Banca de DEFESA: LUCAS PEREIRA REGIS AFONSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS PEREIRA REGIS AFONSO
DATA : 19/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DE INVESTIGAÇÕES: um estudo de caso em escolas integrais do município de Gravatá-PE


PALAVRAS-CHAVES:

química experimental; ensino de química; atividades investigativas


PÁGINAS: 146
RESUMO:

O ensino de química deve fazer sentido para o aluno, de tal forma que o mesmo
consiga compreender e enxergar a química no seu dia a dia. Desta forma, se faz
necessário que os professores utilizem práticas que favoreçam as relações
existentes entre o conhecimento científico e a realidade dos estudantes, bem como
o desenvolvimento do seu senso crítico-argumentativo. Sendo assim, esta pesquisa
teve como objetivo analisar as contribuições de uma proposta investigativa
experimental na perspectiva de professores de química que atuam em escolas de
tempo integral no município de Gravatá - PE. Para tanto, a coleta de dados se deu a
partir de entrevistas que aconteceram antes e após o encontro que foi realizado com
os professores para a socialização do material didático produzido. Os dados foram
analisados com base na análise de conteúdo de Bardin e evidenciam que os
professores admitem a importância de trabalhar a química de forma experimental,
procurando fazer relações com o cotidiano dos alunos. Com relação ao uso de
atividades investigativas, os professores conhecem pouco sobre a temática, de
forma que esta metodologia é quase que inexistente em suas salas de aula. No
entanto, a partir da socialização do material didático e da discussão dos percursos
metodológicos inerentes a esta abordagem, os professores reconhecem as
potencialidades das atividades investigativas para o desenvolvimento de uma
formação integral do estudante, porém, reforçam a importância de processos de
formação continuada para a socialização de experiências, como também momentos
de discussão onde eles possam conhecer novas metodologias que tenham como
objetivo buscar uma postura ativa do estudante no processo de aprendizagem.
Espera-se que os conhecimentos gerados a partir dessa pesquisa sejam colocados
em prática pelos professores e que dessa forma a distância existente entre
universidade e sociedade tenha sido reduzida.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Presidente - 1715306 - ROBERTO ARAUJO SA
Notícia cadastrada em: 18/04/2023 11:39
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