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Dissertações |
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RICARDO FIRMINO VIEIRA
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PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA A PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ESPAÇOS DE EXCEÇÃO DO MUNICÍPIO DE GRAVATÁ (PE)
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Orientador : LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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LAURA MESQUITA PAIVA
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LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
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ROXANA CARDOSO BARRETO
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Data: 01/02/2023
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Este trabalho tratará das áreas de exceção existentes no município de Gravatá, PE. Áreas de exceção são aqueles espaços geográficos que apresentam valores pluviométricos e de umidade, de uma maneira geral, que as individualizam com vegetação de florestas subcaducifólias a subperenifólias em pleno domínio das caatingas hipoxerófilas. Representam espaços estratégicos, do ponto de vista ambiental, por contemplarem uma rica biodiversidade e conterem um número expressivo de nascentes que alimentam riachos que compõem a drenagem de primeira ordem. Como modelo para ser abordado e utilizado pelos professores de Geografia e Ciências, foi escolhida a Reserva Benedito, situada no município de Gravatá (PE), em que existem, ainda, restos da primitiva cobertura florestal, mas que se encontra com uma zona de amortecimento no entorno que poderá por em risco a existência da referida reserva. O ensino de caráter geoecológico e geoambiental reveste-se de particular importância, à medida que poderá desenvolver nas crianças e adolescentes da área e do município, com a colaboração dos docentes do município, uma concepção científica de mundo e uma atitude de conservação e/ou preservação da natureza, sobretudo das áreas de exceção. No que se refere à prototipação, o uso de drone na produção de um vídeo como recurso didático, sendo ferramenta de auxílio na transmissão de conteúdos relacionados à preservação e conservação das matas úmidas. No capítulo, serão consideradas as seguintes dimensões de ensino, a saber, conceituais (o que ensinar), procedimentais (o que utilizar e como ensinar) e atitudinais, a partir de exemplos significativos extraídos da área de estudo, que é a Reserva Benedito, onde se pretende realizar um estudo referente às áreas de exceção que viabilize um conjunto de ações educacionais voltadas para a formação de um caráter ambiental para os jovens estudantes, bem como para toda a comunidade, interessados em preservar e conservar estes espaços úmidos do semiárido pernambucano, no agreste central.
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Este trabalho tratará das áreas de exceção existentes no município de Gravatá, PE. Áreas de exceção são aqueles espaços geográficos que apresentam valores pluviométricos e de umidade, de uma maneira geral, que as individualizam com vegetação de florestas subcaducifólias a subperenifólias em pleno domínio das caatingas hipoxerófilas. Representam espaços estratégicos, do ponto de vista ambiental, por contemplarem uma rica biodiversidade e conterem um número expressivo de nascentes que alimentam riachos que compõem a drenagem de primeira ordem. Como modelo para ser abordado e utilizado pelos professores de Geografia e Ciências, foi escolhida a Reserva Benedito, situada no município de Gravatá (PE), em que existem, ainda, restos da primitiva cobertura florestal, mas que se encontra com uma zona de amortecimento no entorno que poderá por em risco a existência da referida reserva. O ensino de caráter geoecológico e geoambiental reveste-se de particular importância, à medida que poderá desenvolver nas crianças e adolescentes da área e do município, com a colaboração dos docentes do município, uma concepção científica de mundo e uma atitude de conservação e/ou preservação da natureza, sobretudo das áreas de exceção. No capítulo, serão consideradas as seguintes dimensões de ensino, a saber, conceituais (o que ensinar), procedimentais (o que utilizar e como ensinar) e atitudinais, a partir de exemplos significativos extraídos da área de estudo.
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EDUARDO RICARDO DA SILVA
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“CAPIBA MAPS”: mapa digital como recurso didático e interdisciplinar para estudo de impactos ambientais na bacia do Rio Capibaribe
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Orientador : WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREI DOMINGUES CECHIN
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THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
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WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
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Data: 09/02/2023
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Atualmente os recursos digitais de aprendizagens estão cada vez mais inseridos na comunidade escolar e nas dinâmicas pedagógicas realizadas em sala de aula da educação básica. A necessidade por estes recursos tecnológicos em uma era globalizada desafia muitos profissionais da educação a se reinventarem em suas metodologias e em suas práticas. Um artefato bastante pertinente que permite analisar a realidade socioespacial é o mapa, e através dele muitos elementos podem ser identificados entre territórios, sejam físico-naturais ou socioeconômicos que buscam despertar a curiosidade do aluno que pertence àquele local, numa linguagem simples para domínio de alunos e professores. Deste modo o presente trabalho teve como objetivo geral criar um mapa digital como recurso pedagógico interdisciplinar para identificar impactos ambientais no Rio Capibaribe. Para tanto, foi utilizada para embasamento teórico a Teoria da Aprendizagem Móvel, o conceito de Pegada ecológica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas. O produto tecnológico Capibamaps foi desenvolvido por meio da plataforma Wix para criação de websites vinculada ao Google Maps, realizando o recorte espacial do trecho do Rio Capibaribe no município de São Lourenço da Mata em Pernambuco, obtendo deste modo o mapa digital. A validação do produto ocorreu através de um questionário aplicado no google formulários com professores da educação básica de instituições públicas e privadas de ensino, de acordo com os critérios propostos pela Capes com relação a Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade. Os resultados apontaram que o Capibamaps é uma fonte de informação e pesquisa de grande relevância para a conscientização de problemas socioambientais em cursos fluviais, bem como também é considerado um recurso didático e tecnológico para uso em outros componentes curriculares. De todo modo, o mapa digital Capibamaps é uma plataforma de aprendizagem móvel e colaborativa, que auxilia o docente em suas práticas pedagógicas com estudantes entre outros leitores, promovendo discussões, análise de dados amostrais e visuais, além de conhecimento e cuidado acerca de questões ambientais como ações educativas para construção de um ambiente educacional interativo.
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Atualmente os recursos de aprendizagens estão cada vez mais inseridos na comunidade escolar e nas dinâmicas pedagógicas realizadas em sala de aula. A necessidade por estes recursos tecnológicos em uma era globalizada desafia muitos profissionais da educação a se reinventarem em suas metodologias ativas e em suas práticas. Um artefato bastante pertinente que permite analisar a realidade socioespacial é o mapa, e através dele muitos elementos podem ser identificados entre territórios, sejam físico-naturais ou socioeconômicos. Deste modo o presente trabalho tem como objetivo criar um mapa digital por meio da análise de impactos socioambientais evidenciados no espaço estuarino do Rio Capibaribe. Para isso utilizaremos a Teoria da Aprendizagem Significativa no desenvolvimento e avaliação da proposta. A pesquisa será realizada em uma escola no município de São Lourenço da Mata-PE, localizado na Região Metropolitana do Recife. Trata-se de uma cidade na qual é considerada um dos assentamentos urbanos mais antigos do Brasil, possuindo grande diversidade natural, econômica e cultural. Conhecido como “capital do Pau-Brasil” - através da reserva ecológica de Tapacurá, remanescente de Mata Atlântica onde se encontram mais de 100 mil árvores de Pau-Brasil – o município possui um grandioso recurso que contempla a região, a bacia do Rio Capibaribe, que contribui para valorizar mais ainda o ecossistema local além de fortalecer a economia local. Tal recurso vem sendo degradado constantemente através de práticas antrópicas, como por exemplo, a poluição da água. Sobretudo através de processos da urbanização. Inicialmente está sendo realizada uma pesquisa bibliográfica e estudos em pontos específicos da cidade às margens do rio com estudantes do ensino médio para mapear problemas socioambientais de grande repercussão na cidade, além de mostrar ideias que proporcionem a redução de impactos. A agricultura familiar é uma das atividades econômicas mais eminente na localidade, levando dependência do recurso fluvial para famílias, então também serão executadas ações necessárias para auxiliar profissionais da educação básica e também estudantes através de um produto técnico-tecnológico a ser desenvolvido para explicitar a importância das ciências ambientais, da pegada ecológica com práticas sustentáveis que visem melhorar o processo de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas. A prototipação do produto técnico e tecnológico será realizada mediante revisão bibliográfica, aplicação de questionário com o público alvo e criação do mapa digital como principal recurso didático. A validação do produto ocorrerá através de uma pesquisa quali-quantitativa por meio de formulários digitais com professores da educação básica de variados componentes curriculares, promovendo a interação e interdisciplinaridade para o ensino das ciências ambientais.
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TATIANA MARQUES DUARTE
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVENDO ESCOLA E A COMUNIDADE, ATRAVÉS DE JOGO EDUCATIVO: ESTUDO DE CASO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES
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Orientador : THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA MARIA MENDONCA DE ALBUQUERQUE MELO
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LAURA MESQUITA PAIVA
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THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
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Data: 23/02/2023
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O aumento populacional aliado à produção e consumo excessivo de bens, faz gerar resíduos que se tornam cada vez mais visíveis e prejudiciais ao meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) é a principal ferramenta de mudança ambiental, considerada a base para o desenvolvimento de uma opinião crítica que engaje os cidadãos na abordagem das questões relacionadas aos resíduos sólidos, desde a geração até a sua disposição final. Assim, é fundamental que a noção de preservação ambiental seja trabalhada desde a tenra idade, sendo complementada e aperfeiçoada na escola, pois enfatiza o seu papel em relação à formação de cidadãos críticos e proativos. Dessa forma, o jogo educativo constitui um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento destas habilidades. A pesquisa, de cunho quantitativo, foi realizada na Escola João Paulo I, situada em Jaboatão dos Guararapes-PE e teve como produto final um jogo de tabuleiro pedagógico inclusivo sobre o meio ambiente, coleta seletiva e correta destinação de resíduos sólidos (brinquedo físico). A metodologia aplicada, consistiu, inicialmente, na aplicação de uma entrevista dirigida aos funcionários da escola e, posteriormente, com os alunos e comunidade entorno com a finalidade de analisar a percepção que eles têm sobre a prática da educação ambiental. Em seguida, foi levantado quantitativamente os resíduos sólidos produzidos pela comunidade escolar, juntamente com a realização de um debate com os alunos acerca de conceitos desta temática. Posteriormente, foi promovido uma oficina na escola sobre reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos, onde o aluno produziu um produto reciclável e pôde levar para sua residência. Por fim, foi criado o jogo de tabuleiro com conceitos ambientais, com a finalidade de verificar didaticamente a compreensão dos alunos a respeito desta temática. Os resultados comprovaram que o produto final foi de grande valia para os estudantes, visto que todos os professores entrevistados concordam que o jogo explica de forma didática as questões ambientais, além de proporcionar mudanças de atitude com relação ao descarte incorreto dos resíduos, romper com as metodologias tradicionais e ser de fácil aplicação, compreensão e inclusão.
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O aumento populacional aliado à produção e consumo excessivo de bens, faz gerar resíduos que se tornam cada vez mais visíveis e prejudiciais ao meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) é a principal ferramenta de mudança ambiental, considerada a base para o desenvolvimento de uma opinião crítica que engaje os cidadãos na abordagem das questões relacionadas aos resíduos sólidos, desde a geração até a sua disposição final. Assim, é fundamental que a noção de preservação ambiental seja trabalhada desde a tenra idade, sendo complementada e aperfeiçoada na escola, pois enfatiza o seu papel em relação à formação de cidadãos críticos e proativos. Dessa forma, o jogo educativo constitui um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento destas habilidades. A pesquisa, de cunho quantitativo, foi realizada na Escola João Paulo I, situada em Jaboatão dos Guararapes-PE e terá como produto final um jogo de tabuleiro pedagógico inclusivo sobre o meio ambiente, coleta seletiva e correta destinação de resíduos sólidos (brinquedo físico). A metodologia aplicada, consistiu, inicialmente, na aplicação de uma entrevista dirigida aos funcionários da escola e, posteriormente, com os alunos e comunidade entorno com a finalidade de analisar a percepção que eles têm sobre a prática da educação ambiental. A próxima etapa será levantar quantitativamente os resíduos sólidos produzidos pela comunidade escolar, seguido do debate com os alunos acerca de conceitos sobre esta temática. Posteriormente, será promovido uma oficina na escola sobre reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos, onde o aluno irá produzir um produto reciclável e poderá levar para sua residência. Por fim, será criado um jogo de tabuleiro com conceitos ambientais, afim de verificar didaticamente a compreensão dos alunos a respeito desta temática.
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ALEX DA SILVA QUEIROZ
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Documentário para a Práxis Ambiental: a Vaquejada de Surubim (PE) e a Pegada da Latinha de Alumínio
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Orientador : OTACILIO ANTUNES SANTANA
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MEMBROS DA BANCA :
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OTACILIO ANTUNES SANTANA
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PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
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HERCILIA MELO DO NASCIMENTO
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Data: 27/02/2023
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A demanda e motivação deste trabalho surgiu a partir da informação do crescimento e da quantidade exponenciais da produção, do consumo, do descarte e do destino das latinhas de alumínio de forma incorreta no solo, principalmente nos grandes eventos culturais. Um evento cultural tradicional no meio da Caatinga sob o clima Semiárido, é a Vaquejada de Surubim, a festa realizada na terceira semana do mês de setembro, que chega a atrair cerca de 100.000 visitantes, para cidade de Surubim (PE). Envolto a importância cultural deste evento e pela pegada ecológica que ele proporciona para cidade e região, este Trabalho de Conclusão Profissional propôs e construiu um produto técnico e tecnológico (um Documentário) potente e efetivo para o processo de ensino e aprendizagem, pois de forma interdisciplinar conectou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamento, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, finalidade. O objetivo deste trabalho foi a partir de um meio (documentário) experenciar o consumo de um resíduo sólido, latinhas de alumínio, a levar a redução da pegada ecológica do evento cultural: A Vaquejada de Surubim. A construção do documentário foi realizada a partir da seguinte roteirização: escolha do tema a ser abordado e o tempo de duração; escolhas dos entrevistados, personagens, cinegrafista e narrador; envio de carta convite para os entrevistados; produção das perguntas e dos conteúdos abordados no ato das entrevistas; elaboração de um termo de consentimento de uso da imagem; e definição dos locais e cenários gravados, equipamentos audiovisuais. O processo de edição passou por uma organização sequencial das falas; das imagens; dos créditos e da qualidade do som e das imagens. O 'Documentário para a Práxis Ambiental: A Vaquejada de Surubim (PE) e a Pegada da Latinha de Alumínio' foi validado pelos professores da educação básica, profissionais envolvidos com a Vaquejada e pela comunidade em geral, com um objeto educacional seguindo os fundamentos da BNCC. Este produto técnico e tecnológico atingiu notas máximas nos quesitos da CAPES: aderência, inovação, complexidade, impacto e aplicabilidade.
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A demanda e motivação deste trabalho surgiu a partir da informação do crescimento e da quantidade exponenciais da produção, do consumo, do descarte e do destino das latinhas de alumínio de forma incorreta no solo, principalmente nos grandes eventos culturais. E que, apesar da reciclagem desse produto, caberá a toda sociedade, o compromisso de reduzir o consumo desse produto, preservar o meio ambiente local, entender a importância sobre materiais reciclados, do descarte correto de resíduos sólidos, coleta seletiva e do cuidado com à nossa casa comum: a Terra. O produto técnico e tecnológico a ser construído é potente e efetivo para o processo de ensino e aprendizagem, pois de forma interdisciplinar estar conectado e alinhado com os referenciais teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. e, é claro, por se desdobrar em uma práxis ambiental. O objetivo deste trabalho foi a partir de um meio (documentário) experenciar o consumo de um resíduo sólido, latinhas de alumínio, a levar a redução da pegada ecológica do evento cultural: A Vaquejada de Surubim. A construção do documentário foi realizada a partir da seguinte roteirização: escolha do tema a ser abordado e o tempo de duração; escolhas dos entrevistados, personagens, cinegrafista e narrador; envio de carta convite para os entrevistados; produção das perguntas e dos conteúdos abordados no ato das entrevistas; elaboração de um termo de consentimento de uso da imagem; definição dos locais e cenários a serem gravados, equipamentos audiovisuais. O processo de edição passou por uma organização sequencial das falas; das imagens; dos créditos e da qualidade do som e das imagens. Os resultados preliminares encontrados foram cumprir com as demandas solicitadas socialmente; validar com bons índices os resultados e aceitabilidade pelos docentes da rede básica de ensino e a CAPES; ser aprovado como uma potente ferramenta de aprendizagem; atingir o público-alvo e ser um produto interdisciplinar.
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MARCELLA RAYANA SOUSA FARIAS
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A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE RIBEIRINHA ACERCA DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS NA BARRAGEM PIRAPAMA E CRIAÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
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Orientador : JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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JAIRO LIZANDRO SCHMITT
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JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
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VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
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Data: 28/02/2023
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A percepção ambiental é hoje uma ferramenta que funciona para permitir a sensibilização do indivíduo, possibilitando às pessoas uma mudança de hábitos e ações acerca do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho visa detectar a percepção de moradores próximos a barragem: Pirapama. O rio Pirapama fica localizado no Cabo de Santo Agostinho, zona da Mata de Pernambuco, com capacidade de acumular 61 milhões de metros cúbicos de água. Portanto, a demanda socioambiental do produto é levar à prática da reflexão da poluição das águas nas barragens, onde a educomunicação faça a mobilização e desperte interesse entre estudantes e educadores para a formação da consciência ambiental. A finalidade deste produto leva a uma didática de ensino com as criações de “podcasts” por estudantes, professores e comunidade próxima à barragem. Os objetivos são: promover acesso e conhecimento sobre o histórico das barragens e como a mesma se encontra atualmente; analisar a percepção ambiental sobre a poluição hídrica da barragem; e promover a interdisciplinaridade envolvendo os docentes de diversos componentes curriculares para contribuírem com diferentes olhares acerca do tema. A elaboração do produto consiste na coleta de dados realizada por meio de entrevistas, questionários semiestruturados, anotações e gravações com os residentes próximos à barragem e desenvolvimento de uma série de podcasts com estudantes em sala de aula da escola de referência EREM Desembargador Antônio da Silva Guimarães localizada na cidade de Pontezinha, em Pernambuco. A criação dos podcasts foi pensado no sentido de inclusão deste recurso tecnológico de grande potencial pedagógico, muito flexível e de fácil acesso. A série de podcasts serão divulgados no Instagram da escola, YouTube e todas as plataformas de Podcasts. Os resultados esperados se dão pela efetivação da aprendizagem no que concerne ao meio ambiente e poluição das águas, a consciência do indivíduo para com o meio ambiente, e ampliação da visão sobre os serviços ecossistêmicos e as questões ambientais diante das interações antrópicas.
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A percepção ambiental é hoje uma ferramenta que funciona para permitir a sensibilização do indivíduo, possibilitando às pessoas uma mudança de hábitos e ações acerca do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho visa detectar a percepção de moradores próximos a barragem: Pirapama. O rio Pirapama fica localizada no Cabo de Santo Agostinho, PE (zona da Mata), com capacidade de acumular 61 milhões de metros cúbicos de água. Portanto, a demanda socioambiental do produto é levar à prática da reflexão da poluição das águas nas barragens, onde a educomunicação faça a mobilização e desperte interesse entre estudantes e educadores para a formação da consciência ambiental. A finalidade deste produto leva a uma didática de ensino com as criações de “podcasts” por estudantes, professores e comunidade próxima à barragem. Os objetivos são: promover acesso e conhecimento sobre o histórico das barragens e como a mesma se encontra atualmente; analisar a percepção ambiental sobre a poluição hídrica da barragem; e promover a interdisciplinaridade envolvendo os docentes de diversos componentes curriculares para contribuírem com diferentes olhares acerca do tema. A elaboração do produto consiste na coleta de dados realizada por meio de entrevistas, questionários semiestruturados, anotações e gravações com os residentes próximos à barragem e desenvolvimento de uma série de podcasts com estudantes em sala de aula da escola de referência EREM Desembargador Antônio da Silva Guimarães localizada na cidade de Pontezinha, em Pernambuco. A criação dos podcasts foi pensado no sentido de inclusão deste recurso tecnológico de grande potencial pedagógico, muito flexível e de fácil acesso. A série de podcasts serão divulgados no instagran da escola, YouTube e todas as plataformas de Podcasts. Os resultados esperados se dão pela efetivação da aprendizagem no que concerne ao meio ambiente e poluição das águas, a consciência do indivíduo para com o meio ambiente, e ampliação da visão sobre os serviços ecossistêmicos e as questões ambientais diante das interações antrópicas.
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NEMILEIDE COSTA MATIAS
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JOGO EDUCATIVO COMO FERRAMENTA MULTIDICISPLINAR NA CONSCIENTIZAÇÃO PARA PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL
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Orientador : PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA ISABELA DE ANDRADE PEREIRA
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PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
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VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
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Data: 28/02/2023
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O ambiente escolar é uma extensão do ambiente em que vivemos. E é de extrema relevância trabalhar a Educação Ambiental, conscientizando através dos mais diversos conteúdos trabalhados nas disciplinas e uma dessas formas é a utilização de jogos, que consegue de forma lúdica transmitir diversos temas. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro sobre reciclagem abordando os temas: reaproveitamento, meio ambiente e uma práxis consciente de forma multidisciplinar, como material de apoio pedagógico para as atividades de Educação Ambiental no Ensino Médio. Para isso, foi confeccionado tabuleiro, dado, cartas de cores variadas contendo perguntas, desafios, experimentos, bem como orientações nas cartas trunfo. Pequenos objetos reciclados também foram utilizados na dinâmica do jogo. Manual, além das regras do jogo, as quais conduzem os participantes e o mediador durante todo o desenvolver da atividade. Produzido em sua maior parte com materiais reciclados com aplicação na escola da rede Estadual de ensino, Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Joaquim Xavier de Brito, Recife-PE. Este jogo teve como base material rico em informações, associado a corrente ambientalista proposta por Hawken, ambientalista de mercado-verde, dentre outras propostas.
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O ambiente escolar é uma extensão do ambiente em que vivemos. E é de extrema relevância trabalhar a educação ambiental, conscientizando através dos mais diversos conteúdos trabalhados nas disciplinas e uma dessas formas é a utilização de jogos, que conseguem de forma lúdica transmitir diversos temas. Dentro deste contexto, este trabalho tem objetivo de desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a água abordando os temas: desperdícios, conservação e práxis conscientes de forma interdisciplinar, como material de apoio pedagógico para as atividades de Educação Ambiental no Ensino Médio. Para isso, serão confeccionados um tabuleiro, um dado, cartas de cores variadas contendo perguntas, desafios experimentais, bem como orientações nas cartas trunfo e pequenos objetos reciclados para serem utilizados no jogo. Além das regras do jogo, as quais conduzirão os participantes e o mediador durante todo o desenvolver do jogo. Será produzido em parte com materiais reciclados e pretende-se trabalhar em uma escola da rede Estadual de ensino, a EREFEM Joaquim Xavier de Brito, Recife-PE. Este jogo terá como base vasto material rico em informações, associando a correntes ambientalistas proposta por Hawken, ambientalista de mercado-verde, dentre outros. Espera-se ainda ao final dessa dissertação a sua aplicação e validação com alunos e docentes do ensino médio.
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DANIELA FLORENCIO DE ALBUQUERQUE
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A CARTILHA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA EM DEFESA DO MANGUEZAL
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Orientador : BRUNO SEVERO GOMES
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO SEVERO GOMES
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LAURA MESQUITA PAIVA
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VIRGINIA MICHELLE SVEDESE
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Data: 11/03/2023
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Vários são os instrumentos utilizados para o desenvolvimento da Educação Ambiental, entre eles o emprego das Histórias em Quadrinhos (HQs), considerada um material didático, lúdico, servindo como apoio em espaços formais e não - formais de aprendizagem. O objetivo geral do presente trabalho foi desenvolver uma Cartilha em Quadrinhos, intitulada “A Magia Mangal em: Salvando o Manguezal”, que versa sobre a importância e necessidade de conservação do ecossistema manguezal, e que servirá como instrumento para uma educação ambiental transformadora e para potencializar a aprendizagem significativa. A validação do Produto Técnico Tecnológico, a cartilha em quadrinhos, foi realizada por professores/as da educação básica, dos diversos componentes curriculares utilizando a abordagem metodológica quali - quantitativa, mediante aplicação de um formulário estruturado, no formato digital, criado através do Google Forms e encaminhado a grupos virtuais de professores e escolas, por meio do aplicativo whatsApp. Os professores/as validaram a cartilha em quadrinhos como um produto técnico tecnológico, que seguiu todos os critérios estabelecidos pela CAPES, considerando que pode ser utilizado como recurso em seus processos de aprendizagem relacionados à Educação Ambiental, além disso, também caracterizarem a cartilha como um material lúdico, com ilustrações de qualidade, de fácil compreensão e que possui clareza na linguagem e termos utilizados.
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Vários são os instrumentos utilizados para o desenvolvimento da Educação Ambiental, entre eles pode - se citar a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs), considerada um material didático, lúdico, que pode ser utilizado como apoio em espaços formais e não - formais de aprendizagem. O presente trabalho tem por objetivo geral desenvolver uma Cartilha em Quadrinhos, intitulada “Mangue Comics”, que versará sobre a importância e necessidade de conservação do ecossistema manguezal, e que servirá como instrumento para uma educação ambiental transformadora e para potencializar a aprendizagem significativa. Os objetivos específicos será fazer com que o estudantes que utilizem o material, assim como o público alvo - estudantes do 7º ano do ensino fundamental - possam compreender as principais características e dinâmica de funcionamento dos manguezais, associar as ODS’s aos serviços ecossistêmicos fornecidos pelo manguezal para o alcance da agenda 2030, e analisar os impactos socioambientais, econômicos e culturais, causados devido à degradação do ecossistema manguezal pelo ser humano, tendo em vista que este ecossistema faz parte direta e indiretamente da vida dos Pernambucano, sendo Pernambuco, um estado litorâneo com presença marcante de manguezais, que servem como fonte de renda, segurança alimentar e subsistência para diversas famílias, além de vários outros serviços ecossistêmicos fornecidos. Para a Prototipação da Cartilha “Mangue Comics” será realizado levantamento bibliográfico e aplicação de questionário diagnóstico com o público alvo, criação de personagens e enredo para composição da história. A validação do Produto Técnico Tecnológico, a cartilha em quadrinhos, será realizada utilizando a abordagem metodológica quali - quantitativa, mediante aplicação de formulários digitais semi estruturados aos professores da educação básica, dos diversos componentes curriculares, através de grupos virtuais de professores e escolas, por meio do aplicativo whatsapp.
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LUCELIA SANTANA TORRES DA SILVA
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES USANDO UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) E PADLET PARA O ENSINO DA SUSTENTBILIDADE ALIMENTAR
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Orientador : MARIA APARECIDA GUILHERME DA ROCHA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA APARECIDA GUILHERME DA ROCHA
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MARILIA REGINA COSTA CASTRO
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OTACILIO ANTUNES SANTANA
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Data: 15/03/2023
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Educar para a sustentabilidade alimentar é superar a cultura de uma alimentação pobre em nutrientes e sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente. Atenuar os impactos de produção e consumo como proposto pela Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), depende de grandes mudanças no Sistema Alimentar. Para contribuir com o ensino crítico preconizado pela BNCC são necessárias abordagens inovadoras, problematizadoras, bem como Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Nesse contexto as Unidades de Ensino Potencialmente Significativa Crítica (UEPS) são sequências de Ensino baseadas na Aprendizagem Significativa (AS) que podem contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos e na formação continuada de professores. o objetivo é usar a UEPS e o Padlet para o ensino da Sustentabilidade Alimentar na formação de professores e de alunos da Educação Básica. Na prototipação dos produtos técnicos e tecnológico (PTT) realizou-se uma Pesquisa-Ação para aplicação de uma UEPS Crítica sobre Sustentabilidade Alimentar em duas turmas do 2º ano do Ensino Médido, segundo os 8 passos da UEPS descritos por Moreira. Este tema faz parte da Trilha Pedagógica Meio Ambiente e Sociedade presente no Currículo do Novo Ensino Médio de Pernambuco. Na formação presencial de professores da Educação Básica também usou-se o Padlet como mural virtual, dinâmico e interativo. Aplicação e validação dos PTT ( UEPS e Padlet) foi exitosa tanto para o grupo de alunos quanto para o de professores. Os alunos demonstraram indícios de Aprendizagem Significativa através da avaliação dos Domínios Ausubelianos e da Análise de Conteúdo dos textos produzidos nas 14 aulas. Enquanto que os Professorese elaboraram um mapa mental e validaram a UEPS por meio de um questionário, em que descreveram o caráter inovador e o impacto positivo que essa metodologia possui para a práxis ambiental e para o ensino aprendizagem. Após a formação dos professores houve sugestões para melhoria do mural interativo do padlet, que foi aprimorado agregando-se hipertextos e hiperlinks e material complementar para contribuir com a Aprendizagem Significativa, UEPS e Sustentabilidade Alimentar. A versão final do padlet também foi validada por professores discentes do ProfCiamb e obteve uma excelente avaliação como um produto educacional inovador, fácil de ser aplicado e com possibilidades de trazer mudanças ao ensino da Sustentabilidade Alimentar
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe expectativas sobre o ensino por competências no Novo Ensino Médio, porém críticas são apontadas como a supressão de conteúdos, bem como de um currículo voltado para atender as demandas neoliberais. Outra questão refere-se à Educação Ambiental pouco fundamentada e resumida a algumas competências. No Estado de Pernambuco o Novo Ensino Médio, referenciado pela BNCC, contém na parte flexível, Trilhas Pedagógicas, que podem ser propostas pela escola com temáticas sobre Educação Ambiental. Dessa forma amplia-se o estudo das questões ambientais que deve ser crítico, associando o contexto social, político e econômico para contribuir na formação reflexiva e emancipatória, frente aos desafios contemporâneos. As Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) são estratégias de ensino baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Dessa forma, este trabalho objetiva usar uma UEPS Crítica, na área da Educação Ambiental, para formação de professores da Educação Básica devido à dificuldade de muitos profissionais com a temática e com as perspectivas do ensino por competência. Para isso, na Prototipação do Produto Técnico e Tecnológico (PTT) será realizada a aplicação da UEPS crítica na formação dos Professores da Educação Básica, que ocorrerá através de encontros formativos presencial e virtual (Plataforma Escola Conectada ou Moodle) e a elaboração de um Guia Didático sobre Alimentação e Conservação Ambiental. Tal estratégia pedagógica será avaliada por meio de questionários e validada pelos docentes. O PTT também pretende contribuir com dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Educação de Qualidade (4) e Consumo e Produção Sustentáveis (12). Além disso, em 2021 foi realizado um projeto piloto com aplicação da UEPS, em duas turmas de alunos do 2º Ano do ensino médio da Escola Estadual Henriqueta de Oliveira, com o tema da Trilha Meio Ambiente e Sociedade. Essa abordagem pedagógica mostrou-se bastante positiva e evidenciou indícios de Aprendizagem Significativa dos alunos.
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TATIANA DE FREITAS GILES LIMA SANTANA
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GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS ESCOLAS: CONSTRUÇÃO DE UM PLANO PEDAGÓGICO MULTIDISCIPLINAR
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Orientador : CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
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ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
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MONICA MARIA PEREIRA DA SILVA
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Data: 25/05/2023
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O crescente consumismo e uso de materiais descartáveis aumentaram significativamente a poluição ambiental e suas consequências maléficas para a saúde humana e dos ecossistemas. Para a solução dessa problemática é fundamental a gestão adequada dos resíduos sólidos. A escola é parte estratégica dessa solução, uma vez que é a instituição capaz de promover sensibilização e aprendizados em ampla escala. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo desenvolver um Plano Pedagógico Multidisciplinar de Gerenciamento de Resíduos Sólidos aplicado ao ensino formal, de forma a contribuir com a construção de um conhecimento comprometido com a sustentabilidade ambiental, social e econômica da comunidade escolar. Para a criação do plano que está inserido na cartilha foram feitas entrevistas com os profissionais da educação, de modo a conhecer os desafios, potencialidades e possíveis ações pedagógicas dentro de suas áreas de atuação. A entrevista foi realizada com 113 profissionais da educação incluindo professores, gestores e coordenadores pedagógicos, de diferentes áreas de conhecimento, distribuídos em 89 escolas de 40 municípios de 6 estados brasileiros. A ideia da entrevista foi obter subsídios para elaborar o Plano Pedagógico a partir das experiências dos próprios professores e demais profissionais da educação, além de saber como essa temática pode se tornar uma ferramenta pedagógica nas escolas. O Plano Pedagógico foi avaliado em relação a sua aplicabilidade, multidisciplinaridade e aderência às aulas e às atividades desenvolvidas pelos professores e pela escola. A análise revelou uma contribuição do plano pedagógico para a percepção das necessidades e dos problemas socioambientais e propostas de soluções. O plano pedagógico foi avaliado como um material didático que potencializa o trabalho docente, possibilitando mudanças de atitudes que podem efetivamente colaborar com a redução e melhor gestão dos resíduos e melhor uso dos recursos naturais.
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A questão do correto gerenciamento do lixo é um assunto bastante relevante para ser trabalhado na escola, visto que práticas cotidianas de consumo dos diversos tipos de materiais existentes, contribuem para a degradação ambiental. Por cada escola passam diariamente centenas de pessoas que descartam diversos tipos de materiais. Para promover a responsabilidade ambiental dos atores da escola e assim possibilitar que essa atitude se replique em outros setores da sociedade, é importante que cada instituição construa e aplique um plano de gerenciamento e manejo adequado de seus resíduos. Para tal, é importante inserir o plano de gerenciamento de resíduos dentro dos conteúdos trabalhados, principalmente no contexto Inter e Multidisciplinar da Educação Ambiental (EA). A educação ambiental tem se tornado uma grande aliada no processo de ensino aprendizagem dentro das escolas, pois trata de temáticas relevantes e significativas capazes de desenvolver a consciência crítica dos indivíduos em relação ao meio em que vivem. O consumo diário de produtos industrializados é responsável pela crescente produção de lixo, de modo que é imprescindível que a escola tenha, em seu Projeto Político Pedagógico (PPP), um Plano de Gerenciamento dos seus Resíduos (PGR). Baseado nessa problemática, pode-se afirmar que o principal objetivo da educação ambiental dentro das escolas, a partir de um plano de gerenciamento de resíduos, é buscar soluções para os problemas ambientais existentes dentro e fora da escola, despertando a consciência ambiental de todos os indivíduos. Portanto, esta pesquisa visa a elaboração participativa, no contexto Inter e multidisciplinar, de um PGR em uma escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. Com a participação de toda comunidade escolar, será produzida uma cartilha didática, como produto, que visa a inserção do PGR no currículo escolar. A cartilha será disponibilizada gratuitamente para download e poderá ser usada também por outras escolas, de modo a potencializar a prática docente através de atividades aplicadas e significativas à realidade dos estudantes, além de contar com propostas para diminuição do consumo e do descarte, bem como o gerenciamento dos resíduos produzidos na escola.
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LUCIANO JOÃO DA SILVA
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ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: Sequência Didática como recurso pedagógico para uma abordagem interdisciplinar sobre a percepção ambiental dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais numa escola rural de Bezerros, Pernambuco.
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Orientador : JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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DIJANAH COTA MACHADO
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JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
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LUANA GOMES CARNEIRO
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Data: 22/08/2023
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As Ciências Ambientais abordam os desafios ambientais e a interação entre sistemas antrópicos e naturais, requerendo uma abordagem interdisciplinar. A Educação Ambiental é essencial para sensibilizar e engajar a população na resolução desses problemas. Com o propósito de elaborar uma sequência didática interdisciplinar como Produto Técnico e Tecnológico para abordar a percepção ambiental dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais em uma escola rural em Bezerros, Pernambuco, alinhada à BNCC e aos ODS da Agenda 2030 da ONU, enfocamos a importância do Rio Ipojuca e das Matas Ciliares, buscando estimular a preservação desses recursos naturais pelos estudantes. A pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, utilizou um questionário semiestruturado com cerca de 60 estudantes da Escola Municipal Salustiano Torres para investigar a percepção ambiental dos estudantes sobre o Rio Ipojuca e a Mata Ciliar. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes não conhece a nascente do rio e possui percepção limitada sobre sua importância. Poucos estudantes estão familiarizados com o conceito de Mata Ciliar e sua relação com a condição do rio. A Sequência Didática “Conhecendo o rio que corta minha cidade” foi desenvolvida como recurso lúdico-pedagógico e pode ser aplicada em qualquer série dos anos finais do Ensino Fundamental, com adaptação às necessidades de cada comunidade. Essa estratégia pedagógica foi validada por 40 docentes, sendo que 85% atuam nas redes pública e privada do município. Mais de 75% dos participantes avaliaram positivamente os conteúdos abordados e sua adequação ao Ensino Fundamental anos finais. O produto educativo mostrou-se eficaz na sensibilização ambiental dos estudantes.
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As Ciências Ambientais se dedicam ao estudo dos desafios ambientais, considerando a interação entre sistemas humanos e naturais que surgem na sociedade contemporânea. Uma das estratégias para conscientizar a população, promover o pensamento crítico e estimular multiplicadores é a Educação Ambiental. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho foi desenvolver sequências didáticas para auxiliar os professores do Ensino Fundamental nos anos finais a abordar a percepção ambiental dos alunos sobre a importância do Rio Ipojuca. Essas sequências foram planejadas de forma interdisciplinar, integrando diferentes disciplinas e adaptadas à realidade dos estudantes. Para atingir essa meta, a Escola Municipal Salustiano Torres, em Bezerros, Pernambuco, foi escolhida como local de implementação, visando conscientizar os alunos sobre a importância ambiental do Rio Ipojuca. O projeto foi alinhado com a Agenda 2030 da ONU e teve como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 4 - Educação de qualidade; ODS 6 - Água potável e saneamento; ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima e o ODS 15 - Vida terrestre que objetiva em proteger. A sequência didática elaborada tem como objetivo estimular a percepção ambiental dos alunos em relação ao Rio Ipojuca, aos outros cursos d'água e às matas ciliares, buscando incentivar a conservação desses ecossistemas. O projeto envolveu cerca de 60 alunos, distribuídos em três encontros com uma sequência didática estruturada em etapas específicas. Após a implementação, a sequência didática será avaliada por professores de outras escolas do município, a fim de obter feedback e aprimorar o material. O estudo realizado na Escola Municipal Salustiano Torres revelou que a maioria dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental possui pouco conhecimento sobre a importância da nascente do Rio Ipojuca para o município (64,5%). Além disso, observou-se que os alunos não estão familiarizados com o conceito de mata ciliar e sua relação com a preservação do rio, possuindo uma visão negativa de sua aparência e importância, além de não compreenderem sua ligação com o estado atual do rio. Com base nesses resultados, foi desenvolvida uma sequência didática interdisciplinar intitulada: "QUAL RIO CORTA MINHA CIDADE?". Essa sequência inclui atividades com o objetivo de ampliar o conhecimento e incentivar a preservação do Rio Ipojuca e das matas ciliares, buscando alcançar o equilíbrio ambiental e melhorar a qualidade de vida em Bezerros. A elaboração da sequência didática tem como objetivo principal ajudar e incentivar professores de diferentes escolas a adotá-la como um valioso recurso pedagógico. O conteúdo apresentado pode ser adaptado às necessidades e realidades de cada grupo, facilitando a entrega e a construção do conhecimento.
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JOSÉ JAILDO PEREIRA DA SILVA
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ARARIPE: Sequências didáticas para o fortalecimento da preservação ambiental na Chapada
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Orientador : ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
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LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
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MARIA DA GRAÇA MELLO MAGNONI
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Data: 29/08/2023
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O referido projeto tem como objetivo apresentar uma seleção de sequências didáticas sobre a Chapada do Araripe, que serão construídas a partir de uma ferramenta participativa com professores das escolas atendidas, visando melhoria da educação ambiental nas escolas das cidades que estão inseridas na microrregião do Araripe. Estas serão desenvolvidas por professores das escolas SESI – Araripina e Escola Eduardo de Souza Carvalho. As sequências didáticas serão produzidas com base nos documentos norteadores BNCC, organizadores curriculares do estado de Pernambuco, visando uma adaptação destes para a realidade da chapada do Araripe, no lado pernambucano. Apresenta-se como uma oportunidade de revisão de práticas sobre educação ambiental no ambiente escolar, e um fortalecimento das mesmas nas comunidades locais. Será feito um levantamento de dados junto com professores para entender como eles planejam suas aulas, e se utilizam de instrumentos da sua localidade para abordagem de impactos ambientais a partir do micro para o macro. Dos temas trazidos pelos professores serão selecionados os que mais surgirem como prioritários e com isso serão construídas as sequências didáticas prioritárias para o local. E apresentação de sugestões de sequências didáticas que serão desenvolvidas e aplicadas nas aulas de Ciências e Geografia, que atendam o caráter investigativo na construção do conhecimento e possam subsidiar as ações de melhorias de impactos ambientais. As mesmas ficarão hospedadas de forma virtual e física nos ambientes das referidas escolas. A fim de oportunizar a aplicação de conhecimentos para professores e alunos a respeito de impactos antrópicos na chapada do Araripe, lado de Pernambuco, e que fortaleçam a prática de educação ambiental tanto nas escolas como nas comunidades envolvidas.
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O referido projeto tem como objetivo apresentar uma seleção de sequências didáticas sobre a Chapada do Araripe, que serão construídas a partir de uma ferramenta participativa com professores das escolas atendidas, visando melhoria da educação ambiental nas escolas das cidades que estão inseridas na microrregião do Araripe. Estas serão desenvolvidas por professores das escolas SESI – Araripina e Escola Eduardo de Souza Carvalho. As sequências didáticas serão produzidas com base nos documentos norteadores BNCC, organizadores curriculares do estado de Pernambuco, visando uma adaptação destes para a realidade da chapada do Araripe, no lado pernambucano. Apresenta-se como uma oportunidade de revisão de práticas sobre educação ambiental no ambiente escolar, e um fortalecimento das mesmas nas comunidades locais. Será feito um levantamento de dados junto com professores para entender como eles planejam suas aulas, e se utilizam de instrumentos da sua localidade para abordagem de impactos ambientais a partir do micro para o macro. Dos temas trazidos pelos professores serão selecionados os que mais surgirem como prioritários e com isso serão construídas as sequências didáticas prioritárias para o local. E apresentação de sugestões de sequências didáticas que serão desenvolvidas e aplicadas nas aulas de Ciências e Geografia, que atendam o caráter investigativo na construção do conhecimento e possam subsidiar as ações de melhorias de impactos ambientais. As mesmas ficarão hospedadas de forma virtual e física nos ambientes das referidas escolas. A fim de oportunizar a aplicação de conhecimentos para professores e alunos a respeito de impactos antrópicos na chapada do Araripe, lado de Pernambuco, e que fortaleçam a prática de educação ambiental tanto nas escolas como nas comunidades envolvidas.
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HELTON ROGER DA SILVA
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A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO FORMA DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DOS PLÁSTICOS
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Orientador : HELOTONIO CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
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ANA CRISTINA SILVA DAXENBERGER
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HELOTONIO CARVALHO
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Data: 29/08/2023
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Há uma urgência em mudar a forma como a sociedade está consumindo cada vez mais plásticos. Devido à sua conveniência, baixo custo e praticidade, resíduos plásticos originados de descarte incorreto estão presentes em quase todos os lugares do mundo, trazendo inúmeros problemas para o meio ambiente. Isso torna essencial a conscientização e sensibilização de toda população para o tema. Este trabalho busca debater e mostrar a importância desta temática com alunos surdos, a fim de desenvolver métodos de ensino e aprendizagem sobre os problemas associados aos resíduos plásticos
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Há uma urgência em mudar a forma como a sociedade está consumindo cada vez mais plásticos, pois por sua conveniência, baixo custo e praticidade, este material está presente em quase todos os lugares do mundo, trazendo inúmeros problemas para o meio ambiente, tornando essencial a conscientização e sensibilização de toda população para o problema. Portanto, este trabalho busca debater e mostrar a importância desta temática com alunos surdos, a fim de desenvolver métodos de ensino e aprendizagem sobre os problemas associados ao lixo plástico e suas implicações através das Ciências Ambientais, tendo em vista que esses alunos se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e que esta, por ser uma língua desenvolvida recentemente, apresenta vocabulário ainda relativamente limitado. Assim, foi elaborada uma sequência didática com olhar para a inclusão desses alunos nesta temática tão importante para seu desenvolvimento e na sua relação com o meio ambiente para que, através da língua gestual- visual, este alunado contribua com a preservação da natureza após ter conhecimento dos conteúdos em sua língua natural, transformando-se em agente multiplicador de práticas que respeitem a natureza.
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ELIZABETE REGINA DA SILVA DE FREITAS
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RECICLAR PARA O PLANETA ALEGRAR: produção de brinquedos com resíduos sólidos, a partir de uma sequência didática na educação infantil
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Orientador : DIJANAH COTA MACHADO
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MEMBROS DA BANCA :
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DIJANAH COTA MACHADO
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GESILDA FLORENÇO DAS NEVES
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OTACILIO ANTUNES SANTANA
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Data: 31/08/2023
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Diante de tudo que temos observado acerca das mudanças climáticas, influenciadas pela degradação do meio ambiente, tendo a ação do homem como agente principal, se faz urgente investir, refletir, mudar pensamentos, práticas e realizar um trabalho voltado para as crianças, no que se refere às práticas sustentáveis. Nesse contexto, a escola tem papel essencial na sensibilização das crianças e seus responsáveis para adoção de práticas que mitiguem os danos causados ao planeta, visando mais equilíbrio do ponto de vista ambiental. O objetivo deste trabalho foi desenvolver, como produto educacional, uma sequência didática interdisciplinar e lúdica sobre separação de resíduos sólidos dentro do contexto escolar e construção de brinquedos, tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências na educação infantil. Para atingir tais objetivos, foi aplicada a sequência didática com os alunos da educação infantil, com idade entre 3 e 4 anos, na Creche Emanuel que é um anexo da Escola Municipal Brites de Albuquerque no Município de Olinda. O produto educacional promoveu um novo olhar voltado à questão ambiental e refletiu sobre o que podemos fazer para diminuir os impactos ao meio ambiente, tendo a criança como multiplicadora de boas atitudes. Os objetivos educacionais propostos foram alcançados de forma significativa, onde os alunos foram inseridos nesse universo da coleta seletiva de forma lúdica e a aprendizagem se deu de forma prazerosa, com descobertas, engajamento, diversão, com ênfase no desenvolvimento da linguagem oral, a criatividade, a socialização e o respeito à diversidade.
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Diante de tudo que temos vivenciado acerca das mudanças climáticas e da degradação do meio ambiente, devido à ação do homem, se faz urgente investir, refletir, mudar pensamentos, práticas e realizar um trabalho voltado para as crianças, no que se refere às práticas sustentáveis, visando desenvolver um novo olhar voltado à questão ambiental e o que podemos fazer para diminuir os impactos ao meio ambiente, tendo a criança como multiplicadora de boas atitudes. Nesse contexto, a escola tem papel essencial na sensibilização das crianças e seus responsáveis para adoção de práticas sustentáveis, visando um planeta mais equilibrado do ponto de vista ambiental. O objetivo deste trabalho é desenvolver, como produto educacional, uma sequência didática interdisciplinar e lúdica sobre separação de resíduos sólidos dentro do contexto escolar e construção de brinquedos, tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências na educação infantil.
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JOSE ALVES PINHEIRO JUNIOR
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O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS DESLIZAMENTOS
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Orientador : BRUNO SEVERO GOMES
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO SEVERO GOMES
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LUCIANA ASCHOFF COUTINHO
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LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
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Data: 31/08/2023
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A cidade do Recife passa anualmente em seu período mais chuvoso por diversos problemas relacionados à habitação em áreas de morros, próxima a encostas. Devido aos deslizamentos de terra, popularmente conhecidos como “quedas de barreiras”, pessoas ficam desalojadas e/ou desabrigadas, podendo ocorrer até fatalidades. Pensando nisso, o presente trabalho propõe uma nova abordagem para a Geomorfologia nos anos finais do Ensino Fundamental, através de uma Sequência Didática (SD) composta por um jogo de tabuleiro e um simulador de erosão. O trabalho objetiva contribuir para a formação cidadã e sensibilização ambiental, respaldado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável previstos pela Organização das Nações Unidas, destacando os objetivos quatro, Educação de Qualidade, e onze, Cidades e Comunidades Sustentáveis. A SD foi pensada para ser desenvolvida em quatro momentos. O primeiro momento conta com uma avaliação diagnóstica que visa compreender o conhecimento do tema. O segundo momento trata da abordagem de elementos do conhecimento geomorfológico e da abordagem do tema propriamente dito. O terceiro momento é proposto um simulador de erosão que relaciona a erosão pluvial com os deslizamentos das encostas. O quarto e último momento refere-se à avaliação do conhecimento construído, sendo proposto um jogo como instrumento de avaliação, denominado como o Jogo da Geomorfologia. Para a validação do produto técnico e tecnológico foi utilizada um formulário direcionado para professores da Educação Básica. Formulário este dividido em três seções: identificação do professor, parâmetros da CAPES para validação do produto e contribuição discursiva dos professores participantes. Os resultados indicaram que a SD é um recurso que pode ser utilizado na prática educativa como instrumento que promove o conhecimento sobre Geomorfologia com ênfase em deslizamentos, proporcionando uma maior interação entre o que é vivido ou observado por muitos estudantes e o conhecimento oferecido pela Ciência Geográfica para a Educação Básica.
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A Geomorfofogia entendida como uma ciência geológico-geográfica que estuda as formas da superfície terrestre está inserida nos estudos geográficos na Educação Básica. Seus objetivos fundamentais são o conhecimento da superfície terrestre, a classificação do relevo a partir de sua origem, a determinação da idade do relevo e a história de seu desenvolvimento, além de dos atuais processos que modificam essa superfície. O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma Sequência Didática (SD) como possibilidade do ensino da Geomorfologia nas séries finais do Ensino Fundamental abordando conceitos e situações reais do dia a dia do alunado. A SD é entendida como um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos. A produção do produto educacional em questão é de crucial importância, pois garante a possibilidade de uma educação significativa para o agente principal do processo de ensino-aprendizagem: o estudante. Conforme o quarto ponto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) presente na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa garantir a todas as meninas e meninos [...] resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
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ANY CAROLINY MARTINS DA SILVA
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O USO DA FERRAMENTA “HISTÓRIA EM QUADRINHOS” NO ENSINO APRENDIZAGEM EM TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS: UM MODELO COM ECOSSISTEMA MANGUEZAL
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Orientador : ADRIANE PEREIRA WANDENESS
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANE PEREIRA WANDENESS
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ELAINE FOLLY RAMOS
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OTACILIO ANTUNES SANTANA
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Data: 31/08/2023
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A História em Quadrinhos (HQ), é uma ferramenta de grande importância no ensino aprendizagem dos alunos, que faz uso de imagens associadas a textos, possui linguagem simples e informal, inserindo onomatopeias, formas regionais e gírias, que comunica ao leitor o contexto social dos personagens, de acordo com sua forma de se expressar, fazendo deste um instrumento atrativo aos alunos por se identificarem com algum aspecto da HQ. O uso dessa ferramenta auxilia no desenvolvimento da criticidade dos alunos tornando os mais observadores, por ser um recurso multidisciplinar os alunos passam a observar o ambiente em que vive a partir de outra perspectiva, incentivado a participar de forma ativa das problemáticas socioambientais, passando a elaborar soluções para tais. A partir disso foi criada uma História em Quadrinhos onde se passa na cidade de Itapissuma, cujo recursos naturais fazem parte de uma Área de Proteção Ambiental, denominada APA de Santa Cruz, abordando o termo Resíduos Sólidos e seus impactos na conservação de uma espécie de Guaiamum, o Cardisoma guanhumi. A HQ Férias Ecológicas contempla alguns objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, como educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, vida na água e vida na terra. Esse trabalho foi realizado na escola municipal de Abreu e Lima, Reunidas Santa Rosa, com professores polivalentes e alunos de duas turmas do quarto ano do ensino fundamental de dois turnos. Os resultados mostraram que a HQ é muito eficiente na comunicação de informações importantes que estão atreladas ao nosso dia-a-dia, porém é necessário levar em consideração a linguagem e o tipo de ilustração para cada faixa etária. O enriquecimento intelectual adquirido pelo uso da HQ em sala de aula, se dá a partir do posicionamento dos alunos e professores a respeito do tema abordado, com o intuito de melhorar as condições ambientais através do conhecimento adquirido pela ação. A HQ é uma ferramenta atual que contribui para o ensino e a integração do aluno como sujeito ativo do ambiente em que vive.
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A atual situação, de alguns pontos, da APA de Santa Cruz foi o caminho para o desenvolvimento da História em Quadrinhos, que aborda a importância da conservação da biodiversidade, com ênfase na preservação do guaiamum da espécie Cardisoma guanhumi, todo o contexto histórico, abordado na HQ, é de grande importância para que possamos sensibilizar e conscientizar os alunos do ensino fundamental, tornando estes divulgadores do conhecimento adquirido em sala de aula, valorizando a educação ambiental que é essencial para saúde pública, bem estar e boa qualidade de vida da população.
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CÍCERO MATIAS DOS SANTOS FILHO
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CARTILHA EDUCATIVA PARA O MANEJO DO SOLO EM SERRO AZUL, ZONA RURAL DE PALMARES - PE
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Orientador : THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSÉ ROBERTO LOPES DA SILVA
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THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
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VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
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Data: 16/10/2023
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Serro Azul é um distrito que fica localizado na zona rural de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, onde fica localizada a barragem ( Governador Eduardo Campos). Serro Azul tem como base econômica a agroindústria canavieira, mas a bananicultura merece destaque como a segunda maior atividade agrícola de importância econômica, onde Palmares se destaca como o quarto maior produtor de banana da Mata Sul de Pernambuco. O distrito de Serro Azul é o maior polo produtivo de agricultura da zona rural do município de Palmares - PE, o solo local apresenta vários danos ambientais, ocasionados pelo mau uso. A erosão é o resultado desse manejo inadequado, que prejudica a produção agrícola e o ambiente, repercutindo na vida dos moradores de Serro Azul, tornando-se um local carente de instrumentos que conduzam ao manejo adequado do solo. Assim, o objetivo principal deste trabalho é o de elaborar uma cartilha educativa que aborde o manejo sustentável do solo, no ensino fundamental, e/ou não escolares e contribuir com a atividade agrícola e o ensino aprendizagem na escola no contexto socioambiental. O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Monsenhor Abílio Galvão no distrito de Serro Azul, localizado na zona rural de Palmares - PE, com alunos e agricultores. As metodologias utilizadas para a prototipação da cartilha foram: Oficinas com professores; Palestras Excursões e visitas com alunos e agricultores. Além de questionário aplicado para agricultores e alunos público-alvo, com a finalidade de avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o assunto. As visitas e excursões foram realizadas em áreas agrícolas de Serro Azul, com o objetivo de coletar dados, vivenciar os danos ambientais e realizar práticas. Foi desenvolvida uma horta orgânica, que além de contribuir com as práticas de manejo de solo, também colaborou para aulas práticas das disciplinas das ciências da natureza para os alunos. Após a construção da cartilha, a mesma foi aplicada para os alunos, agricultores, professores e extensionistas rurais do Instituto Agronômico de Pernambuco, onde foi bem aceita por todos os grupos. No final, foi validada pelos professores da Escola Municipal Monsenhor Abílio Américo Galvão e extensionistas do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco. O resultado da validação foi bastante satisfatório, tanto os professores quanto extensionistas elogiaram a cartilha e aprovaram o seu uso para os alunos e agricultores. A cartilha educativa sobre o manejo do solo vai contribuir para melhorar a produção agrícola de Serro Azul, o meio ambiente, a vida social e econômica dos agricultores. Além de contribuir no ensino aprendizagem da escola e conscientização do público envolvido sobre a importância ambiental e manejo sustentável do solo.
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A comunidade de Serro Azul é o maior polo produtivo de agricultura da zona rural do município de Palmares-PE, o solo local apresenta várias agressões ambientais, ocasionadas pelo o mau uso do solo. Causando erosão, prejudicando a produção agrícola e o ambiente, repercutindo na vida dos moradores da comunidade, tornando-se um local carente de instrumentos que conduzam ao manejo adequado do solo. Assim, o objetivo principal deste trabalho é o de elaborar uma cartilha educativa que aborde o manejo sustentável do solo, no ensino fundamental da escola e comunidade, sensibilizando o alunado e agricultores, sobre a importância do tema, contribuindo para diminuir as agressões ambientais, causadas pela degradação e poluição do solo, melhorando a qualidade de vida, atividade agrícola e ensino aprendizagem na escola. O trabalho está sendo desenvolvido na Escola Municipal Monsenhor Abílio Galvão e comunidade, localizadas em Serro Azul, Palmares-PE, com alunos e agricultores. As metodologias utilizadas para a prototipação da cartilha foram: Oficinas com professores; Palestras Excursões e visitas com alunos e agricultores. Além de questionário aplicado para agricultores público alvo, com a finalidade de avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o assunto. As visitas e excursões foram realizadas em áreas agrícolas da comunidade, com o objetivo de coletar dados, vivenciar as agressões e realizar práticas. Foi desenvolvida uma horta orgânica, que além de contribuir com as práticas de manejo de solo, também colaborou para aulas práticas das disciplinas das ciências da natureza para os alunos. Após a construção da cartilha, a mesma será aplicada para os alunos, agricultores e professores. No final, será validada pelo os professores da Escola Municipal Monsenhor Abílio Américo Galvão.
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RICARDO GOMES DA SILVA ARAÚJO
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ÁGUACAST: PODCAST COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA SUSTENTABILIDADE HÍDRICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : BRUNO SEVERO GOMES
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO SEVERO GOMES
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JOÃO ALLYSON RIBEIRO DE CARVALHO
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LAURA MESQUITA PAIVA
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Data: 18/10/2023
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Os recursos tecnológicos são ferramentas essenciais para contribuir com o ensino e a aprendizagem, criando novas possibilidades de conhecimento. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é produzir podcast como recurso tecnológico para o ensino e a aprendizagem acerca da sustentabilidade hídrica no Ensino Fundamental anos finais, para o uso racional da água. Visto que o uso inadequado dos recursos hídricos, somado ao efeito trazido pelas mudanças climáticas, tem ocasionado períodos de seca e, consequentemente, a indisponibilidade hídrica levando à escassez desse recurso fundamental para a sobrevivência da humanidade. O produto educacional intitulado ÁguaCast está em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ao trabalhar com os ODS 6- Água Potável e ODS 4- Educação de Qualidade. Quanto aos procedimentos essa é uma pesquisa ação e foi aplicada com uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Terezinha Barbosa da Costa e Silva, localizada no município de Bom Jardim, que faz parte da mesorregião do Agreste Sententrional de Pernambuco. O Produto Técnico e Tecnológico (PTT) ÁguaCast foi aplicado na Segunda Semana de Ciências e Tecnologia da referida escola para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A validação do produto educacional foi realizada por docentes da Educação Básica, através de um formulário contendo perguntas baseadas nos critérios de validação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Através das respostas obtidas observou-se que o produto técnico e tecnológico Águacast teve ótima avaliação. Dessa forma, o Águacast é um eficiente recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem acerca da sustentabilidade hídrica nos anos finais do Ensino Fundamental.
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Os recursos tecnológicos são ferramentas essenciais para contribuir com o ensino e a aprendizagem, criando novas possibilidades de conhecimento. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é produzir podcast como recurso tecnológico para o ensino e a aprendizagem acerca da sustentabilidade hídrica no Ensino Fundamental II, para o uso racional da água. Visto que o uso inadequado dos recursos hídricos, somado ao efeito trazido pelas mudanças climáticas, tem ocasionado períodos de seca e, consequentemente, a indisponibilidade hídrica levando à escassez desse recurso fundamental para a sobrevivência da humanidade. O produto educacional intitulado ÁguaCast está em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ao trabalhar com os ODS 6- Água Potável e ODS 4- Educação de Qualidade. Quanto aos procedimentos essa é uma pesquisa ação e foi aplicada com uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Terezinha Barbosa da Costa e Silva, localizada no município de Bom Jardim, que faz parte mesorregião do Agreste Setentrional de Pernambuco. O Produto Técnico e Tecnológico (PTT) ÁguaCast foi aplicado na Segunda Semana de Ciências e Tecnologia da Escola Municipal Terezinha Barbosa para os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. E será validado por meio de um questionário encaminhado para professores da Educação Básica através da plataforma GOOGLE FORMS, seguindo os critérios vigentes de avaliação da CAPES (Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade).
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AYRLAN SILVA XAVIER DOURADO
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O HACKATHON COMO UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Orientador : DIJANAH COTA MACHADO
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MEMBROS DA BANCA :
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DIJANAH COTA MACHADO
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GESILDA FLORENÇO DAS NEVES
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OTACILIO ANTUNES SANTANA
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Data: 05/12/2023
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As novas habilidades e competências exigidas dos alunos no século XXI nos traz uma reflexão sobre o modelo de educação tão enraizado nas salas de aula de grande parte das instituições de ensino do país: o ensino tradicional. A educação moderna está sendo redesenhada para incorporar práticas pedagógicas inovadoras e conectar-se com os alunos nativos digitais. Estratégias como metodologias ativas de ensino e uso de tecnologias educacionais são sugeridas para promover a participação ativa dos alunos e personalizar o ensino de acordo com suas necessidades individuais. No entanto, a inserção de tecnologia não garante uma aprendizagem significativa, capaz de colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem efetivamente. O hackathon é uma maratona de inovação que envolve pessoas de diferentes áreas (tecnologia, design, empreendedorismo, gestão, artes), movidas por desafios. O cerne de todo hack é resolver um problema real e complexo. Analisando a literatura, é possível encontrar relação entre o hackathon com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O hackathon é capaz de fomentar um ambiente de colaboração, inovação, criatividade, comunicação para desenho de uma solução para o mundo real. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo validar uma proposta de hackathon para o ensino das ciências ambientais, no que tange à saúde e ao meio ambiente. O modelo foi aplicado na cidade de Igarassu/PE, em uma escola pública, com alunos do ensino médio. Espera-se que o hackathon ganhe maior visibilidade como um evento capaz de juntar a ABP e o engajamento dos alunos para resolução de problemas do mundo real. No futuro, espera-se que este modelo seja replicado em variados contextos, a fim de coletar mais dados que fundamentam o hackathon como um modelo para o ensino de ciências ambientais.
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As novas habilidades e competências exigidas dos alunos no século XXI nos traz uma reflexão sobre o modelo de educação tão enraizado nas salas de aula de grande parte das instituições de ensino do país: o ensino tradicional. A educação moderna está sendo redesenhada para incorporar práticas pedagógicas inovadoras e conectar-se com os alunos nativos digitais. Estratégias como metodologias ativas de ensino e uso de tecnologias educacionais são sugeridas para promover a participação ativa dos alunos e personalizar o ensino de acordo com suas necessidades individuais. A transição do ensino tradicional para o inovador é considerada um desafio crucial para elevar o nível de educação e desenvolver as habilidades necessárias para enfrentar as demandas da sociedade contemporânea. No ensino das ciências ambientais uma área que pode ser destacada é a Saúde Ambiental. O hackathon surge como uma forma disruptiva de abordar tópicos que podem ser vivenciados pelos alunos através da Aprendizagem Baseada em Problemas.
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LIDIANE ARAUJO DE ALMEIDA
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INOVE E-MOOC: RECURSO DIDÁTICO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Orientador : WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
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MEMBROS DA BANCA :
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KYRIA CILENE DE ANDRADE BORTOLETI
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LAURA MESQUITA PAIVA
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WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
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Data: 20/12/2023
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Os E-books são projetados para dar a possibilidade de serem acessados através de qualquer dispositivo eletrônico como celulares, tabletes e computadores, sendo necessário apenas a conexão com a Internet para baixá-lo ou visualizar algum recurso através de links, sem contar o baixo custo de produção e o acesso a recursos audiovisuais. O objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver um e-book como estratégia para formação de professores da educação básica em sustentabilidade ambiental e surgiu como proposta para oferecer uma experiência de ensino e aprendizagem através de um recurso de baixo custo e completo. Como desdobramento a pesquisa teve uma abordagem do tipo qualitativa. O e-book será disponibilizado no repositório da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e através de link para baixá-lo, o qual trouxe um caráter mais sustentável para contribuir com as metas globais da Organização das Nações Unidas-ONU como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis 06 que diz respeito a Água e Saneamento e 11 que trata de Cidades e comunidades sustentáveis. É necessário que os docentes tenham contato prévio com os conteúdos e saiba aplicá-los com criticidade e autenticidade, contudo o E-book traz a propostas de artefatos pedagógicos eficientes de como abordar a temática, além de atividades e práticas pedagógicas que poderão ser utilizadas nos itinerários formativos para contextualização do tema transversal meio ambiente/ sustentabilidade ambiental. Acreditamos que este estudo foi de grande impacto na formação continuada de professores da educação básica, uma vez que apresenta uma metodologia inovadora que contribui para nortear o sucesso do modelo de e-book aqui apresentado.
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O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um MOOC (Massive Online Open Course (MOOC) para a formação digital de professores da educação básica em Sustentabilidade Ambiental. Como desdobramento da pesquisa prévia, foi proposto o desenvolvimento desse MOOC para contribuir na formação digital em Sustentabilidade ambiental de professores que lidam com o público focado nas mídias digitais. O curso será hospedado em uma plataforma gratuita de cursos on-line e sua ementa apresentará conceitos básicos sobre Sustentabilidade ambiental e as maneiras tecnológica de trabalhá-las, além de atividades práticas que também poderão ser utilizadas no dia a dia na sala de aula. Concluiu-se, portanto, que, antes mesmo do professor mediar alguma atividade que envolva as TDIC’s em suas aulas, é necessário que ele tenha contato prévio com as ferramentas tecnológicas e saiba aplicá-las e utilizá- las com criticidade.
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