grande relevância para a conscientização de problemas socioambientais em cursos fluviais, bem como também é considerado um recurso didático e tecnológico para uso em outros componentes curriculares. De todo modo, o mapa digital Capibamaps é uma plataforma de aprendizagem móvel e colaborativa, que auxilia o docente em suas práticas pedagógicas com estudantes entre outros leitores, promovendo discussões, análise de dados amostrais e visuais, além de conhecimento e cuidado acerca de questões ambientais como ações educativas para construção de um ambiente educacional interativo.


  • Mostrar Abstract
  • Atualmente os recursos de aprendizagens estão cada vez mais inseridos na comunidade escolar e nas dinâmicas pedagógicas realizadas em sala de aula. A necessidade por estes recursos tecnológicos em uma era globalizada desafia muitos profissionais da educação a se reinventarem em suas metodologias ativas e em suas práticas. Um artefato bastante pertinente que permite analisar a realidade socioespacial é o mapa, e através dele muitos elementos podem ser identificados entre territórios, sejam físico-naturais ou socioeconômicos. Deste modo o presente trabalho tem como objetivo criar um mapa digital por meio da análise de impactos socioambientais evidenciados no espaço estuarino do Rio Capibaribe. Para isso utilizaremos a Teoria da Aprendizagem Significativa no desenvolvimento e avaliação da proposta. A pesquisa será realizada em uma escola no município de São Lourenço da Mata-PE, localizado na Região Metropolitana do Recife. Trata-se de uma cidade na qual é considerada um dos assentamentos urbanos mais antigos do Brasil, possuindo grande diversidade natural, econômica e cultural. Conhecido como “capital do Pau-Brasil” - através da reserva ecológica de Tapacurá, remanescente de Mata Atlântica onde se encontram mais de 100 mil árvores de Pau-Brasil – o município possui um grandioso recurso que contempla a região, a bacia do Rio Capibaribe, que contribui para valorizar mais ainda o ecossistema local além de fortalecer a economia local. Tal recurso vem sendo degradado constantemente através de práticas antrópicas, como por exemplo, a poluição da água. Sobretudo através de processos da urbanização. Inicialmente está sendo realizada uma pesquisa bibliográfica e estudos em pontos específicos da cidade às margens do rio com estudantes do ensino médio para mapear problemas socioambientais de grande repercussão na cidade, além de mostrar ideias que proporcionem a redução de impactos. A agricultura familiar é uma das atividades econômicas mais eminente na localidade, levando dependência do recurso fluvial para famílias, então também serão executadas ações necessárias para auxiliar profissionais da educação básica e também estudantes através de um produto técnico-tecnológico a ser desenvolvido para explicitar a importância das ciências ambientais, da pegada ecológica com práticas sustentáveis que visem melhorar o processo de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas. A prototipação do produto técnico e tecnológico será realizada mediante revisão bibliográfica, aplicação de questionário com o público alvo e criação do mapa digital como principal recurso didático. A validação do produto ocorrerá através de uma pesquisa quali-quantitativa por meio de formulários digitais com professores da educação básica de variados componentes curriculares, promovendo a interação e interdisciplinaridade para o ensino das ciências ambientais.

3
  • TATIANA MARQUES DUARTE
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVENDO ESCOLA E A COMUNIDADE, ATRAVÉS DE JOGO EDUCATIVO: ESTUDO DE CASO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

  • Orientador : THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA MARIA MENDONCA DE ALBUQUERQUE MELO
  • LAURA MESQUITA PAIVA
  • THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
  • Data: 23/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • O aumento populacional aliado à produção e consumo excessivo de bens, faz gerar resíduos que se tornam cada vez mais visíveis e prejudiciais ao meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) é a principal ferramenta de mudança ambiental, considerada a base para o desenvolvimento de uma opinião crítica que engaje os cidadãos na abordagem das questões relacionadas aos resíduos sólidos, desde a geração até a sua disposição final. Assim, é fundamental que a noção de preservação ambiental seja trabalhada desde a tenra idade, sendo complementada e aperfeiçoada na escola, pois enfatiza o seu papel em relação à formação de cidadãos críticos e proativos. Dessa forma, o jogo educativo constitui um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento destas habilidades. A pesquisa, de cunho quantitativo, foi realizada na Escola João Paulo I, situada em Jaboatão dos Guararapes-PE e teve como produto final um jogo de tabuleiro pedagógico inclusivo sobre o meio ambiente, coleta seletiva e correta destinação de resíduos sólidos (brinquedo físico). A metodologia aplicada, consistiu, inicialmente, na aplicação de uma entrevista dirigida aos funcionários da escola e, posteriormente, com os alunos e comunidade entorno com a finalidade de analisar a percepção que eles têm sobre a prática da educação ambiental. Em seguida, foi levantado quantitativamente os resíduos sólidos produzidos pela comunidade escolar, juntamente com a realização de um debate com os alunos acerca de conceitos desta temática. Posteriormente, foi promovido uma oficina na escola sobre reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos, onde o aluno produziu um produto reciclável e pôde levar para sua residência. Por fim, foi criado o jogo de tabuleiro com conceitos ambientais, com a finalidade de verificar didaticamente a compreensão dos alunos a respeito desta temática. Os resultados comprovaram que o produto final foi de grande valia para os estudantes, visto que todos os professores entrevistados concordam que o jogo explica de forma didática as questões ambientais, além de proporcionar mudanças de atitude com relação ao descarte incorreto dos resíduos, romper com as metodologias tradicionais e ser de fácil aplicação, compreensão e inclusão.


  • Mostrar Abstract
  • O aumento populacional aliado à produção e consumo excessivo de bens, faz gerar resíduos que se tornam cada vez mais visíveis e prejudiciais ao meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) é a principal ferramenta de mudança ambiental, considerada a base para o desenvolvimento de uma opinião crítica que engaje os cidadãos na abordagem das questões relacionadas aos resíduos sólidos, desde a geração até a sua disposição final. Assim, é fundamental que a noção de preservação ambiental seja trabalhada desde a tenra idade, sendo complementada e aperfeiçoada na escola, pois enfatiza o seu papel em relação à formação de cidadãos críticos e proativos. Dessa forma, o jogo educativo constitui um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento destas habilidades. A pesquisa, de cunho quantitativo, foi realizada na Escola João Paulo I, situada em Jaboatão dos Guararapes-PE e terá como produto final um jogo de tabuleiro pedagógico inclusivo sobre o meio ambiente, coleta seletiva e correta destinação de resíduos sólidos (brinquedo físico). A metodologia aplicada, consistiu, inicialmente, na aplicação de uma entrevista dirigida aos funcionários da escola e, posteriormente, com os alunos e comunidade entorno com a finalidade de analisar a percepção que eles têm sobre a prática da educação ambiental. A próxima etapa será levantar quantitativamente os resíduos sólidos produzidos pela comunidade escolar, seguido do debate com os alunos acerca de conceitos sobre esta temática. Posteriormente, será promovido uma oficina na escola sobre reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos, onde o aluno irá produzir um produto reciclável e poderá levar para sua residência. Por fim, será criado um jogo de tabuleiro com conceitos ambientais, afim de verificar didaticamente a compreensão dos alunos a respeito desta temática.

4
  • ALEX DA SILVA QUEIROZ
  • Documentário para a Práxis Ambiental: a Vaquejada de Surubim (PE) e a Pegada da Latinha de Alumínio

  • Orientador : OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
  • HERCILIA MELO DO NASCIMENTO
  • Data: 27/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A demanda e motivação deste trabalho surgiu a partir da informação do crescimento e da quantidade exponenciais da produção, do consumo, do descarte e do destino das latinhas de alumínio de forma incorreta no solo, principalmente nos grandes eventos culturais. Um evento cultural tradicional no meio da Caatinga sob o clima Semiárido, é a Vaquejada de Surubim, a festa realizada na terceira semana do mês de setembro, que chega a atrair cerca de 100.000 visitantes, para cidade de Surubim (PE). Envolto a importância cultural deste evento e pela pegada ecológica que ele proporciona para cidade e região, este Trabalho de Conclusão Profissional propôs e construiu um produto técnico e tecnológico (um Documentário) potente e efetivo para o processo de ensino e aprendizagem, pois de forma interdisciplinar conectou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamento, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, finalidade. O objetivo deste trabalho foi a partir de um meio (documentário) experenciar o consumo de um resíduo sólido, latinhas de alumínio, a levar a redução da pegada ecológica do evento cultural: A Vaquejada de Surubim. A construção do documentário foi realizada a partir da seguinte roteirização: escolha do tema a ser abordado e o tempo de duração; escolhas dos entrevistados, personagens, cinegrafista e narrador; envio de carta convite para os entrevistados; produção das perguntas e dos conteúdos abordados no ato das entrevistas; elaboração de um termo de consentimento de uso da imagem; e definição dos locais e cenários gravados, equipamentos audiovisuais. O processo de edição passou por uma organização sequencial das falas; das imagens; dos créditos e da qualidade do som e das imagens. O 'Documentário para a Práxis Ambiental: A Vaquejada de Surubim (PE) e a Pegada da Latinha de Alumínio' foi validado pelos professores da educação básica, profissionais envolvidos com a Vaquejada e pela comunidade em geral, com um objeto educacional seguindo os fundamentos da BNCC. Este produto técnico e tecnológico atingiu notas máximas nos quesitos da CAPES: aderência, inovação, complexidade, impacto e aplicabilidade.


  • Mostrar Abstract
  • A demanda e motivação deste trabalho surgiu a partir da informação do crescimento e da quantidade exponenciais da produção, do consumo, do descarte e do destino das latinhas de alumínio de forma incorreta no solo, principalmente nos grandes eventos culturais. E que, apesar da reciclagem desse produto, caberá a toda sociedade, o compromisso de reduzir o consumo desse produto, preservar o meio ambiente local, entender a importância sobre materiais reciclados, do descarte correto de resíduos sólidos, coleta seletiva e do cuidado com à nossa casa comum: a Terra. O produto técnico e tecnológico a ser construído é potente e efetivo para o processo de ensino e aprendizagem, pois de forma interdisciplinar estar conectado e alinhado com os referenciais teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. e, é claro, por se desdobrar em uma práxis ambiental. O objetivo deste trabalho foi a partir de um meio (documentário) experenciar o consumo de um resíduo sólido, latinhas de alumínio, a levar a redução da pegada ecológica do evento cultural: A Vaquejada de Surubim. A construção do documentário foi realizada a partir da seguinte roteirização: escolha do tema a ser abordado e o tempo de duração; escolhas dos entrevistados, personagens, cinegrafista e narrador; envio de carta convite para os entrevistados; produção das perguntas e dos conteúdos abordados no ato das entrevistas; elaboração de um termo de consentimento de uso da imagem; definição dos locais e cenários a serem gravados, equipamentos audiovisuais. O processo de edição passou por uma organização sequencial das falas; das imagens; dos créditos e da qualidade do som e das imagens. Os resultados preliminares encontrados foram cumprir com as demandas solicitadas socialmente; validar com bons índices os resultados e aceitabilidade pelos docentes da rede básica de ensino e a CAPES; ser aprovado como uma potente ferramenta de aprendizagem; atingir o público-alvo e ser um produto interdisciplinar.

5
  • MARCELLA RAYANA SOUSA FARIAS
  • A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE RIBEIRINHA ACERCA DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS NA BARRAGEM PIRAPAMA E CRIAÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JAIRO LIZANDRO SCHMITT
  • JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
  • VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
  • Data: 28/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A percepção ambiental é hoje uma ferramenta que funciona para permitir a sensibilização do indivíduo, possibilitando às pessoas uma mudança de hábitos e ações acerca do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho visa detectar a percepção de moradores próximos a barragem: Pirapama. O rio Pirapama fica localizado no Cabo de Santo Agostinho, zona da Mata de Pernambuco, com capacidade de acumular 61 milhões de metros cúbicos de água. Portanto, a demanda socioambiental do produto é levar à prática da reflexão da poluição das águas nas barragens, onde a educomunicação faça a mobilização e desperte interesse entre estudantes e educadores para a formação da consciência ambiental. A finalidade deste produto leva a uma didática de ensino com as criações de “podcasts” por estudantes, professores e comunidade próxima à barragem. Os objetivos são: promover acesso e conhecimento sobre o histórico das barragens e como a mesma se encontra atualmente; analisar a percepção ambiental sobre a poluição hídrica da barragem; e promover a interdisciplinaridade envolvendo os docentes de diversos componentes curriculares para contribuírem com diferentes olhares acerca do tema. A elaboração do produto consiste na coleta de dados realizada por meio de entrevistas, questionários semiestruturados, anotações e gravações com os residentes próximos à barragem e desenvolvimento de uma série de podcasts com estudantes em sala de aula da escola de referência EREM Desembargador Antônio da Silva Guimarães localizada na cidade de Pontezinha, em Pernambuco. A criação dos podcasts foi pensado no sentido de inclusão deste recurso tecnológico de grande potencial pedagógico, muito flexível e de fácil acesso. A série de podcasts serão divulgados no Instagram da escola, YouTube e todas as plataformas de Podcasts. Os resultados esperados se dão pela efetivação da aprendizagem no que concerne ao meio ambiente e poluição das águas, a consciência do indivíduo para com o meio ambiente, e ampliação da visão sobre os serviços ecossistêmicos e as questões ambientais diante das interações antrópicas.


  • Mostrar Abstract
  • A percepção ambiental é hoje uma ferramenta que funciona para permitir a sensibilização do indivíduo, possibilitando às pessoas uma mudança de hábitos e ações acerca do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho visa detectar a percepção de moradores próximos a barragem: Pirapama. O rio Pirapama fica localizada no Cabo de Santo Agostinho, PE (zona da Mata), com capacidade de acumular 61 milhões de metros cúbicos de água. Portanto, a demanda socioambiental do produto é levar à prática da reflexão da poluição das águas nas barragens, onde a educomunicação faça a mobilização e desperte interesse entre estudantes e educadores para a formação da consciência ambiental. A finalidade deste produto leva a uma didática de ensino com as criações de “podcasts” por estudantes, professores e comunidade próxima à barragem. Os objetivos são: promover acesso e conhecimento sobre o histórico das barragens e como a mesma se encontra atualmente; analisar a percepção ambiental sobre a poluição hídrica da barragem; e promover a interdisciplinaridade envolvendo os docentes de diversos componentes curriculares para contribuírem com diferentes olhares acerca do tema. A elaboração do produto consiste na coleta de dados realizada por meio de entrevistas, questionários semiestruturados, anotações e gravações com os residentes próximos à barragem e desenvolvimento de uma série de podcasts com estudantes em sala de aula da escola de referência EREM Desembargador Antônio da Silva Guimarães localizada na cidade de Pontezinha, em Pernambuco. A criação dos podcasts foi pensado no sentido de inclusão deste recurso tecnológico de grande potencial pedagógico, muito flexível e de fácil acesso. A série de podcasts serão divulgados no instagran da escola, YouTube e todas as plataformas de Podcasts. Os resultados esperados se dão pela efetivação da aprendizagem no que concerne ao meio ambiente e poluição das águas, a consciência do indivíduo para com o meio ambiente, e ampliação da visão sobre os serviços ecossistêmicos e as questões ambientais diante das interações antrópicas.

6
  • NEMILEIDE COSTA MATIAS
  • JOGO EDUCATIVO COMO FERRAMENTA MULTIDICISPLINAR NA CONSCIENTIZAÇÃO PARA PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL

  • Orientador : PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA ISABELA DE ANDRADE PEREIRA
  • PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
  • VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
  • Data: 28/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • O ambiente escolar é uma extensão do ambiente em que vivemos. E é de extrema relevância trabalhar a Educação Ambiental, conscientizando através dos mais diversos conteúdos trabalhados nas disciplinas e uma dessas formas é a utilização de jogos, que consegue de forma lúdica transmitir diversos temas. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro sobre reciclagem abordando os temas: reaproveitamento, meio ambiente e uma práxis consciente de forma multidisciplinar, como material de apoio pedagógico para as atividades de Educação Ambiental no Ensino Médio. Para isso, foi confeccionado tabuleiro, dado, cartas de cores variadas contendo perguntas, desafios, experimentos, bem como orientações nas cartas trunfo. Pequenos objetos reciclados também foram utilizados na dinâmica do jogo. Manual, além das regras do jogo, as quais conduzem os participantes e o mediador durante todo o desenvolver da atividade. Produzido em sua maior parte com materiais reciclados com aplicação na escola da rede Estadual de ensino, Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Joaquim Xavier de Brito, Recife-PE. Este jogo teve como base material rico em informações, associado a corrente ambientalista proposta por Hawken, ambientalista de mercado-verde, dentre outras propostas.
     

  • Mostrar Abstract
  • O ambiente escolar é uma extensão do ambiente em que vivemos. E é de extrema relevância trabalhar a educação ambiental, conscientizando através dos mais diversos conteúdos trabalhados nas disciplinas e uma dessas formas é a utilização de jogos, que conseguem de forma lúdica transmitir diversos temas. Dentro deste contexto, este trabalho tem objetivo de desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a água abordando os temas: desperdícios, conservação e práxis conscientes de forma interdisciplinar, como material de apoio pedagógico para as atividades de Educação Ambiental no Ensino Médio. Para isso, serão confeccionados um tabuleiro, um dado, cartas de cores variadas contendo perguntas, desafios experimentais, bem como orientações nas cartas trunfo e pequenos objetos reciclados para serem utilizados no jogo. Além das regras do jogo, as quais conduzirão os participantes e o mediador durante todo o desenvolver do jogo. Será produzido em parte com materiais reciclados e pretende-se trabalhar em uma escola da rede Estadual de ensino, a EREFEM Joaquim Xavier de Brito, Recife-PE. Este jogo terá como base vasto material rico em informações, associando a correntes ambientalistas proposta por Hawken, ambientalista de mercado-verde, dentre outros. Espera-se ainda ao final dessa dissertação a sua aplicação e validação com alunos e docentes do ensino médio.

7
  • DANIELA FLORENCIO DE ALBUQUERQUE
  • A CARTILHA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA EM DEFESA DO MANGUEZAL

  • Orientador : BRUNO SEVERO GOMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BRUNO SEVERO GOMES
  • LAURA MESQUITA PAIVA
  • VIRGINIA MICHELLE SVEDESE
  • Data: 11/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Vários são os instrumentos utilizados para o desenvolvimento da Educação Ambiental, entre eles o emprego das Histórias em Quadrinhos (HQs), considerada um material didático, lúdico, servindo como apoio em espaços formais e não - formais de aprendizagem. O objetivo geral do presente trabalho foi desenvolver uma Cartilha em Quadrinhos, intitulada “A Magia Mangal em: Salvando o Manguezal”, que versa sobre a importância e necessidade de conservação do ecossistema manguezal, e que servirá como instrumento para uma educação ambiental transformadora e para potencializar a aprendizagem significativa. A validação do Produto Técnico Tecnológico, a cartilha em quadrinhos, foi realizada por professores/as da educação básica, dos diversos componentes curriculares utilizando a abordagem metodológica quali - quantitativa, mediante aplicação de um formulário estruturado, no formato digital, criado através do Google Forms e encaminhado a grupos virtuais de professores e escolas, por meio do aplicativo whatsApp. Os professores/as validaram a cartilha em quadrinhos como um produto técnico tecnológico, que seguiu todos os critérios estabelecidos pela CAPES, considerando que pode ser utilizado como recurso em seus processos de aprendizagem relacionados à Educação Ambiental, além disso, também caracterizarem a cartilha como um material lúdico, com ilustrações de qualidade, de fácil compreensão e que possui clareza na linguagem e termos utilizados.


  • Mostrar Abstract
  • Vários são os instrumentos utilizados para o desenvolvimento da Educação Ambiental, entre eles pode - se citar a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs), considerada um material didático, lúdico, que pode ser utilizado como apoio em espaços formais e não - formais de aprendizagem. O presente trabalho tem por objetivo geral desenvolver uma Cartilha em Quadrinhos, intitulada “Mangue Comics”, que versará sobre a importância e necessidade de conservação do ecossistema manguezal, e que servirá como instrumento para uma educação ambiental transformadora e para potencializar a aprendizagem significativa. Os objetivos específicos será fazer com que o estudantes que utilizem o material, assim como o público alvo - estudantes do 7º ano do ensino fundamental - possam compreender as principais características e dinâmica de funcionamento dos manguezais, associar as ODS’s aos serviços ecossistêmicos fornecidos pelo manguezal para o alcance da agenda 2030, e analisar os impactos socioambientais, econômicos e culturais, causados devido à degradação do ecossistema manguezal pelo ser humano, tendo em vista que este ecossistema faz parte direta e indiretamente da vida dos Pernambucano, sendo Pernambuco, um estado litorâneo com presença marcante de manguezais, que servem como fonte de renda, segurança alimentar e subsistência para diversas famílias, além de vários outros serviços ecossistêmicos fornecidos. Para a Prototipação da Cartilha “Mangue Comics” será realizado levantamento bibliográfico e aplicação de questionário diagnóstico com o público alvo, criação de personagens e enredo para composição da história. A validação do Produto Técnico Tecnológico, a cartilha em quadrinhos, será realizada utilizando a abordagem metodológica quali - quantitativa, mediante aplicação de formulários digitais semi estruturados aos professores da educação básica, dos diversos componentes curriculares, através de grupos virtuais de professores e escolas, por meio do aplicativo whatsapp.

8
  • LUCELIA SANTANA TORRES DA SILVA
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES USANDO UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) E PADLET PARA O ENSINO DA SUSTENTBILIDADE ALIMENTAR


  • Orientador : MARIA APARECIDA GUILHERME DA ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA APARECIDA GUILHERME DA ROCHA
  • MARILIA REGINA COSTA CASTRO
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • Data: 15/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Educar para a sustentabilidade alimentar é superar a cultura de uma alimentação pobre em nutrientes e sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente. Atenuar os impactos de produção e consumo como proposto pela Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), depende de grandes mudanças no Sistema Alimentar.  Para contribuir com o ensino crítico preconizado pela BNCC são necessárias abordagens inovadoras, problematizadoras, bem como Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).  Nesse contexto as Unidades de Ensino Potencialmente Significativa Crítica (UEPS) são sequências de Ensino baseadas na Aprendizagem Significativa (AS) que podem contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos e na formação continuada de professores. o objetivo é usar a UEPS e o Padlet para o ensino da Sustentabilidade Alimentar na formação de professores e de alunos da Educação Básica. Na prototipação dos produtos técnicos e tecnológico (PTT)  realizou-se uma Pesquisa-Ação para aplicação de uma UEPS Crítica sobre Sustentabilidade Alimentar em duas turmas do 2º ano do Ensino Médido,  segundo os 8 passos da UEPS descritos por Moreira. Este tema faz parte da Trilha Pedagógica Meio Ambiente e Sociedade presente no Currículo do Novo Ensino Médio de Pernambuco. Na formação presencial de professores da Educação Básica também usou-se o Padlet como mural  virtual, dinâmico e interativo. Aplicação e validação dos PTT ( UEPS e Padlet) foi exitosa tanto para o grupo de alunos quanto para o de professores. Os alunos demonstraram indícios de Aprendizagem Significativa através da avaliação dos Domínios Ausubelianos e da Análise de Conteúdo dos textos produzidos nas 14 aulas. Enquanto que os Professorese elaboraram um mapa mental e validaram a  UEPS por meio  de um questionário, em que descreveram o caráter inovador e o impacto positivo que essa metodologia possui para a práxis ambiental e para o ensino aprendizagem.  Após a formação dos professores houve sugestões para melhoria do mural interativo do padlet,  que foi aprimorado agregando-se hipertextos e hiperlinks e material complementar  para contribuir com a Aprendizagem Significativa, UEPS e Sustentabilidade Alimentar. A versão final do padlet também foi validada por professores discentes do ProfCiamb e obteve uma excelente avaliação como um produto educacional inovador, fácil de ser aplicado e com possibilidades de trazer mudanças ao ensino da Sustentabilidade Alimentar


  • Mostrar Abstract
  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe expectativas sobre o ensino por competências no Novo Ensino Médio, porém críticas são apontadas como a supressão de conteúdos, bem como de um currículo voltado para atender as demandas neoliberais. Outra questão refere-se à Educação Ambiental pouco fundamentada e resumida a algumas competências. No Estado de Pernambuco o Novo Ensino Médio, referenciado pela BNCC, contém na parte flexível, Trilhas Pedagógicas, que podem ser propostas pela escola com temáticas sobre Educação Ambiental. Dessa forma amplia-se o estudo das questões ambientais que deve ser crítico, associando o contexto social, político e econômico para contribuir na formação reflexiva e emancipatória, frente aos desafios contemporâneos. As Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) são estratégias de ensino baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Dessa forma, este trabalho objetiva usar uma UEPS Crítica, na área da Educação Ambiental, para formação de professores da Educação Básica devido à dificuldade de muitos profissionais com a temática e com as perspectivas do ensino por competência. Para isso, na Prototipação do Produto Técnico e Tecnológico (PTT) será realizada a aplicação da UEPS crítica na formação dos Professores da Educação Básica, que ocorrerá através de encontros formativos presencial e virtual (Plataforma Escola Conectada ou Moodle) e a elaboração de um Guia Didático sobre Alimentação e Conservação Ambiental. Tal estratégia pedagógica será avaliada por meio de questionários e validada pelos docentes. O PTT também pretende contribuir com dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Educação de Qualidade (4) e Consumo e Produção Sustentáveis (12). Além disso, em 2021 foi realizado um projeto piloto com aplicação da UEPS, em duas turmas de alunos do 2º Ano do ensino médio da Escola Estadual Henriqueta de Oliveira, com o tema da Trilha Meio Ambiente e Sociedade. Essa abordagem pedagógica mostrou-se bastante positiva e evidenciou indícios de Aprendizagem Significativa dos alunos.

9
  • TATIANA DE FREITAS GILES LIMA SANTANA
  • GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS ESCOLAS: CONSTRUÇÃO DE UM PLANO PEDAGÓGICO MULTIDISCIPLINAR

  • Orientador : CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
  • ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
  • MONICA MARIA PEREIRA DA SILVA
  • Data: 25/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • O crescente consumismo e uso de materiais descartáveis aumentaram significativamente a poluição ambiental e suas consequências maléficas para a saúde humana e dos ecossistemas. Para a solução dessa problemática é fundamental a gestão adequada dos resíduos sólidos. A escola é parte estratégica dessa solução, uma vez que é a instituição capaz de promover sensibilização e aprendizados em ampla escala. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo desenvolver um Plano Pedagógico Multidisciplinar de Gerenciamento de Resíduos Sólidos aplicado ao ensino formal, de forma a contribuir com a construção de um conhecimento comprometido com a sustentabilidade ambiental, social e econômica da comunidade escolar. Para a criação do plano que está inserido na cartilha foram feitas entrevistas com os profissionais da educação, de modo a conhecer os desafios, potencialidades e possíveis ações pedagógicas dentro de suas áreas de atuação. A entrevista foi realizada com 113 profissionais da educação incluindo professores, gestores e coordenadores pedagógicos, de diferentes áreas de conhecimento, distribuídos em 89 escolas de 40 municípios de 6 estados brasileiros. A ideia da entrevista foi obter subsídios para elaborar o Plano Pedagógico a partir das experiências dos próprios professores e demais profissionais da educação, além de saber como essa temática pode se tornar uma ferramenta pedagógica nas escolas. O Plano Pedagógico foi avaliado em relação a sua aplicabilidade, multidisciplinaridade e aderência às aulas e às atividades desenvolvidas pelos professores e pela escola. A análise revelou uma contribuição do plano pedagógico para a percepção das necessidades e dos problemas socioambientais e propostas de soluções. O plano pedagógico foi avaliado como um material didático que potencializa o trabalho docente, possibilitando mudanças de atitudes que podem efetivamente colaborar com a redução e melhor gestão dos resíduos e melhor uso dos recursos naturais.


  • Mostrar Abstract
  • A questão do correto gerenciamento do lixo é um assunto bastante relevante para ser trabalhado na escola, visto que práticas cotidianas de consumo dos diversos tipos de materiais existentes, contribuem para a degradação ambiental. Por cada escola passam diariamente centenas de pessoas que descartam diversos tipos de materiais. Para promover a responsabilidade ambiental dos atores da escola e assim possibilitar que essa atitude se replique em outros setores da sociedade, é importante que cada instituição construa e aplique um plano de gerenciamento e manejo adequado de seus resíduos. Para tal, é importante inserir o plano de gerenciamento de resíduos dentro dos conteúdos trabalhados, principalmente no contexto Inter e Multidisciplinar da Educação Ambiental (EA). A educação ambiental tem se tornado uma grande aliada no processo de ensino aprendizagem dentro das escolas, pois trata de temáticas relevantes e significativas capazes de desenvolver a consciência crítica dos indivíduos em relação ao meio em que vivem. O consumo diário de produtos industrializados é responsável pela crescente produção de lixo, de modo que é imprescindível que a escola tenha, em seu Projeto Político Pedagógico (PPP), um Plano de Gerenciamento dos seus Resíduos (PGR). Baseado nessa problemática, pode-se afirmar que o principal objetivo da educação ambiental dentro das escolas, a partir de um plano de gerenciamento de resíduos, é buscar soluções para os problemas ambientais existentes dentro e fora da escola, despertando a consciência ambiental de todos os indivíduos. Portanto, esta pesquisa visa a elaboração participativa, no contexto Inter e multidisciplinar, de um PGR em uma escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. Com a participação de toda comunidade escolar, será produzida uma cartilha didática, como produto, que visa a inserção do PGR no currículo escolar. A cartilha será disponibilizada gratuitamente para download e poderá ser usada também por outras escolas, de modo a potencializar a prática docente através de atividades aplicadas e significativas à realidade dos estudantes, além de contar com propostas para diminuição do consumo e do descarte, bem como o gerenciamento dos resíduos produzidos na escola.

10
  • LUCIANO JOÃO DA SILVA
  • ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: Sequência Didática como recurso pedagógico para uma abordagem interdisciplinar sobre a percepção ambiental dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais numa escola rural de Bezerros, Pernambuco.

  • Orientador : JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIJANAH COTA MACHADO
  • JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
  • LUANA GOMES CARNEIRO
  • Data: 22/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • As Ciências Ambientais abordam os desafios ambientais e a interação entre sistemas antrópicos e naturais, requerendo uma abordagem interdisciplinar. A Educação Ambiental é essencial para sensibilizar e engajar a população na resolução desses problemas. Com o propósito de elaborar uma sequência didática interdisciplinar como Produto Técnico e Tecnológico para abordar a percepção ambiental dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais em uma escola rural em Bezerros, Pernambuco, alinhada à BNCC e aos ODS da Agenda 2030 da ONU, enfocamos a importância do Rio Ipojuca e das Matas Ciliares, buscando estimular a preservação desses recursos naturais pelos estudantes. A pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, utilizou um questionário semiestruturado com cerca de 60 estudantes da Escola Municipal Salustiano Torres para investigar a percepção ambiental dos estudantes sobre o Rio Ipojuca e a Mata Ciliar. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes não conhece a nascente do rio e possui percepção limitada sobre sua importância. Poucos estudantes estão familiarizados com o conceito de Mata Ciliar e sua relação com a condição do rio. A Sequência Didática “Conhecendo o rio que corta minha cidade” foi desenvolvida como recurso lúdico-pedagógico e pode ser aplicada em qualquer série dos anos finais do Ensino Fundamental, com adaptação às necessidades de cada comunidade. Essa estratégia pedagógica foi validada por 40 docentes, sendo que 85% atuam nas redes pública e privada do município. Mais de 75% dos participantes avaliaram positivamente os conteúdos abordados e sua adequação ao Ensino Fundamental anos finais. O produto educativo mostrou-se eficaz na sensibilização ambiental dos estudantes.


  • Mostrar Abstract
  • As Ciências Ambientais se dedicam ao estudo dos desafios ambientais, considerando a interação entre sistemas humanos e naturais que surgem na sociedade contemporânea. Uma das estratégias para conscientizar a população, promover o pensamento crítico e estimular multiplicadores é a Educação Ambiental. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho foi desenvolver sequências didáticas para auxiliar os professores do Ensino Fundamental nos anos finais a abordar a percepção ambiental dos alunos sobre a importância do Rio Ipojuca. Essas sequências foram planejadas de forma interdisciplinar, integrando diferentes disciplinas e adaptadas à realidade dos estudantes. Para atingir essa meta, a Escola Municipal Salustiano Torres, em Bezerros, Pernambuco, foi escolhida como local de implementação, visando conscientizar os alunos sobre a importância ambiental do Rio Ipojuca. O projeto foi alinhado com a Agenda 2030 da ONU e teve como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 4 - Educação de qualidade; ODS 6 - Água potável e saneamento; ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima e o ODS 15 - Vida terrestre que objetiva em proteger. A sequência didática elaborada tem como objetivo estimular a percepção ambiental dos alunos em relação ao Rio Ipojuca, aos outros cursos d'água e às matas ciliares, buscando incentivar a conservação desses ecossistemas. O projeto envolveu cerca de 60 alunos, distribuídos em três encontros com uma sequência didática estruturada em etapas específicas. Após a implementação, a sequência didática será avaliada por professores de outras escolas do município, a fim de obter feedback e aprimorar o material. O estudo realizado na Escola Municipal Salustiano Torres revelou que a maioria dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental possui pouco conhecimento sobre a importância da nascente do Rio Ipojuca para o município (64,5%). Além disso, observou-se que os alunos não estão familiarizados com o conceito de mata ciliar e sua relação com a preservação do rio, possuindo uma visão negativa de sua aparência e importância, além de não compreenderem sua ligação com o estado atual do rio. Com base nesses resultados, foi desenvolvida uma sequência didática interdisciplinar intitulada: "QUAL RIO CORTA MINHA CIDADE?". Essa sequência inclui atividades com o objetivo de ampliar o conhecimento e incentivar a preservação do Rio Ipojuca e das matas ciliares, buscando alcançar o equilíbrio ambiental e melhorar a qualidade de vida em Bezerros. A elaboração da sequência didática tem como objetivo principal ajudar e incentivar professores de diferentes escolas a adotá-la como um valioso recurso pedagógico. O conteúdo apresentado pode ser adaptado às necessidades e realidades de cada grupo, facilitando a entrega e a construção do conhecimento.

11
  • JOSÉ JAILDO PEREIRA DA SILVA
  • ARARIPE: Sequências didáticas para o fortalecimento da preservação ambiental na Chapada

  • Orientador : ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
  • LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
  • MARIA DA GRAÇA MELLO MAGNONI
  • Data: 29/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • O referido projeto tem como objetivo apresentar uma seleção de sequências didáticas sobre a Chapada do Araripe, que serão construídas a partir de uma ferramenta participativa com professores das escolas atendidas, visando melhoria da educação ambiental nas escolas das cidades que estão inseridas na microrregião do Araripe. Estas serão desenvolvidas por professores das escolas SESI – Araripina e Escola Eduardo de Souza Carvalho. As sequências didáticas serão produzidas com base nos documentos norteadores BNCC, organizadores curriculares do estado de Pernambuco, visando uma adaptação destes para a realidade da chapada do Araripe, no lado pernambucano. Apresenta-se como uma oportunidade de revisão de práticas sobre educação ambiental no ambiente escolar, e um fortalecimento das mesmas nas comunidades locais. Será feito um levantamento de dados junto com professores para entender como eles planejam suas aulas, e se utilizam de instrumentos da sua localidade para abordagem de impactos ambientais a partir do micro para o macro. Dos temas trazidos pelos professores serão selecionados os que mais surgirem como prioritários e com isso serão construídas as sequências didáticas prioritárias para o local. E apresentação de sugestões de sequências didáticas que serão desenvolvidas e aplicadas nas aulas de Ciências e Geografia, que atendam o caráter investigativo na construção do conhecimento e possam subsidiar as ações de melhorias de impactos ambientais. As mesmas ficarão hospedadas de forma virtual e física nos ambientes das referidas escolas. A fim de oportunizar a aplicação de conhecimentos para professores e alunos a respeito de impactos antrópicos na chapada do Araripe, lado de Pernambuco, e que fortaleçam a prática de educação ambiental tanto nas escolas como nas comunidades envolvidas.


  • Mostrar Abstract
  • O referido projeto tem como objetivo apresentar uma seleção de sequências didáticas sobre a Chapada do Araripe, que serão construídas a partir de uma ferramenta participativa com professores das escolas atendidas, visando melhoria da educação ambiental nas escolas das cidades que estão inseridas na microrregião do Araripe. Estas serão desenvolvidas por professores das escolas SESI – Araripina e Escola Eduardo de Souza Carvalho. As sequências didáticas serão produzidas com base nos documentos norteadores BNCC, organizadores curriculares do estado de Pernambuco, visando uma adaptação destes para a realidade da chapada do Araripe, no lado pernambucano. Apresenta-se como uma oportunidade de revisão de práticas sobre educação ambiental no ambiente escolar, e um fortalecimento das mesmas nas comunidades locais. Será feito um levantamento de dados junto com professores para entender como eles planejam suas aulas, e se utilizam de instrumentos da sua localidade para abordagem de impactos ambientais a partir do micro para o macro. Dos temas trazidos pelos professores serão selecionados os que mais surgirem como prioritários e com isso serão construídas as sequências didáticas prioritárias para o local. E apresentação de sugestões de sequências didáticas que serão desenvolvidas e aplicadas nas aulas de Ciências e Geografia, que atendam o caráter investigativo na construção do conhecimento e possam subsidiar as ações de melhorias de impactos ambientais. As mesmas ficarão hospedadas de forma virtual e física nos ambientes das referidas escolas. A fim de oportunizar a aplicação de conhecimentos para professores e alunos a respeito de impactos antrópicos na chapada do Araripe, lado de Pernambuco, e que fortaleçam a prática de educação ambiental tanto nas escolas como nas comunidades envolvidas.

12
  • HELTON ROGER DA SILVA
  • A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO FORMA DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DOS PLÁSTICOS

  • Orientador : HELOTONIO CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
  • ANA CRISTINA SILVA DAXENBERGER
  • HELOTONIO CARVALHO
  • Data: 29/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Há uma urgência em mudar a forma como a sociedade está consumindo cada vez mais plásticos. Devido à sua conveniência, baixo custo e praticidade, resíduos plásticos originados de descarte incorreto estão presentes em quase todos os lugares do mundo, trazendo inúmeros problemas para o meio ambiente. Isso torna essencial a conscientização e sensibilização de toda população para o tema. Este trabalho busca debater e mostrar a importância desta temática com alunos surdos, a fim de desenvolver métodos de ensino e aprendizagem sobre os problemas associados aos resíduos plásticos


  • Mostrar Abstract
  • Há uma urgência em mudar a forma como a sociedade está consumindo cada vez mais plásticos, pois por sua conveniência, baixo custo e praticidade, este material está presente em quase todos os lugares do mundo, trazendo inúmeros problemas para o meio ambiente, tornando essencial a conscientização e sensibilização de toda população para o problema. Portanto, este trabalho busca debater e mostrar a importância desta temática com alunos surdos, a fim de desenvolver métodos de ensino e aprendizagem sobre os problemas associados ao lixo plástico e suas implicações através das Ciências Ambientais, tendo em vista que esses alunos se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e que esta, por ser uma língua desenvolvida recentemente, apresenta vocabulário ainda relativamente limitado. Assim, foi elaborada uma sequência didática com olhar para a inclusão desses alunos nesta temática tão importante para seu desenvolvimento e na sua relação com o meio ambiente para que, através da língua gestual- visual, este alunado contribua com a preservação da natureza após ter conhecimento dos conteúdos em sua língua natural, transformando-se em agente multiplicador de práticas que respeitem a natureza.

13
  • ELIZABETE REGINA DA SILVA DE FREITAS
  • RECICLAR PARA O PLANETA ALEGRAR: produção de brinquedos com resíduos sólidos, a partir de uma sequência didática na educação infantil

  • Orientador : DIJANAH COTA MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIJANAH COTA MACHADO
  • GESILDA FLORENÇO DAS NEVES
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • Data: 31/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Diante de tudo que temos observado acerca das mudanças climáticas, influenciadas pela degradação do meio ambiente, tendo a ação do homem como agente principal, se faz urgente investir, refletir, mudar pensamentos, práticas e realizar um trabalho voltado para as crianças, no que se refere às práticas sustentáveis. Nesse contexto, a escola tem papel essencial na sensibilização das crianças e seus responsáveis para adoção de práticas que mitiguem os danos causados ao planeta, visando mais equilíbrio do ponto de vista ambiental. O objetivo deste trabalho foi desenvolver, como produto educacional, uma sequência didática interdisciplinar e lúdica sobre separação de resíduos sólidos dentro do contexto escolar e construção de brinquedos, tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências na educação infantil. Para atingir tais objetivos, foi aplicada a sequência didática com os alunos da educação infantil, com idade entre 3 e 4 anos, na Creche Emanuel que é um anexo da Escola Municipal Brites de Albuquerque no Município de Olinda. O produto educacional promoveu um novo olhar voltado à questão ambiental e refletiu sobre o que podemos fazer para diminuir os impactos ao meio ambiente, tendo a criança como multiplicadora de boas atitudes. Os objetivos educacionais propostos foram alcançados de forma significativa, onde os alunos foram inseridos nesse universo da coleta seletiva de forma lúdica e a aprendizagem se deu de forma prazerosa, com descobertas, engajamento, diversão, com ênfase no desenvolvimento da linguagem oral, a criatividade, a socialização e o respeito à diversidade.


  • Mostrar Abstract
  • Diante de tudo que temos vivenciado acerca das mudanças climáticas e da degradação do meio ambiente, devido à ação do homem, se faz urgente investir, refletir, mudar pensamentos, práticas e realizar um trabalho voltado para as crianças, no que se refere às práticas sustentáveis, visando desenvolver um novo olhar voltado à questão ambiental e o que podemos fazer para diminuir os impactos ao meio ambiente, tendo a criança como multiplicadora de boas atitudes. Nesse contexto, a escola tem papel essencial na sensibilização das crianças e seus responsáveis para adoção de práticas sustentáveis, visando um planeta mais equilibrado do ponto de vista ambiental. O objetivo deste trabalho é desenvolver, como produto educacional, uma sequência didática interdisciplinar e lúdica sobre separação de resíduos sólidos dentro do contexto escolar e construção de brinquedos, tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências na educação infantil.

14
  • JOSE ALVES PINHEIRO JUNIOR
  • O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS DESLIZAMENTOS

  • Orientador : BRUNO SEVERO GOMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BRUNO SEVERO GOMES
  • LUCIANA ASCHOFF COUTINHO
  • LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
  • Data: 31/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • A cidade do Recife passa anualmente em seu período mais chuvoso por diversos problemas relacionados à habitação em áreas de morros, próxima a encostas. Devido aos deslizamentos de terra, popularmente conhecidos como “quedas de barreiras”, pessoas ficam desalojadas e/ou desabrigadas, podendo ocorrer até fatalidades. Pensando nisso, o presente trabalho propõe uma nova abordagem para a Geomorfologia nos anos finais do Ensino Fundamental, através de uma Sequência Didática (SD) composta por um jogo de tabuleiro e um simulador de erosão. O trabalho objetiva contribuir para a formação cidadã e sensibilização ambiental, respaldado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável previstos pela Organização das Nações Unidas, destacando os objetivos quatro, Educação de Qualidade, e onze, Cidades e Comunidades Sustentáveis. A SD foi pensada para ser desenvolvida em quatro momentos. O primeiro momento conta com uma avaliação diagnóstica que visa compreender o conhecimento do tema. O segundo momento trata da abordagem de elementos do conhecimento geomorfológico e da abordagem do tema propriamente dito. O terceiro momento é proposto um simulador de erosão que relaciona a erosão pluvial com os deslizamentos das encostas. O quarto e último momento refere-se à avaliação do conhecimento construído, sendo proposto um jogo como instrumento de avaliação, denominado como o Jogo da Geomorfologia. Para a validação do produto técnico e tecnológico foi utilizada um formulário direcionado para professores da Educação Básica. Formulário este dividido em três seções: identificação do professor, parâmetros da CAPES para validação do produto e contribuição discursiva dos professores participantes. Os resultados indicaram que a SD é um recurso que pode ser utilizado na prática educativa como instrumento que promove o conhecimento sobre Geomorfologia com ênfase em deslizamentos, proporcionando uma maior interação entre o que é vivido ou observado por muitos estudantes e o conhecimento oferecido pela Ciência Geográfica para a Educação Básica.


  • Mostrar Abstract
  • A Geomorfofogia entendida como uma ciência geológico-geográfica que estuda as formas da superfície terrestre está inserida nos estudos geográficos na Educação Básica. Seus objetivos fundamentais são o conhecimento da superfície terrestre, a classificação do relevo a partir de sua origem, a determinação da idade do relevo e a história de seu desenvolvimento, além de dos atuais processos que modificam essa superfície. O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma Sequência Didática (SD) como possibilidade do ensino da Geomorfologia nas séries finais do Ensino Fundamental abordando conceitos e situações reais do dia a dia do alunado. A SD é entendida como um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos. A produção do produto educacional em questão é de crucial importância, pois garante a possibilidade de uma educação significativa para o agente principal do processo de ensino-aprendizagem: o estudante. Conforme o quarto ponto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) presente na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa garantir a todas as meninas e meninos [...] resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

15
  • ANY CAROLINY MARTINS DA SILVA
  • O USO DA FERRAMENTA “HISTÓRIA EM QUADRINHOS” NO ENSINO APRENDIZAGEM EM TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS: UM MODELO COM ECOSSISTEMA MANGUEZAL

  • Orientador : ADRIANE PEREIRA WANDENESS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANE PEREIRA WANDENESS
  • ELAINE FOLLY RAMOS
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • Data: 31/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • A História em Quadrinhos (HQ), é uma ferramenta de grande importância no ensino aprendizagem dos alunos, que faz uso de imagens associadas a textos, possui linguagem simples e informal, inserindo onomatopeias, formas regionais e gírias, que comunica ao leitor o contexto social dos personagens, de acordo com sua forma de se expressar, fazendo deste um instrumento atrativo aos alunos por se identificarem com algum aspecto da HQ. O uso dessa ferramenta auxilia no desenvolvimento da criticidade dos alunos tornando os mais observadores, por ser um recurso multidisciplinar os alunos passam a observar o ambiente em que vive a partir de outra perspectiva, incentivado a participar de forma ativa das problemáticas socioambientais, passando a elaborar soluções para tais. A partir disso foi criada uma História em Quadrinhos onde se passa na cidade de Itapissuma, cujo recursos naturais fazem parte de uma Área de Proteção Ambiental, denominada APA de Santa Cruz, abordando o termo Resíduos Sólidos e seus impactos na conservação de uma espécie de Guaiamum, o Cardisoma guanhumi. A HQ Férias Ecológicas contempla alguns objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, como educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, vida na água e vida na terra. Esse trabalho foi realizado na escola municipal de Abreu e Lima, Reunidas Santa Rosa, com professores polivalentes e alunos de duas turmas do quarto ano do ensino fundamental de dois turnos. Os resultados mostraram que a HQ é muito eficiente na comunicação de informações importantes que estão atreladas ao nosso dia-a-dia, porém é necessário levar em consideração a linguagem e o tipo de ilustração para cada faixa etária. O enriquecimento intelectual adquirido pelo uso da HQ em sala de aula, se dá a partir do posicionamento dos alunos e professores a respeito do tema abordado, com o intuito de melhorar as condições ambientais através do conhecimento adquirido pela ação. A HQ é uma ferramenta atual que contribui para o ensino e a integração do aluno como sujeito ativo do ambiente em que vive.


  • Mostrar Abstract
  • A atual situação, de alguns pontos, da APA de Santa Cruz foi o caminho para o desenvolvimento da História em Quadrinhos, que aborda a importância da conservação da biodiversidade, com ênfase na preservação do guaiamum da espécie Cardisoma guanhumi, todo o contexto histórico, abordado na HQ, é de grande importância para que possamos sensibilizar e conscientizar os alunos do ensino fundamental, tornando estes divulgadores do conhecimento adquirido em sala de aula, valorizando a educação ambiental que é essencial para saúde pública, bem estar e boa qualidade de vida da população.

16
  • CÍCERO MATIAS DOS SANTOS FILHO
  • CARTILHA EDUCATIVA PARA O MANEJO DO SOLO EM SERRO AZUL, ZONA RURAL DE PALMARES - PE

  • Orientador : THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSÉ ROBERTO LOPES DA SILVA
  • THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
  • VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
  • Data: 16/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • Serro Azul é um distrito que fica localizado na zona rural de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, onde fica localizada a barragem ( Governador Eduardo Campos). Serro Azul tem como base econômica a agroindústria canavieira, mas a bananicultura merece destaque como a segunda maior atividade agrícola de importância econômica, onde Palmares se destaca como o quarto maior produtor de banana da Mata Sul de Pernambuco. O distrito de Serro Azul é o maior polo produtivo de agricultura da zona rural do município de Palmares - PE, o solo local apresenta vários danos ambientais, ocasionados pelo mau uso. A erosão é o resultado desse manejo inadequado, que prejudica a produção agrícola e o ambiente, repercutindo na vida dos moradores de Serro Azul, tornando-se um local carente de instrumentos que conduzam ao manejo adequado do solo. Assim, o objetivo principal deste trabalho é o de elaborar uma cartilha educativa que aborde o manejo sustentável do solo, no ensino fundamental, e/ou não escolares e contribuir com a atividade agrícola e o ensino aprendizagem na escola no contexto socioambiental. O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Monsenhor Abílio Galvão no distrito de Serro Azul, localizado na zona rural de Palmares - PE, com alunos e agricultores. As metodologias utilizadas para a prototipação da cartilha foram: Oficinas com professores; Palestras Excursões e visitas com alunos e agricultores. Além de questionário aplicado para agricultores e alunos público-alvo, com a finalidade de avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o assunto. As visitas e excursões foram realizadas em áreas agrícolas de Serro Azul, com o objetivo de coletar dados, vivenciar os danos ambientais e realizar práticas. Foi desenvolvida uma horta orgânica, que além de contribuir com as práticas de manejo de solo, também colaborou para aulas práticas das disciplinas das ciências da natureza para os alunos. Após a construção da cartilha, a mesma foi aplicada para os alunos, agricultores, professores e extensionistas rurais do Instituto Agronômico de Pernambuco, onde foi bem aceita por todos os grupos. No final, foi validada pelos professores da Escola Municipal Monsenhor Abílio Américo Galvão e extensionistas do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco. O resultado da validação foi bastante satisfatório, tanto os professores quanto extensionistas elogiaram a cartilha e aprovaram o seu uso para os alunos e agricultores. A cartilha educativa sobre o manejo do solo vai contribuir para melhorar a produção agrícola de Serro Azul, o meio ambiente, a vida social e econômica dos agricultores. Além de contribuir no ensino aprendizagem da escola e conscientização do público envolvido sobre a importância ambiental e manejo sustentável do solo.


  • Mostrar Abstract
  • A comunidade de Serro Azul é o maior polo produtivo de agricultura da zona rural do município de Palmares-PE, o solo local apresenta várias agressões ambientais, ocasionadas pelo o mau uso do solo. Causando erosão, prejudicando a produção agrícola e o ambiente, repercutindo na vida dos moradores da comunidade, tornando-se um local carente de instrumentos que conduzam ao manejo adequado do solo. Assim, o objetivo principal deste trabalho é o de elaborar uma cartilha educativa que aborde o manejo sustentável do solo, no ensino fundamental da escola e comunidade, sensibilizando o alunado e agricultores, sobre a importância do tema, contribuindo para diminuir as agressões ambientais, causadas pela degradação e poluição do solo, melhorando a qualidade de vida, atividade agrícola e ensino aprendizagem na escola. O trabalho está sendo desenvolvido na Escola Municipal Monsenhor Abílio Galvão e comunidade, localizadas em Serro Azul, Palmares-PE, com alunos e agricultores. As metodologias utilizadas para a prototipação da cartilha foram: Oficinas com professores; Palestras Excursões e visitas com alunos e agricultores. Além de questionário aplicado para agricultores público alvo, com a finalidade de avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o assunto. As visitas e excursões foram realizadas em áreas agrícolas da comunidade, com o objetivo de coletar dados, vivenciar as agressões e realizar práticas. Foi desenvolvida uma horta orgânica, que além de contribuir com as práticas de manejo de solo, também colaborou para aulas práticas das disciplinas das ciências da natureza para os alunos. Após a construção da cartilha, a mesma será aplicada para os alunos, agricultores e professores. No final, será validada pelo os professores da Escola Municipal Monsenhor Abílio Américo Galvão.

17
  • RICARDO GOMES DA SILVA ARAÚJO
  • ÁGUACAST: PODCAST COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA SUSTENTABILIDADE HÍDRICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : BRUNO SEVERO GOMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BRUNO SEVERO GOMES
  • JOÃO ALLYSON RIBEIRO DE CARVALHO
  • LAURA MESQUITA PAIVA
  • Data: 18/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • Os recursos tecnológicos são ferramentas essenciais para contribuir com o ensino e a aprendizagem, criando novas possibilidades de conhecimento. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é produzir podcast como recurso tecnológico para o ensino e a aprendizagem acerca da sustentabilidade hídrica no Ensino Fundamental anos finais, para o uso racional da água. Visto que o uso inadequado dos recursos hídricos, somado ao efeito trazido pelas mudanças climáticas, tem ocasionado períodos de seca e, consequentemente, a indisponibilidade hídrica levando à escassez desse recurso fundamental para a sobrevivência da humanidade. O produto educacional intitulado ÁguaCast está em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ao trabalhar com os ODS 6- Água Potável e ODS 4- Educação de Qualidade. Quanto aos procedimentos essa é uma pesquisa ação e foi aplicada com uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Terezinha Barbosa da Costa e Silva, localizada no município de Bom Jardim, que faz parte da mesorregião do Agreste Sententrional de Pernambuco. O Produto Técnico e Tecnológico (PTT) ÁguaCast foi aplicado na Segunda Semana de Ciências e Tecnologia da referida escola para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A validação do produto educacional foi realizada por docentes da Educação Básica, através de um formulário contendo perguntas baseadas nos critérios de validação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Através das respostas obtidas observou-se que o produto técnico e tecnológico Águacast teve ótima avaliação. Dessa forma, o Águacast é um eficiente recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem acerca da sustentabilidade hídrica nos anos finais do Ensino Fundamental.



  • Mostrar Abstract
  • Os recursos tecnológicos são ferramentas essenciais para contribuir com o ensino e a aprendizagem, criando novas possibilidades de conhecimento. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é produzir podcast como recurso tecnológico para o ensino e a aprendizagem acerca da sustentabilidade hídrica no Ensino Fundamental II, para o uso racional da água. Visto que o uso inadequado dos recursos hídricos, somado ao efeito trazido pelas mudanças climáticas, tem ocasionado períodos de seca e, consequentemente, a indisponibilidade hídrica levando à escassez desse recurso fundamental para a sobrevivência da humanidade. O produto educacional intitulado ÁguaCast está em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ao trabalhar com os ODS 6- Água Potável e ODS 4- Educação de Qualidade. Quanto aos procedimentos essa é uma pesquisa ação e foi aplicada com uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Terezinha Barbosa da Costa e Silva, localizada no município de Bom Jardim, que faz parte mesorregião do Agreste Setentrional de Pernambuco. O Produto Técnico e Tecnológico (PTT) ÁguaCast foi aplicado na Segunda Semana de Ciências e Tecnologia da Escola Municipal Terezinha Barbosa para os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. E será validado por meio de um questionário encaminhado para professores da Educação Básica através da plataforma GOOGLE FORMS, seguindo os critérios vigentes de avaliação da CAPES (Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade).

18
  • AYRLAN SILVA XAVIER DOURADO
  • O HACKATHON COMO UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Orientador : DIJANAH COTA MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIJANAH COTA MACHADO
  • GESILDA FLORENÇO DAS NEVES
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • Data: 05/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • As novas habilidades e competências exigidas dos alunos no século XXI nos traz uma reflexão sobre o modelo de educação tão enraizado nas salas de aula de grande parte das instituições de ensino do país: o ensino tradicional. A educação moderna está sendo redesenhada para incorporar práticas pedagógicas inovadoras e conectar-se com os alunos nativos digitais. Estratégias como metodologias ativas de ensino e uso de tecnologias educacionais são sugeridas para promover a participação ativa dos alunos e personalizar o ensino de acordo com suas necessidades individuais. No entanto, a inserção de tecnologia não garante uma aprendizagem significativa, capaz de colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem efetivamente. O hackathon é uma maratona de inovação que envolve pessoas de diferentes áreas (tecnologia, design, empreendedorismo, gestão, artes), movidas por desafios. O cerne de todo hack é resolver um problema real e complexo. Analisando a literatura, é possível encontrar relação entre o hackathon com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O hackathon é capaz de fomentar um ambiente de colaboração, inovação, criatividade, comunicação para desenho de uma solução para o mundo real. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo validar uma proposta de hackathon para o ensino das ciências ambientais, no que tange à saúde e ao meio ambiente. O modelo foi aplicado na cidade de Igarassu/PE, em uma escola pública, com alunos do ensino médio. Espera-se que o hackathon ganhe maior visibilidade como um evento capaz de juntar a ABP e o engajamento dos alunos para resolução de problemas do mundo real. No futuro, espera-se que este modelo seja replicado em variados contextos, a fim de coletar mais dados que fundamentam o hackathon como um modelo para o ensino de ciências ambientais.


  • Mostrar Abstract
  • As novas habilidades e competências exigidas dos alunos no século XXI nos traz uma reflexão sobre o modelo de educação tão enraizado nas salas de aula de grande parte das instituições de ensino do país: o ensino tradicional. A educação moderna está sendo redesenhada para incorporar práticas pedagógicas inovadoras e conectar-se com os alunos nativos digitais. Estratégias como metodologias ativas de ensino e uso de tecnologias educacionais são sugeridas para promover a participação ativa dos alunos e personalizar o ensino de acordo com suas necessidades individuais. A transição do ensino tradicional para o inovador é considerada um desafio crucial para elevar o nível de educação e desenvolver as habilidades necessárias para enfrentar as demandas da sociedade contemporânea. No ensino das ciências ambientais uma área que pode ser destacada é a Saúde Ambiental. O hackathon surge como uma forma disruptiva de abordar tópicos que podem ser vivenciados pelos alunos através da Aprendizagem Baseada em Problemas.

19
  • LIDIANE ARAUJO DE ALMEIDA
  • INOVE E-MOOC: RECURSO DIDÁTICO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Orientador : WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KYRIA CILENE DE ANDRADE BORTOLETI
  • LAURA MESQUITA PAIVA
  • WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • Data: 20/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Os E-books são projetados para dar a possibilidade de serem acessados através de qualquer dispositivo eletrônico como celulares, tabletes e computadores, sendo necessário apenas a conexão com a Internet para baixá-lo ou visualizar algum recurso através de links, sem contar o baixo custo de produção e o acesso a recursos audiovisuais. O objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver um e-book como estratégia para formação de professores da educação básica em sustentabilidade ambiental e surgiu como proposta para oferecer uma experiência de ensino e aprendizagem através de um recurso de baixo custo e completo. Como desdobramento a pesquisa teve uma abordagem do tipo qualitativa. O e-book será disponibilizado no repositório da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e através de link para baixá-lo, o qual trouxe um caráter mais sustentável para contribuir com as metas globais da Organização das Nações Unidas-ONU como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis 06 que diz respeito a Água e Saneamento e 11 que trata de Cidades e comunidades sustentáveis. É necessário que os docentes tenham contato prévio com os conteúdos e saiba aplicá-los com criticidade e autenticidade, contudo o E-book traz a propostas de artefatos pedagógicos eficientes de como abordar a temática, além de atividades e práticas pedagógicas que poderão ser utilizadas nos itinerários formativos para contextualização do tema transversal meio ambiente/ sustentabilidade ambiental. Acreditamos que este estudo foi de grande impacto na formação continuada de professores da educação básica, uma vez que apresenta uma metodologia inovadora que contribui para nortear o sucesso do modelo de e-book aqui apresentado.


  • Mostrar Abstract
  • O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um MOOC (Massive Online Open Course (MOOC) para a formação digital de professores da educação básica em Sustentabilidade Ambiental. Como desdobramento da pesquisa prévia, foi proposto o desenvolvimento desse MOOC para contribuir na formação digital em Sustentabilidade ambiental de professores que lidam com o público focado nas mídias digitais. O curso será hospedado em uma plataforma gratuita de cursos on-line e sua ementa apresentará conceitos básicos sobre Sustentabilidade ambiental e as maneiras tecnológica de trabalhá-las, além de atividades práticas que também poderão ser utilizadas no dia a dia na sala de aula. Concluiu-se, portanto, que, antes mesmo do professor mediar alguma atividade que envolva as TDIC’s em suas aulas, é necessário que ele tenha contato prévio com as ferramentas tecnológicas e saiba aplicá-las e utilizá- las com criticidade.

2022
Dissertações
1
  • JOSÉ MACIO RODRIGUES RIBEIRO
  • APLICATIVO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA: uma perspectiva inclusiva no ensino de Ciências Ambientais

  • Orientador : VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JAIRO LIZANDRO SCHMITT
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
  • Data: 28/01/2022

  • Mostrar Resumo
  • A inclusão educacional vem superando barreiras diante do desafio de alcançar uma educação de igualdade para todos. Crianças com deficiência devem desde cedo conviver com outras crianças típicas, isso traz benefícios não só para si mesmas, como também para as outras crianças da escola. Com o objetivo de desenvolver um aplicativo como ferramenta de tecnologia assistiva no ensino de Ciências Ambientais. Esta pesquisa encontra em seu caminho diversas formas de reflexão sobre a educação, especialmente no Ensino de Ciências Ambientais, passando por alguns temas para alcançar a utopia que é a inclusão dos estudantes da educação inclusiva na escola de forma cooperativa, tendo o manejo de recursos naturais envolvidos numa horta. A partir de uma pesquisa aplicada de caráter exploratória com uma abordagem qualitativa desenvolvida na Escola Cônego Eugênio Vilanova, Gravatá-PE. O aplicativo “Minha hortinha” desenvolvido na plataforma Fábrica de Aplicativos disponibiliza conteúdo e interatividade sobre horta, reciclagem, economia de água, alfabetização e inclusão. E uma vez que a educação inclusiva nas escolas tem sido um desafio para os professores, que em sua maioria tem dificuldades de trabalhar com os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e deficiências, com uma limitação de ferramentas digitais, o aplicativo desenvolvido traz de forma interdisciplinar várias atividades adaptadas para estudantes do Ensino Fundamental - Anos iniciais que fazem parte da inclusão, tendo em foco o ensino de Ciências Ambientais, no entanto, podem-se trabalhar outros componentes curriculares, promovendo um ensino de forma integrada.


  • Mostrar Abstract
  • A inclusão educacional vem superando barreiras diante do desafio de alcançar uma educação de igualdade para todos. Crianças com deficiência, devem desde cedo conviver com outras crianças típicas, isso traz benefícios não só para si mesmas, como também para as outras crianças da escola. Com o objetivo de desenvolver um aplicativo como ferramenta de tecnologia assistiva no ensino de Ciências Ambientais. Esta pesquisa encontra em seu caminho diversas formas de reflexão sobre a educação, especialmente no Ensino de Ciências Ambientais, passando por alguns temas para alcançar a utopia que é a inclusão dos estudantes especiais na escola de forma cooperativa, tendo o manejo de recursos naturais envolvidos numa horta. A partir de uma pesquisa aplicada de caráter exploratória com uma abordagem qualitativa desenvolvida na Escola Cônego Eugênio Vilanova, Gravatá-PE. O aplicativo “Minha hortinha” disponibiliza conteúdo e interatividade sobre horta, reciclagem, economia de água, alfabetização e inclusão. E uma vez que a educação inclusiva nas escolas tem sido um desafio para os professores, que em sua maioria tem dificuldades de trabalhar com os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e deficiências, com uma limitação de ferramentas digitais, o aplicativo desenvolvido traz de forma interdisciplinar várias atividades adaptadas para estudantes do Ensino Fundamental - Anos iniciais que fazem parte da inclusão, tendo em foco o ensino de Ciências Ambientais, no entanto, pode-se trabalhar outros componentes curriculares, promovendo um ensino de forma integrada.

2
  • CAINÃ FERRAZ E SILVA
  • MANUAL TÉCNICO-PEDAGÓGICO PARA PRODUÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS: Uma ferramenta didática para o desenvolvimento da educação popular

  • Orientador : OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIJANAH COTA MACHADO
  • DOUGLAS CARVALHO FRANCISCO VIANA
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • Data: 22/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • A prática docente na educação não formal e na educação popular são tarefas cheias de nuances, pois podem abranger uma diversidade em idade do público, nível de escolaridade, ambientes de trabalho e assuntos abordados. O alcance de objetivos pedagógicos na educação não formal, não passa necessariamente pelo desenvolvimento curricular e por métodos didáticos bem definidos para o desenvolvimento e avaliação das atividades. Por isso, em atividades educacionais populares não formais, há uma carência de métodos e parâmetros didáticos que auxiliem os educadores e os educandos a alcançarem objetivos de aprendizagem. Neste âmbito das atividades pedagógicas se encontram as oficinas de educação popular que trabalham tecnologias sociais. As tecnologias sociais em si possuem grande potencial transformador e são ferramentas chaves para as classes populares. Porém, se o processo didático que envolve o ensino das tecnologias sociais não for suficientemente robusto, os objetivos de aprendizado podem ser prejudicados e assim também a multiplicação das mesmas. Assim, foi desenvolvido o “Manual Técnico-Pedagógico para produção de Tijolos Ecológicos”, o qual proporciona uma abordagem pedagógica dos tijolos ecológicos enquanto tecnologia social, bem como aborda os métodos didáticos para o pleno alcance dos objetivos de ensino e aprendizagem em atividades de educação popular. O tijolo ecológico pode ser uma valiosa ferramenta para a diminuição dos impactos ambientais gerados pela construção civil e,  se tratando de tecnologia social, exercendo também importante função na habitação social, ao promover autoconstrução e melhoria na qualidade das habitações populares. O presente Produto Técnico ou Tecnológico (PTT) foi desenvolvido com o objetivo de ser usado como ferramenta pedagógica no auxílio aos educadores e educandos que vivenciam a educação popular e a multiplicação de tecnologias sociais. É e esperado que o desenvolvimento desta ferramenta contribua com o fortalecimento de atividades didáticas em educação popular e a disseminação de tecnologias sociais de elevado benefício socioambiental, como são os tijolos ecológicos.


  • Mostrar Abstract
  • Em construção

3
  • LÍVIA DE MORAES PEREIRA
  • Qualidade de vida dos professores: construção de uma plataforma online para o autocuidado

  • Orientador : CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
  • VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
  • GILVANEIDE FERREIRA DE OLIVEIRA
  • Data: 23/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • Vários plexos contribuem para o trabalho do professor, profissão que apresenta grande responsabilidade e importância social. Em condições coerentes de estrutura e de saúde para o trabalho, lidam de forma comprometida com o seu lecionar, deixando um legado imensurável para as próximas gerações. Ser professor é trabalhar persistência, resiliência, entusiasmo, verdade e criatividade. Mas, para um trabalho efetivo é necessário a busca salutogênica diariamente. Com o intuito de trabalhar com a saúde física, psíquica e emocional dos professores de todos os níveis da educação, tanto da rede pública quanto da privada, foi realizado um diagnóstico online a fim de construir uma plataforma contendo atividades, informações, conteúdos, cursos e encontros que auxilie na qualidade de vida e no bem-estar dos professores. O diagnóstico e os resultados do trabalho foram realizados no período da pandemia, ocasionado pela COVID-19. Os professores foram convidados, via whatsapp e facebook, a responder um questionário no Google Formulário com 36 perguntas sobre os temas acima. Recebemos respostas de 118 professores (75.22% do gênero feminino), sendo 78 da rede pública, 31 da rede particular, 9 de ambas as redes. Ansiedade, agitação, falta de relaxamento (tensão), fadiga, insônia, pressões dos pais, desvalorização social, falta de material adequado, ausência de um ambiente escolar estruturado e saudável, salários baixos e incompatíveis com a carga e responsabilidade do trabalho, falta de tempo para uma boa alimentação e hábitos mais saudáveis (como exercícios físicos) são alguns contextos diários e desafios relatados pelos participantes. Há uma harmonização entre as atividades pessoais e de trabalho quando o participante se encontra realizado e contente com a sua profissão e local de trabalho. Existe, na maioria dos participantes, uma relação com a despersonalização/desrealização pessoal e a falta de envolvimento com o trabalho, causando uma exaustão emocional. A pandemia trouxe medo e insegurança para alguns participantes, por outro lado, para outros trouxe maior organização e disponibilidade de tempo, favorecendo a realização de hábitos mais saudáveis. Observa-se que quando a emoção e a mente se encontram saudáveis, os hábitos e a saúde física acompanham o mesmo ritmo, mesmo com os efeitos da pandemia e as dificuldades escolares, conseguindo administrar melhor o tempo e suas escolhas. Esses resultados foram usados para a criação da plataforma: https://autoeducar.wixsite.com/autoeducar. São apresentadas atividades (as quais foram sugeridas pelos próprios participantes) como yoga, meditação, cursos, encontros, entre outras atividades, colaborando para a saúde física, emocional e mental dos professores. As atividades propostas visam trabalhar de forma integral no homem, tendo como inspiração a trimembração da filosofia antroposófica. Assim, esperamos contribuir para uma melhoria da qualidade da educação, a partir da valorização dos professores, alcançando os objetivos emergenciais para uma verdadeira transformação social.


  • Mostrar Abstract
  • Vários plexos contribuem para o trabalho do professor, profissão que apresenta grande responsabilidade e importância social. Em condições coerentes de estrutura e de saúde para o trabalho, lidam de forma comprometida com o seu lecionar, deixando um legado imensurável para as próximas gerações. Ser professor é trabalhar persistência, resiliência, entusiasmo, verdade e criatividade. Mas, para um trabalho efetivo é necessário a busca salutogênica diariamente. Com o intuito de trabalhar com a saúde física, psíquica e emocional dos professores de todos os níveis da educação, tanto da rede pública quanto da privada, foi realizado um diagnóstico online a fim de construir uma plataforma contendo atividades, informações, conteúdos, cursos e encontros que auxilie na qualidade de vida e no bem-estar dos professores. O diagnóstico e os resultados do trabalho foram realizados no período da pandemia, ocasionado pela COVID-19. Os professores foram convidados, via whatsapp e facebook, a responder um questionário no Google Formulário com 36 perguntas sobre os temas acima. Recebemos respostas de 118 professores (75.22% do gênero feminino), sendo 78 da rede pública, 31 da rede particular, 9 de ambas as redes. Ansiedade, agitação, falta de relaxamento (tensão), fadiga, insônia, pressões dos pais, desvalorização social, falta de material adequado, ausência de um ambiente escolar estruturado e saudável, salários baixos e incompatíveis com a carga e responsabilidade do trabalho, falta de tempo para uma boa alimentação e hábitos mais saudáveis (como exercícios físicos) são alguns contextos diários e desafios relatados pelos participantes. Há uma harmonização entre as atividades pessoais e de trabalho quando o participante se encontra realizado e contente com a sua profissão e local de trabalho. Existe, na maioria dos participantes, uma relação com a despersonalização/desrealização pessoal e a falta de envolvimento com o trabalho, causando uma exaustão emocional. A pandemia trouxe medo e insegurança para alguns participantes, por outro lado, para outros trouxe maior organização e disponibilidade de tempo, favorecendo a realização de hábitos mais saudáveis. Observa-se que quando a emoção e a mente se encontram saudáveis, os hábitos e a saúde física acompanham o mesmo ritmo, mesmo com os efeitos da pandemia e as dificuldades escolares, conseguindo administrar melhor o tempo e suas escolhas. Esses resultados foram usados para a criação da plataforma: https://autoeducar.wixsite.com/autoeducar. São apresentadas atividades (as quais foram sugeridas pelos próprios participantes) como yoga, meditação, cursos, encontros, entre outras atividades, colaborando para a saúde física, emocional e mental dos professores. As atividades propostas visam trabalhar de forma integral no homem, tendo como inspiração a trimembração da filosofia antroposófica. Assim, esperamos contribuir para uma melhoria da qualidade da educação, a partir da valorização dos professores, alcançando os objetivos emergenciais para uma verdadeira transformação social.

4
  • ELENICE TORRES AGUIAR GOMES
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RELAÇÕES DE TRABALHO EM CASA DE FARINHA: Município de Feira Nova/PE

  • Orientador : ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
  • GUILHERME JOSE FERREIRA DE ARAUJO
  • LAURA MESQUITA PAIVA
  • Data: 23/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho visa compreender as condições de produção de farinha mandioca em Feira Nova/PE, bem como sensibilizar os discentes para a conscientização na preservação do meio ambiente, por meio de sugestões como descarte correto e reutilização dos resíduos da produção de farinha de mandioca, incluindo a Educação Ambiental. O produto final foi um vídeo curta-metragem contando a história da cadeia produtiva da mandioca, desde a sua plantação até o beneficiamento da farinha, com uma linguagem acessível e inclusiva, valorizando a cultura, ressaltando o tripé: Segurança Alimentar, Trabalho e Meio Ambiente. Este estudo caracterizou-se como exploratório e descritivo, sendo adotados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, registros fotográficos, entrevista com representante da Coopffen – Cooperativa dos Produtores de Farinha de Mandioca e seus derivados do Município de Feira Nova. Como resultado, pretende-se visibilizar as condições de trabalho, o destino dos resíduos, tendo como pegada ecológica (PE) o impacto ambiental causado pela mandiocultura. Além disso, valorizar o resgate histórico e a importância da conservação e o uso sustentável da mandiocultura, incentivar a segurança alimentar, a geração de renda e a inclusão social de forma digna e humanitária, respeitando o meio ambiente.


  • Mostrar Abstract
  • O presente trabalho visa estudar todo o processo de produção de farinha mandioca em Feira Nova/PE. Inicialmente foi necessário reformular o planejamento, por ter sido iniciado e findado em plena pandemia do COVID-19, impossibilitando a ida a campo com a frequência e dedicação que necessitaríamos. O produto final será um vídeo curta metragem no qual contaremos a história da cadeia produtiva da mandioca, desde a sua plantação até o beneficiamento da farinha, com uma linguagem acessível e inclusiva, valorizando a nossa cultura, ressaltando o tripé: Segurança Alimentar, Trabalho e Meio Ambiente. Este estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo, adotados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, registros fotográficos, entrevista com o secretário da Coopffen – Cooperativa dos Produtores de Farinha de Mandioca e seus derivados do Município de Feira Nova. Como resultado, pretende-se visibilizar as condições de trabalho, o destino dos resíduos, tendo como pegada ecológica (PE) o impacto ambiental causado pela mandiocultura. Além disso, busca-se também valorizar o resgate histórico e a importância da conservação e o uso sustentável da mandiocultura, incentivar a segurança alimentar, a geração de renda e a inclusão social de forma digna e humanitária, respeitando o meio ambiente.

5
  • CHARLITON SOARES DA SILVA
  • Jogo Digital “Meio Ambiente, Eis a Questão!” Como Ferramenta Educacional

  • Orientador : PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
  • VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
  • PAULO ROBERTO FLORÊNCIO DE ABREU E SILVA
  • Data: 23/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • A tecnologia está cada vez mais popular dentro das escolas e entre os estudantes. Entretanto, a falta de divulgação/exploração de jogos voltados para educação ambiental que atenda ao público jovem, geração mais conectada com o mundo virtual, desperta o interesse de pesquisas e o desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos (PTT) voltados para essa área. A gamificação, muito presente na vida dos jovens estudantes, é uma estratégia que pode aliar diversão e aprendizagem de conceitos e conteúdos ligados a educação ambiental. Dentro deste contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo voltado para o descarte de resíduos sólidos, como também envolver a microclimática local, a fim de contribuir significativamente no ensino-aprendizagem dos alunos em diversas áreas do ensino, mas principalmente nas ciências ambientais. O produto desenvolvido tem como nome “Meio ambiente, eis a questão!", o qual consiste em um labirinto pelo qual o jogador deverá responder uma série de perguntas, relacionados ao descarte de resíduos sólidos e a microclimática local. A cada resposta correta o jogador avançará de nível, foram elaboradas 50 perguntas no total. Alguns desafios como driblar os monstros, tempo máximo de 5 min são atrativos que mantém o jogador sempre ativo. É preciso trabalhar meio ambiente com metodologias ativas, uma vez que o lúdico também é uma opção de ensino e o uso da tecnologia vem para potencializar essas metodologias. Além disso, foi feita uma validação do jogo com profissionais da educação através da aplicação de questionário virtual pelo google forms de acordo com os critérios de avaliação dos PTTs da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir disso, foi possível observar que os docentes caracterizaram o PTT como inovador, de média complexidade, com alto impacto socioambiental, alta aplicabilidade, adequado para o 1º ano do Ensino médio e interdisciplinar. Por fim, este trabalho mostra como é possível desenvolver um jogo direcionado as questões ambientais e ainda fazer com que os alunos possam trabalhar e desenvolver uma práxis ambiental. Além disso, espera-se que este jogo seja amplamente utilizado por educadores promovendo um maior enriquecimento da educação ambiental e provocar debates dentro e fora de sala de aula.


  • Mostrar Abstract
  • Technology is increasingly popular within schools and among students. However, the lack of dissemination/exploration of games aimed at environmental education that serve the young audience, the generation more connected to the virtual world, arouses the interest of research and the development of technical and technological products (PTT) aimed at this area. Gamification, very present in the lives of young students, is a strategy that can combine fun and learning concepts and content related to environmental education. Within this context, this work aimed to develop a game aimed at the disposal of solid waste, as well as involving the local microclimate, in order to significantly contribute to the teaching-learning of students in various areas of education, but mainly in environmental sciences. The product developed is called "Environment, here's the question!", which consists of a labyrinth through which the player must answer a series of questions related to solid waste disposal and the local microclimate. will advance in level, 50 questions were prepared in total. Some challenges such as dribbling monsters, a maximum time of 5 min are attractive that keep the player always active. It is necessary to work on the environment with active methodologies, since play is also an option and the use of technology comes to enhance these methodologies. In addition, a validation of the game was carried out with education professionals through the application of a virtual questionnaire through google forms according to the evaluation criteria of the PTTs of the Personnel Improvement Coordination Higher Education (CAPES). From this, it was possible to observe that the 51 professors that answer the questionary characterized the PTT in general way as innovative, of medium complexity, with high impact the socio-environmental, high applicability, suitable for the 1st year of high school and interdisciplinary. Finally, this work shows how it is possible to develop a game aimed at environmental issues and still make students work and develop an environmental praxis. In addition, it is expected that this game will be widely used by educators promoting a greater enrichment of environmental education and provoking debates inside and outside the classroom.

6
  • FRANCISCO SARAIVA DE ALENCAR FILHO
  • EMPREGO DE APLICATIVO EDUCACIONAL PARA A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA AMBIENTAL DA BACIA DO RIO JABOATÃO-PE

  • Orientador : LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HELOTONIO CARVALHO
  • LUCIENE VIEIRA DE ARRUDA
  • LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
  • Data: 25/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • Por muitos anos, a área que engloba a Bacia Hidrográfica do Rio Jaboatão sofreu com a degradação ambiental. A poluição do rio, o desmatamento, a ocupação humana de forma errada, os despejos de esgotos, tudo isso contribui para a poluição e destruição de ecossistemas da região. Infelizmente, esse não é um problema isolado do município de Jaboatão dos Guararapes, mas, uma situação adversa que diversas sociedades pelo mundo acabam sofrendo: a crise ambiental. Tal problemática acaba gerando dificuldades que atingem indireta e diretamente os cidadãos. Para que os danos sejam atenuados, é preciso que pessoas sejam sensibilizadas para criação de novos hábitos sustentáveis. Com isso, a inclusão da educação ambiental na escola traz a possibilidade de uma maior interação dos discentes com a natureza, tornando-os protagonistas na preservação do meio em que estão inseridos. O objetivo deste trabalho consiste na sensibilização dos alunos de Jaboatão dos Guararapes-PE a partir do resgate da História Socioambiental do município materializado num aplicativo educacional. Este trabalho foi realizado em dois ambientes, na Escola Municipal Castelo Branco, localizada no Bairro de Vila Rica, município de Jaboatão dos Guararapes e nas proximidades do Rio Jaboatão. Mesmo sendo um ambiente que faz parte da vida das pessoas que residem na região, a preservação do Rio Jaboatão e de seus recursos naturais estão longe de ser alcançada. O aplicativo educacional proposto foi elaborado para turmas do Ensino Fundamental II, de 6.º a 9.º ano, com idades entre 10 e 15 anos. A proposta foi utilizar o aplicativo nas aulas de História, Geografia e Ciências, despertando o aluno para a História Ambiental, a preservação dos ecossistemas da região, práticas sustentáveis e o entendimento de que o Rio Jaboatão é um capital natural e que é possível fazer uso de seus recursos naturais sem poluí-lo. No aplicativo foram representados temas como História Ambiental, Educação Ambiental, poluição dos rios, Mata Atlântica, Bacia Hidrográfica do Rio Jaboatão, importância da Educomunicação e da Ecoalfabetização. Inicialmente, o produto seria aplicado os discentes do 6.º ano do ensino fundamental, porém, devido à pandemia do covid-19, o município de Jaboatão dos Guararapes teve suas aulas presenciais suspensas, retornando apenas em novembro de 2021 e em sistema de rodízio. Desta forma, o produto final teve que ser validado por professores, que, em sua maioria validou o aplicativo de forma positiva, informando que replicaria com os demais docentes. O contato com a temática meio ambiente e práticas sustentáveis trouxe o desenvolvimento de novas atitudes para a preservação dos recursos naturais.


  • Mostrar Abstract
  • Por muitos anos, a área que engloba a Bacia Hidrográfica do Rio Jaboatão sofreu com a degradação ambiental. A poluição do rio, o desmatamento, a ocupação humana de forma errada, os despejos de esgotos, tudo isso contribui para a poluição e destruição de ecossistemas da região. Infelizmente, esse não é um problema isolado do município de Jaboatão dos Guararapes, mas, uma situação adversa que diversas sociedades pelo mundo acabam sofrendo: a crise ambiental. Tal problemática acaba gerando dificuldades que atingem indireta e diretamente os cidadãos. Para que os danos sejam atenuados, é preciso que pessoas sejam sensibilizadas para criação de novos hábitos sustentáveis. Com isso, a inclusão da educação ambiental na escola traz a possibilidade de uma maior interação dos discentes com a natureza, tornando-os protagonistas na preservação do meio em que estão inseridos. O objetivo deste trabalho consiste na sensibilização dos alunos de Jaboatão dos Guararapes-PE a partir do resgate da História Socioambiental do município materializado num aplicativo educacional. Este trabalho foi realizado em dois ambientes, na Escola Municipal Castelo Branco, localizada no Bairro de Vila Rica, município de Jaboatão dos Guararapes e nas proximidades do Rio Jaboatão. Mesmo sendo um ambiente que faz parte da vida das pessoas que residem na região, a preservação do Rio Jaboatão e de seus recursos naturais estão longe de ser alcançada. O aplicativo educacional proposto foi elaborado para turmas do Ensino Fundamental II, de 6.º a 9.º ano, com idades entre 10 e 15 anos. A proposta foi utilizar o aplicativo nas aulas de História, Geografia e Ciências, despertando o aluno para a História Ambiental, a preservação dos ecossistemas da região, práticas sustentáveis e o entendimento de que o Rio Jaboatão é um capital natural e que é possível fazer uso de seus recursos naturais sem poluí-lo. No aplicativo foram representados temas como História Ambiental, Educação Ambiental, poluição dos rios, Mata Atlântica, Bacia Hidrográfica do Rio Jaboatão, importância da Educomunicação e da Ecoalfabetização. Inicialmente, o produto seria aplicado os discentes do 6.º ano do ensino fundamental, porém, devido à pandemia do covid-19, o município de Jaboatão dos Guararapes teve suas aulas presenciais suspensas, retornando apenas em novembro de 2021 e em sistema de rodízio. Desta forma, o produto final teve que ser validado por professores, que, em sua maioria validou o aplicativo de forma positiva, informando que replicaria com os demais docentes. O contato com a temática meio ambiente e práticas sustentáveis trouxe o desenvolvimento de novas atitudes para a preservação dos recursos naturais.

7
  • RAYZA LAURINDO DOMINGOS
  • IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NOS ESTUDOS E COMBATE DA COVID-19: APLICAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : HELOTONIO CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HELOTONIO CARVALHO
  • PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
  • SHEILLA ANDRADE DE OLIVEIRA
  • Data: 26/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • A Educação Estatística se faz necessária em diversas áreas do conhecimento, permitindo uma melhor interpretação de dados apresentados em variados contextos, instigando o pensamento crítico na fundamentação de julgamentos e tomada de decisões. A BNCC estabelece diretrizes para o ensino de conteúdos de Estatística, inserida na área de Matemática, desde o início do ensino fundamental para que, desde pequenos, os alunos tornem-se aptos a desenvolverem estratégias e habilidades por meio do raciocínio crítico frente a problemas cotidianos. No final do ano de 2019 apareceu o primeiro caso de Covid-19 na China e, pouco tempo depois, em 2020, foi decretado a situação de pandemia. Desde então, estamos nos deparando a todo momento com dados dispostos em tabelas e gráficos sobre o nível de contaminação, morte e recuperação por COVID-19. Essas informações chegam também às crianças através dos meios de comunicação, tornando importante que seja debatido com elas as causas e consequências da pandemia, incluindo a importância do isolamento social e campanhas de vacinação. Visando contribuir para esse aprendizado, o produto foco deste trabalho é uma cartilha educacional que destaque a importância da Estatística no combate a uma situação pandêmica nas aulas de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, trabalhando essa temática através de tabelas e gráficos, informações reais sobre a taxa de contaminação da COVID-19, buscando trazer o tema de forma leve e respeitando a faixa etária do público alvo. O produto terá como base os objetos de conhecimentos e habilidades presente na BNCC destinados ao terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental. Espera-se que, através da influência da cartilha, os alunos consigam ler e interpretar as informações dispostas, para que a partir disto, entendam a importância do isolamento social no controle da disseminação de uma doença viral como a COVID-19 e os efeitos da vacina enquanto agente imunizador da população.


  • Mostrar Abstract
  • A Educação Estatística se faz necessária em diversas áreas do conhecimento, permitindo uma melhor interpretação de dados apresentados em variados contextos, instigando o pensamento crítico na fundamentação de julgamentos e tomada de decisões. A BNCC estabelece diretrizes para o ensino de conteúdos de Estatística, inserida na área de Matemática, desde o início do ensino fundamental para que, desde pequenos, os alunos tornem-se aptos a desenvolverem estratégias e habilidades por meio do raciocínio crítico frente a problemas cotidianos. No final do ano de 2019 apareceu o primeiro caso de Covid-19 na China e, pouco tempo depois, em 2020, foi decretado a situação de pandemia. Desde então, estamos nos deparando a todo momento com dados dispostos em tabelas e gráficos sobre o nível de contaminação, morte e recuperação por COVID-19. Essas informações chegam também às crianças através dos meios de comunicação, tornando importante que seja debatido com elas as causas e consequências da pandemia, incluindo a importância do isolamento social e campanhas de vacinação. Visando contribuir para esse aprendizado, o produto foco deste trabalho é uma cartilha educacional que destaque a importância da Estatística no combate a uma situação pandêmica nas aulas de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, trabalhando essa temática através de tabelas e gráficos, informações reais sobre a taxa de contaminação da COVID-19, buscando trazer o tema de forma leve e respeitando a faixa etária do público alvo. O produto terá como base os objetos de conhecimentos e habilidades presente na BNCC destinados ao terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental. Espera-se que, através da influência da cartilha, os alunos consigam ler e interpretar as informações dispostas, para que a partir disto, entendam a importância do isolamento social no controle da disseminação de uma doença viral como a COVID-19 e os efeitos da vacina enquanto agente imunizador da população.

8
  • ERIC BERNARDINO GADELHA ROCHA

  • GO.FLORESTA: GAME EDUCACIONAL AGROFLORESTAL PARA ENSINAR SUCESSÃO ECOLÓGICA

  • Orientador : WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • FLÁVIA CAROLINA LINS DA SILVA
  • Data: 28/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • Ações para o enfrentamento da crise ambiental vivenciada estão presentes em diversas conferências globais, em especial da Agenda Mundial organizada pela Cúpula das Nações Unidas em que deu origem a 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Com destaque a ODS 12, que propõe ‘Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis’, o presente trabalho foi norteado em busca de soluções sustentáveis para o ambiente, por meio da educação, ao modelo convencional de produção agrícola através do emprego dos denominados Sistemas Agroflorestais (SAF). Os SAF são trazidos como resposta a essa demanda, fundamentada no cultivo de espécies agronômicas em conjunto com a construção de uma floresta, produzindo colheitas de forma sustentável e propõem manejos baseados na sucessão de espécies vegetais. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo digital que simule o processo de sucessão ecológica em um Sistema Agroflorestal. O game para smartphones “Go.Floresta” foi desenvolvido na plataforma Unity, um software para o desenvolvimento e programação por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicações) de códigos abertos e interface baseada em modelos Voxel, atribuindo noções de volume para pixels. Dada a partir da Agroflesta Experimental da UFPE - SAFe UFPE para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Com o intuito de cumprir com o rigor científico que uma investigação exige, a abordagem da pesquisa foi qualitativa e quantitativa, tomando como referência as ideias de Lüdke e os critérios da CAPES. A proposta do jogo com o tema Permacultura e Desenvolvimento Sustentável foi simular o processo de recuperação sustentável de uma área degradada, por meio do plantio adequado de espécies vegetais. Propomos o uso do jogo trazendo princípios da gamificação como proposta para a alfabetização científica e sensibilização com desafios, estratégias e recompensas, onde o jogador recuperava uma área devastada através do plantio de novas espécies controlando a distribuição das plantas, realizando podas e trocas de sementes, assim como em uma agrofloresta. Portanto, consideramos o game Go.Floresta, como um recurso tecnológico de aprendizagem móvel, que oportuniza o docente a interagir com seus estudantes, promovendo o diálogo e engajamento nas atividades do game, que contribuem para o conhecimento sobre sucessão ecológica.


  • Mostrar Abstract
  • Ações para o enfrentamento da crise ambiental vivenciada estão presentes em diversas conferências globais, em especial da Agenda Mundial organizada pela Cúpula das Nações Unidas em que deu origem a 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Com destaque a ODS 12, que propõe ‘Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis’, o presente trabalho foi norteado em busca de soluções sustentáveis para o ambiente, por meio da educação, ao modelo convencional de produção agrícola através do emprego dos denominados Sistemas Agroflorestais (SAF). Os SAF são trazidos como resposta a essa demanda, fundamentada no cultivo de espécies agronômicas em conjunto com a construção de uma floresta, produzindo colheitas de forma sustentável e propõem manejos baseados na sucessão de espécies vegetais. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo digital que simule o processo de sucessão ecológica em um Sistema Agroflorestal. O game para smartphones “Go.Floresta” foi desenvolvido na plataforma Unity, um software para o desenvolvimento e programação por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicações) de códigos abertos e interface baseada em modelos Voxel, atribuindo noções de volume para pixels. Dada a partir da Agroflesta Experimental da UFPE - SAFe UFPE para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Com o intuito de cumprir com o rigor científico que uma investigação exige, a abordagem da pesquisa foi qualitativa e quantitativa, tomando como referência as ideias de Lüdke e os critérios da CAPES. A proposta do jogo com o tema Permacultura e Desenvolvimento Sustentável foi simular o processo de recuperação sustentável de uma área degradada, por meio do plantio adequado de espécies vegetais. Propomos o uso do jogo trazendo princípios da gamificação como proposta para a alfabetização científica e sensibilização com desafios, estratégias e recompensas, onde o jogador recuperava uma área devastada através do plantio de novas espécies controlando a distribuição das plantas, realizando podas e trocas de sementes, assim como em uma agrofloresta. Portanto, consideramos o game Go.Floresta, como um recurso tecnológico de aprendizagem móvel, que oportuniza o docente a interagir com seus estudantes, promovendo o diálogo e engajamento nas atividades do game, que contribuem para o conhecimento sobre sucessão ecológica.

9
  • JUSCELINO REIS BARBOSA JUNIOR
  • Construindo conceitos utilizando uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS): o ensino da poluição atmosférica
  • Orientador : KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL
  • HELOTONIO CARVALHO
  • KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO
  • Data: 01/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • A teoria de aprendizagem significativa (TAS) de Ausubel coloca que algumas condições são fundamentais para que a aprendizagem ocorra, dentre elas, o aprendiz precisa manifestar disposição positiva para aprender. As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são sequências de ensino fundamentadas na TAS que visam atuar como facilitadora da aprendizagem significativa. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), a fim de dialogar e construir conceitos sobre poluição atmosférica com estudantes da educação básica no Ensino Fundamental anos Finais. Novos materiais com base na Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram propostos, visto que as ferramentas e estudos disponíveis na literatura que envolve o tema desta pesquisa são incipientes. A UEPS, como produto educacional, está estruturado em seis módulos, percorrendo os seguintes caminhos: a) levantamento prévio, b) situação problema introdutória, c) diferenciação progressiva, d) situação problema complexa, e) reconciliação integrativa e f) avaliação. A proposta apresentou dois momentos de validação: o primeiro se refere à análise de conteúdo , segundo Bardin (2011), e envolve os dados coletados nas atividades realizadas com os estudantes, que subsidiaram os indícios da promoção de uma ASC, permitindo o caminho para a validação da UEPS. A validação da UEPS aconteceu no segundo momento com a participação de professores graduados que lecionavam nos ensinos fundamental e médio, nos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Avaliando o produto desta pesquisa por meio de um questionário elaborado no Google forms. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS): o ensino da poluição atmosférica permitiu integrar ciências, meio ambiente e formação crítica do cidadão, como um recurso pedagógico que promove o ensino e desenvolve conscientização sobre a redução da poluição atmosférica, tema desta pesquisa. Os estudantes sentiram-se motivados a repensarem seus valores e costumes quanto à interação equilibrada com o meio ambiente, compreendendo os conceitos e dando significado a sua aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • Em 2019 aconteceu a Cúpula de Ação Climática, diversos líderes de governos nacional e local, sociedade civil, bancos e empresas, reuniram-se para desenvolver uma ação real em direção a uma economia resiliente de zero carbono até 2050. Após dois anos, O “The World Air Quality Index Project” em março de 2022, indicou o Brasil como a 38ª nação com o ar mais poluído do mundo, ficando atrás de países que compõem os continentes Asiático e Europeu. Partindo desta premissa, a proposta da UEPS é propor novos materiais de aprendizado uma vez que as ferramentas disponíveis e pesquisa para esta finalidade ainda são tímidas, e quando pensado em proposta de ensino, com base na Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) são poucos os estudos publicados. Sendo assim será produzido um material inédito, de valor exponencial para o ensino da temática, ocorrendo a interdisciplinaridade. A UEPS estruturada em 5 blocos, percorrendo os seguintes caminhos: Levantamento prévio, situação problema introdutória, diferenciação progressiva, situação problema complexa e reconciliação. Para validação será necessário participação de professores graduados e que lecionem as disciplinas da grande área de Ciências da Natureza e suas tecnologias e professores de ciências para o ensino fundamental. Além da análise de Bardhan das atividades entregues pelos estudantes.

2021
Dissertações
1
  • JUANITO FRANCISCO MOURA TAVARES
  • APLICATIVO H2OLHA COMO RECURSO DIDÁTICO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS HÍDRICAS EM OLINDA-PE

  • Orientador : LAURA MESQUITA PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAURA MESQUITA PAIVA
  • BRUNO SEVERO GOMES
  • ROGER FAGNER RIBEIRO MELO
  • Data: 11/02/2021

  • Mostrar Resumo
  • Em meio à ascensão das tecnologias móveis, temos que encontrar práticas pedagógicas inovadoras que dialoguem com a atualidade, rompendo o predomínio da escrita tradicional na construção e transmissão de conhecimento. Assim, foi feita uma coleta de dados com os alunos dos 2° Anos do Ensino Médio do Colégio Imaculado Coração de Maria, onde a pergunta principal era: “Quais problemas são acarretados com os repetidos casos de alagamentos no entorno da Cidade de Olinda?”. A partir do reconhecimento dos contextos da realidade da comunidade escolar e das abordagens observadas e relatadas pelos estudantes em decorrência dos alagamentos, destacam-se as doenças transmitidas em ambientes aquáticos como: leptospirose, esquistossomose, dentre outras. Promovendo não apenas a sensibilização ambiental para conservação do meio ambiente e da saúde coletiva, mas também contribuindo para criação de laços identitários referentes à comunidade, surgiu a ideia de criar um aplicativo on-line para ser usado em smartphones e tablets com o objetivo de relatar, informar, localizar e prevenir a transmissibilidade das infecções. Na produção do mobile app, foi utilizado o aplicativo Thunkable, desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), no qual se utilizam block`s de comando para codar (ato de criar códigos), foi utilizado também o fire base da Google, o qual disponibiliza um banco de dados gratuitos com a parceria do Thunkable. O trabalho foi moldado em uma pesquisa-ação dividida em quatro etapas: 1. Explorativa (identificação dos principais locais de alagamento), 2. Pesquisa (aquisição de conceitos científicos), 3. Ação (elaboração do aplicativo), 4. Qualificação (visa a validar o produto) o produto foi validado por toda a comunidade escolar. Espera-se que o recurso tecnológico contribua de forma expressiva na mudança de hábitos ambientais e no ensinoaprendizagem proporcionando uma mudança de postura da comunidade escolar perante o Meio Ambiente, Saneamento Básico, Saúde Coletiva. O produto educacional digital produzido está disponível nas plataformas para ser baixado gratuitamente. Futuramente, aperfeiçoamentos podem ser realizados com a intenção de inserir outras funcionalidades que reflitam ainda mais em ações de educação em saúde.


  • Mostrar Abstract
  • Em meio à ascensão das tecnologias móveis, temos que encontrar práticas pedagógicas inovadoras que dialoguem com a atualidade, rompendo o predomínio da escrita tradicional na construção e transmissão de conhecimento. Assim, foi feita uma coleta de dados com os alunos dos 2° Anos do Ensino Médio do Colégio Imaculado Coração de Maria, onde a pergunta principal era: “Quais problemas são acarretados com os repetidos casos de alagamentos no entorno da Cidade de Olinda?”. A partir do reconhecimento dos contextos da realidade da comunidade escolar e das abordagens observadas e relatadas pelos estudantes em decorrência dos alagamentos, destacam-se as doenças transmitidas em ambientes aquáticos como: leptospirose, esquistossomose, dentre outras. Promovendo não apenas a sensibilização ambiental para conservação do meio ambiente e da saúde coletiva, mas também contribuindo para criação de laços identitários referentes à comunidade, surgiu a ideia de criar um aplicativo on-line para ser usado em smartphones e tablets com o objetivo de relatar, informar, localizar e prevenir a transmissibilidade das infecções. Na produção do mobile app, foi utilizado o aplicativo Thunkable, desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), no qual se utilizam block`s de comando para codar (ato de criar códigos), foi utilizado também o fire base da Google, o qual disponibiliza um banco de dados gratuitos com a parceria do Thunkable. O trabalho foi moldado em uma pesquisa-ação dividida em quatro etapas: 1. Explorativa (identificação dos principais locais de alagamento), 2. Pesquisa (aquisição de conceitos científicos), 3. Ação (elaboração do aplicativo), 4. Qualificação (visa a validar o produto) o produto foi validado por toda a comunidade escolar. Espera-se que o recurso tecnológico contribua de forma expressiva na mudança de hábitos ambientais e no ensinoaprendizagem proporcionando uma mudança de postura da comunidade escolar perante o Meio Ambiente, Saneamento Básico, Saúde Coletiva. O produto educacional digital produzido está disponível nas plataformas para ser baixado gratuitamente. Futuramente, aperfeiçoamentos podem ser realizados com a intenção de inserir outras funcionalidades que reflitam ainda mais em ações de educação em saúde.

2
  • ARISMAR ESTEVAO GUEDES RAMOS
  • METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS EM ACAMPAMENTOS RURAIS PARA RECONHECIMENTO DE PROCESSO PRODUTIVOS AGROECOLÓGICOS

  • Orientador : ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
  • JOÃO DAMASCENO
  • MARIA APARECIDA GUILHERME DA ROCHA
  • Data: 30/06/2021

  • Mostrar Resumo
  • O presente Trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposição de uso de metodologia participativa para geração de diagnóstico socioeconômico ambiental do acampamento Antônio Cândido comunidade Engenho Novo, para reconhecimento de processos produtivos que permitam inserção dos produtos nas feiras de produtos agroecológicos. A literatura usada e os agentes sujeitos da pesquisa demonstram com clareza a eficácia das ferramentas participativas para solução de problemas e melhoria da qualidade de vida das pessoas e das práticas agrícolas de desenvolvimento sustentável do acampamento Antônio Cândido, prospectando uma produtividade pautada nos princípios da agroecologia. A pesquisa adaptou a teoria de Walter Simon de Boef e Marja Helen Thijssen no uso das diversas ferramentas participativas, de forma a utilizá-las no cotidiano do Assentamento. Foi realizado mapeamento participativo da comunidade e caminhada transversal, ambas dentro das medidas de segurança impostas pela pandemia do Covid 19. O mapeamento das áreas permitiu a visibilização dos espaços com aptidão para implantação de técnicas de manejo agroecológico, nas parcelas do acampamento Antônio Cândido, Goiana-PE. A caminhada transversal com envolvimento das lideranças trouxe maior clareza da importância de um planejamento participativo bem feito para definir um plano de desenvolvimento socioeconômico, ambiental e produtivo para a comunidade. Ajudou a definir os principais desafios presentes na comunidade bem como a necessidade de espaços de proteção ambiental. As metodologias participativas, discutidas e adaptadas na comunidade, foram um dispositivo efetivo na elaboração de uma agenda de planejamento de ações educativas e práticas agroecológicas que permitam avanço no processo de valorização da produção agrícola da comunidade e inserção em mercados locais mais adequados.


  • Mostrar Abstract
  • O presente Trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposição de uso de metodologia participativa para geração de diagnóstico socioeconômico ambiental do acampamento Antônio Cândido comunidade Engenho Novo, para reconhecimento de processos produtivos que permitam inserção dos produtos nas feiras de produtos agroecológicos. A literatura usada e os agentes sujeitos da pesquisa demonstram com clareza a eficácia das ferramentas participativas para solução de problemas e melhoria da qualidade de vida das pessoas e das práticas agrícolas de desenvolvimento sustentável do acampamento Antônio Cândido, prospectando uma produtividade pautada nos princípios da agroecologia. A pesquisa adaptou a teoria de Walter Simon de Boef e Marja Helen Thijssen no uso das diversas ferramentas participativas, de forma a utilizá-las no cotidiano do Assentamento. Foi realizado mapeamento participativo da comunidade e caminhada transversal, ambas dentro das medidas de segurança impostas pela pandemia do Covid 19. O mapeamento das áreas permitiu a visibilização dos espaços com aptidão para implantação de técnicas de manejo agroecológico, nas parcelas do acampamento Antônio Cândido, Goiana-PE. A caminhada transversal com envolvimento das lideranças trouxe maior clareza da importância de um planejamento participativo bem feito para definir um plano de desenvolvimento socioeconômico, ambiental e produtivo para a comunidade. Ajudou a definir os principais desafios presentes na comunidade bem como a necessidade de espaços de proteção ambiental. As metodologias participativas, discutidas e adaptadas na comunidade, foram um dispositivo efetivo na elaboração de uma agenda de planejamento de ações educativas e práticas agroecológicas que permitam avanço no processo de valorização da produção agrícola da comunidade e inserção em mercados locais mais adequados.

3
  • PAULO GOMES CARNEIRO FILHO
  • O PROCESSO DE DEGRADAÇÃO A PARTIR DAS RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO ARRAIAL DO NOVO BOM JESUS – RECIFE/PE

  • Orientador : BRUNO SEVERO GOMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BRUNO SEVERO GOMES
  • EVERSON BATISTA DE OLIVEIRA
  • THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
  • Data: 23/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • Durante o desencadeamento do Trabalho de Construção Profissional (TCP) serão abordados alguns dos aspectos responsáveis pelo processo de degradação socioambiental do Sítio Arqueológico do Arraial do Novo Bom Jesus. Local utilizado como ponto de partida no movimento que promoveu a expulsão dos holandeses da Capitania de Pernambuco no século XVII. O patrimônio está localizado no bairro dos Torrões, zona Oeste da cidade do Recife, em meio a uma praça pública. Na atualidade, ainda é possível visualizar algumas evidências da fortificação, por meio de seus baluartes, onde em um deles encontra-se fincado um monumento de granito criado no ano de 1872 pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), e uma abertura de um possível fosso. A pesquisa teve como objetivo fomentar ações educativas no sentido de desenvolver ferramentas de proteção ambiental e sustentabilidade, reduzir o uso indevido do espaço a partir do desenvolvimento de uma nova consciência ambiental e resgatar a memória histórica do patrimônio responsável por importante contribuição identitária da sociedade pernambucana. A estrutura metodológica foi pautada seguindo o levantamento de informações por meio das vinte visitas ao sítio, onde os espaços foram mapeados e comparados com dados extraídos de fontes bibliografias e iconográficas, além de entrevistas qualitativas e quantitativas. Diante disso, elaborou-se um livro paradidático como representação do Produto Técnico e Tecnológico (PTT), que será utilizado em escolas das redes particulares e públicas, junto aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, atendendo as referências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O produto apresentou ótima aceitação entre os profissionais da educação que participaram da validação, principalmente devido ao seu perfil interdisciplinar e pelo conteúdo narrativo inovador. O conjunto da obra resulta na criação de mecanismos que possibilitam desenvolvimento de uma nova consciência ambiental pautada em práxis, capazes de diminuir os rastros humanos sobre o espaço, valorizando a memória e garantindo sua manutenção para futuras gerações.


  • Mostrar Abstract
  • Durante a abordagem desta dissertação, observaremos alguns dos aspectos responsáveis pelo processo de degradação socioambiental do Sítio Arqueológico do Arraial do Novo Bom Jesus, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no ano de 1980. Local esse, utilizado como ponto de partida no movimento que promoveu a expulsão dos holandeses da Capitania de Pernambuco no século XVII. O espaço está localizado no bairro dos Torrões, zona Oeste da cidade do Recife, em meio a uma praça pública administrada pela prefeitura. Na atualidade, ainda é possível visualizar algumas evidências da fortificação, por meio de seus baluartes, onde em um deles encontra-se fincado um monumento de granito criado no ano de 1872 pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), e uma abertura de um possível fosso. Neste contexto, a escola, como espaço formal de educação, vem sendo utilizada como mecanismo transformador, permitindo a construção de novos conceitos e concepções. O levantamento de informações se deu por meio das inúmeras visitas ao sítio, onde os espaços foram mapeados, e comparados com dados extraídos de bibliografias e fontes iconográficas, além de entrevistas qualitativas e quantidades junto a pessoas que fazem o uso diário do espaço, como também a alguns moradores que chegaram à região por volta da década de 1950, onde acompanharam a evolução do bairro. Diante disso, elaboramos um livro paradidático como representação do Produto Técnico e Tecnológico (PTT), que será utilizado em escolas das redes particulares e públicas, junto a estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, atendendo as referências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O conjunto da obra permite o desenvolvimento de uma nova consciência ambiental pautada em uma nova práxis, capaz de diminuir os rastros humanos sobre o sítio, valorizando sua memória e garantindo sua manutenção para as futuras gerações.

4
  • MARCELLA NÍNIVE CAVALCANTI FERNANDES BENTO
  • Curso “Ser hUMano é Ser NATUREZA” - Formação docente afetiva e humanizada para mestrandos do PROFCIAMB UFPE

  • Orientador : THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA MARIA MENDONCA DE ALBUQUERQUE MELO
  • BRUNO SEVERO GOMES
  • THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
  • Data: 08/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho cria um curso de formação docente, por meio das ciências holísticas, que aborda uma relação mais sensível e humana com a natureza. O curso é para mestrandos do PROFCIAMB UFPE e lançado pelo site do Coletivo Safe UFPE, com auxílio de ferramentas digitais integrativas, disponíveis em versões gratuitas. Também é prevista uma versão presencial do curso. O curso é dividido em 6 partes: Acolhimento, Módulos, Fechamento, Formulário de Pesquisa, Certificação e Bônus. A seção de acolhimento ao aluno consiste em um vídeo tutorial dando boas-vindas e explicando o percurso do curso, bem como um manual sobre os processos avaliativos. Ademais vai conter informações sobre os quatro ENCONTROS ONLINES AO VIVO na intenção de criar uma roda de conversa - “CIRANDA DE INSPIRAÇÕES AO VIVO”. Os módulos são: 1- “Boas-vindas!”; 2- “O que a natureza te inspira?”; 3- “Quem apresentou o mundo para nós?”; 4- “Que crises estamos vivendo?” 5- “Como temos nos relacionado com o outro?” 6- “Como temos nos relacionado com o mundo?” 7- “A natureza que educa e transforma” 8- “O mundo pós pandemia será o mesmo?” 9- “O que minha trajetória de vida tem a ver com o educador que sou?” 10- “Que possibilidades são criadas na educação com e na natureza do lado de dentro?” 11- “Que possibilidades são criadas na educação com e na natureza do lado de fora?” 12- “E se... agroflorestar o mundo?”. A seção “Chegamos ao fim?” é uma provocação para os alunos refletirem sobre a perspectiva de fechamento de ciclos. Os mestrandos foram convidados a registrar sua avaliação de acordo com as normas da CAPES para avaliação e validação de Produto Técnico e Tecnológicos (PTTs). O curso “Ser hUMano é Ser natureza” obteve em todos os parâmetros notas acima de 9,6 e o caderno de apoio pontuação acima de 9,5. O que valida que o produto educacional (curso) e o caderno de apoio ao curso estão aptos para cumprir a função a qual foram designados. O Bônus será o Jornal Informativo Agroflorestando a Universidade, e a criação de cartões intitulado “AQUECENDO A NATUREZA QUE SOMOS.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho pretende criar um curso de formação profissional que aborda uma relação mais sensível e humana afetiva com a natureza. O curso será online para egressos e mestrandos do PROFCIAMB UFPE com finalidade de inspirar mudança de visão de mundo e comportamento do educador em relação ao contexto sócio ambiental na pandemia e no pós-pandemia. Este curso será lançado pelo Coletivo Safe UFPE no site: INÍCIO | SAFe UFPE (coletivosafe.org) e ocorrerá na plataforma Moodle da USP (PROFCIAMB - Ambiente Virtual de Aprendizagem: Acesso ao site (usp.br), em julho e agosto de 2021, com auxílio de ferramentas digitais integrativas, disponíveis em versões gratuitas, sendo por acesso online ou baixadas em aplicativos. São elas: SYMPLA, GOOGLE DRIVE; GMAIL; YOUTUBE; MENTIMETER; PADLET; GOOGLE MEET; WHATSAPP; LISTA DE E-MAILS; CANVA E O JAMBOARD. O curso será dividido em 6 partes: Acolhimento, Módulos, Fechamento, Formulário de Pesquisa, Certificação e Bônus. A seção de acolhimento ao aluno consiste em um vídeo tutorial dando boas vindas e explicando o percurso do curso, bem como um manual sobre os processos avaliativos. Ademais vai conter informações sobre os quatro ENCONTROS ONLINES AO VIVO (pela plataforma MEET) na intenção de criar uma roda de conversa - “CIRANDA DE INSPIRAÇÕES AO VIVO” que contarão com a participação de convidados que vivenciam na prática conteúdos abordados ao longo do curso. Os módulos são: Módulo 1-Boas vindas! Módulo 2- O que a natureza te inspira? Módulo 3- Quem apresentou o mundo para nós? Módulo 4- Que crises estamos vivendo? Módulo 5- Como temos nos relacionado com o outro? Módulo 6- Como temos nos relacionado com o mundo? Módulo 7- A natureza que educa e transforma Módulo 8- O mundo pós pandemia será o mesmo? Módulo 9- O que minha trajetória de vida tem a ver com o educador que sou? Módulo 10- Que possibilidades são criadas na educação com e na natureza do lado de dentro? Módulo 11- Que possibilidades são criadas na educação com e na natureza do lado de fora? Módulo 12- E se... agroflorestar o mundo?. A seção “Chegamos ao fim?” é uma provocação para os alunos refletirem sobre a perspectiva de fechamento de ciclos. O formulário de pesquisa será criado no Google Formulários de acordo com as normas da CAPES para avaliação e validação de produtos técnicos e tecnológicos e incluído na Plataforma Moodle. O formulário será utilizado para avaliar e validar o curso baseado nos critérios da CAPES: 1)Impacto, 2)Aplicabilidade, 3)Inovação e 4)Complexidade. Os certificados serão emitidos pelo SYMPLA e o link para baixar o certificado será postado na plataforma MOODLE. O Bônus será o Jornal Informativo Agroflorestando a Universidade, criado e editado no WORD, postado na plataforma ISSUU.COM para acesso dos alunos, bem como a criação de cartões criados e editados no CANVA, transformados em PDF intitulado “AQUECENDO A NATUREZA QUE SOMOS”, com o objetivo de aquecer a vida com músicas, poesias, fotos e atitudes mais sustentáveis para a mente, corpo e coração. O curso será finalizado em 2 meses para que os alunos consigam aproveitar melhor os conteúdos de cada módulo, bem como vivenciar as atividades de maneira fluida.

5
  • SILVÂNIA MIRANDA FERREIRA FIGUEIRÔA
  • JOGO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS.

  • Orientador : LAURA MESQUITA PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BRUNO SEVERO GOMES
  • JADSON DIOGO PEREIRA BEZERRA
  • LAURA MESQUITA PAIVA
  • Data: 04/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • Urge a necessidade de encontrar soluções para uma interação menos destrutiva dos seres humanos com o meio ambiente. Formar cidadãos e cidadãs é um dos objetivos da educação. Desenvolver na escola temas voltados à sustentabilidade é uma forma de conscientizar os estudantes quanto à sua participação e responsabilidade no que tange aos problemas ambientais. Utilizar os recursos tecnológicos como ferramentas didáticas para atender os estudantes nativos da internet é um caminho promissor no processo de ensino aprendizagem. Com o crescente uso dos jogos digitais na escola, a integração do conhecimento e o lúdico promove no estudante maior prazer em estudar.  Sendo assim, este projeto objetivou desenvolver um jogo digital, tipo quiz, com a finalidade de propiciar a sensibilização dos estudantes em relação ao descarte incorreto dos resíduos sólidos no rio Capibaribe.  O desenvolvimento da pesquisa foi baseado na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, dando enfoque na coletiva seletiva e os 3R’s, como também nas orientações da Base Nacional Comum Curricular e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esta pesquisa de campo e de abordagem qualitativa foi desenvolvida com os estudantes do segundo ano da Escola de Referência em Ensino Médio Martins Júnior, localizada na região metropolitana do Recife. Para a validação do jogo didático e sua importância no contexto escolar, um questionário foi aplicado com os educadores.  Desta forma, espera-se que o jogo venha contribuir no processo de ensino e aprendizagem como mais uma ferramenta didática que promova o entendimento de temas e práticas que possam proporcionar aos estudantes, um novo olhar sobre os problemas ambientais que os envolvem, e que de forma critica e participativa possam construir uma interação mais harmoniosa com o meio ambiente.


  • Mostrar Abstract
  • O rio Capibaribe, que percorre majestosamente os centros urbanos da cidade de Recife, é de importância fundamental no contexto histórico, econômico e socioambiental do estado de Pernambuco. Às suas margens, na comunidade de Santa Luzia localizada no bairro da Torre, logradouro de muitos estudantes da Escola de referência em Ensino Médio Martins Júnior, existe uma grande quantidade de resíduos sólidos que ficam expostos, mostrando o descompasso entre o homem e o meio ambiente. Nessa perspectiva, a escola sendo um espaço de construção e reconstrução de conhecimento com o compromisso de servir à coletividade, tem o poder que passa por conhecimentos teóricos e práticas de transformar e introduzir mecanismos que venham fazer parte do cotidiano dos estudantes, desencadeando uma interação mais precisa entre os mesmos e o meio ambiente, possibilitando uma nova leitura de mundo. Assim, este projeto tem por objetivo desenvolver um jogo digital, tipo quizz, como recurso didático para os estudantes do ensino básico, com a finalidade de propiciar a sensibilização para o conhecimento de novos saberes, relacionados com as questões ambientais, como o descarte correto dos resíduos sólidos, como caminho para novas posturas no sentido de mitigar o processo de vulnerabilidade socioambiental em que se encontram, contribuindo para a formação de sujeito críticos e transformadores nos espaços em que convivem. Partindo desta problemática, a pesquisa será desenvolvida com 40 estudantes do segundo ano do ensino médio, utilizando aulas de campo, registros fotográficos, realização de entrevistas e aplicação de questionário como instrumentos para a coleta de informações. Desta forma, espera-se que o jogo venha contribuir no processo de ensino e aprendizagem como mais uma ferramenta didática que promova o entendimento de temas e práticas que possam proporcionar um novo olhar sobre o descarte incorreto dos resíduos sólidos nos recursos hídricos.

6
  • MARISTELA SOUZA DA SILVA
  • "ECOMAR" um blog como recurso pedagógico interdisciplinar para formação do sujeito ecológico.

  • Orientador : WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BETANIA CRISTINA GUILHERME
  • BRUNO SEVERO GOMES
  • WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • Data: 21/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • A vida na água é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU para 2030, tendo como uma de suas metas a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, principalmente, porque o ambiente marinho encontra-se cada vez mais ameaçado pelas ações antrópicas. Almejando atingir essa meta, este projeto de atuação teve como objetivo geral, produzir um blog como recurso pedagógico interdisciplinar para formação de sujeitos ecológicos, fundamentada na aprendizagem online na perspectiva construtivista e nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa e quantitativa do tipo pesquisa participante e consistiu em três etapas: diagnóstico situacional e escolha do grupo amostral; desenvolvimento do protótipo; sondagem do conhecimento do estudante sobre o blog. A pesquisa foi desenvolvida na escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar localizada no município do Paulista/PE. Em seguida, foi desenvolvido um blog na plataforma WIX. A validação do produto educacional ocorreu por meio de aulas remotas e questionários online aplicados com os estudantes das séries finais do ensino fundamental II, professores e especialistas da área da educação ambiental e de tecnologia educacional. Os resultados indicaram que o blog ECOMAR como ambiente virtual é uma fonte de pesquisa, informação e interatividade de grande importância para conservação dos ecossistemas marinhos, como também pode ser um recurso tecnológico utilizado em todos os componentes curriculares. Portanto, consideramos o blog ECOMAR, como uma plataforma de aprendizagem colaborativa, que oportuniza o docente a interagir com seus estudantes e os demais leitores, promovendo o diálogo, a publicação e autoria de textos, fotos, músicas, podcasts, atividades, entre outras ações educativas que contribuem para formação do sujeito ecológico.


  • Mostrar Abstract
  • A conservação do ambiente marinho é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU para 2030, principalmente porque encontra-se cada vez mais ameaçado pelo descarte desenfreado dos resíduos sólidos. Formar sujeitos ecológicos para atender essa demanda é de extrema importância, para isso este projeto de atuação terá como objetivo geral a produção de um blog como recurso tecnológico interdisciplinar, fundamentada na aprendizagem online na perspectiva construtivista e nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. A abordagem metodológica adotada será qualitativa do tipo pesquisa participante e será aplicada na escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar no município do Paulista/PE e validado com os estudantes do 8° e 9° anos do ensino fundamental. Inicialmente está sendo realizada uma pesquisa bibliográfica para delimitar as correntes filosóficas que nortearão os conteúdos presentes no produto proposto e para busca de tutoriais que orientem sua construção. Para isso houve um encontro remoto com os estudantes no qual, foi apresentada a temática da pesquisa e o produto educacional, posteriormente, foi aplicado um pré-teste, utilizando o Google forms, composto por 8 perguntas semiestruturadas com intenção de conhecer as percepções e contribuições dos estudantes em relação a construção do blog. Criar ambientes virtuais de aprendizagem se tornou uma necessidade de extrema urgência para o processo de ensino e aprendizagem, devido ao cenário pandêmico que tornou imprescindível a transição das aulas presenciais para as aulas remotas. Com este propósito, consideramos que o blog, como ambiente virtual de aprendizagem colaborativa, oportuniza o docente a interagir com seus estudantes e os demais leitores, promovendo o diálogo, a publicação e autoria de textos, fotos, músicas, atividades, planos de aula, entre outras ações educativas.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10