Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ROBSON PONTES BORBA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ROBSON PONTES BORBA FILHO
DATA : 03/05/2023
LOCAL: Google Meet

MAPAS CONCEITUAIS E TUTORIAS: UMA ABORDAGEM FORMATIVA DE PROFESSORES AUTORREGULADOS

Autorregulação da Aprendizagem; Mapas Conceituais; Tutoria; Ciclo Autorregulatório; Formação Docente

Diversas pesquisas buscam entender o motivo para que os alunos não aprendam ciências conforme as expectativas dos educadorese e apontam que os alunos não se atinam apenas com dificuldades em encontrar as soluções para os problemas conceituais, mas também possuem problemas em usar estratégias de raciocínio e solução de problemas. Desse modo, encontram-se desmotivados e sem arrebatamento para aprender ciências. Por outro lado, observa-se que estratégias autorregulatórias de aprendizagem, as quais são importantes para que os estudantes possam despertar características de autogerenciamento do aprendizado, afetando a sua motivação a podendo adaptá-la às demandas educacionais não são ensinadas nos cursos de formação docente. Pois espera-se que um professor autorregulado possa auxiliar a desenvolver características autorregulatórias nos seus estudantes. Assim, o presente projeto buscará desenvolver habilidades autorregulatórias em um pequeno grupo de estudantes do curso de Fíisica-Licenciatura utilizando os Mapas Conceituais e as Tutorias como estratégias metodológicas. Essas duas estratégias são potencializadoras de pensamento reflexivo e podem contribuir para a compreensão dos construtos autorregulatórios e como esses podem ser colocados em prática. O projeto caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que quer responder ao seguinte questionamento: Quais as contribuições dos mapas conceituais em situações de tutorias para o alcance de habilidades de autorregulação da aprendizagem na formação docente inicial?. E tem por objetivo geral "Compreender a contribuição dos mapas conceituais e das tutorias, nas estações de aprendizagem, para a adoção de estratégias autorregulatórias por docentes em formação inicial". Desta forma, realizará uma formação alicerçada em Estações de Aprendizagem com o intuíto de discutir e elaborar Mapas Conceituais, por meio de Tutorias, sobre os Processos de um Aprendiz Autorregulado no Ciclo de Feedback Autorregulatório desenvolvido por Zimmerman.

Externo à Instituição - ALEXANDRE CAMPOS - UFCG
Presidente - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Interna - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 24/04/2023 13:37