A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS QUE
LECIONAM MATEMÁTICA PARA SURDOS/AS NOS ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios da prática docente no ensino
regular
Formação Continuada; Prática Docente; Surdez; Ensino de Matemática.
O presente Projeto de Pesquisa apresenta uma investigação acerca da
formação continuada de professores/as que lecionam matemática a surdos/as dos
anos iniciais do ensino fundamental e trata dos desafios da prática docente no ensino
regular a ser desenvolvida no município de Pesqueira – agreste pernambucano. Este
estudo objetiva compreender se a formação continuada de professores/as que
lecionam matemática para alunos/as Surdos/as dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental interfere na sua prática docente. Temos assim, como objeto de estudo,
a formação continuada dos professores/as. Diante do objeto da investigação,
definimos que os tipos da nossa pesquisa serão: enquanto abordagem: qualitativa;
enquanto natureza: básica; em relação aos objetivos: explicativa. Com isso, faremos
um enquadramento a partir de princípios teóricos socioantropológicos da educação
de surdos/as a partir de Skliar e outros de pensamento coetâneo/contemporâneo.
Levando em consideração que detectamos 22 trabalhos que aludem à formação
docente e educação matemática para surdos, e apenas quatro que se reportam à
formação continuada de professores e a matemática para surdos dos anos iniciais,
etapa crucial do desenvolvimento da criança, sendo apenas um de relevância à
pesquisa, número ainda ínfimo para uma abordagem tão valorosa, ansiamos por
inspirar reflexões e discussões acerca da formação continuada daqueles que
lecionam matemática a surdos/as e de como esta pode ser um dos caminhos para
impulsionar a educação de surdos/as como sujeitos capazes de interagir com o
conhecimento.