GAMIFICAÇÃO E GRANDEZAS PROPORCIONAIS: UM OLHAR SOBRE O ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Gamificação, orquestração instrumental, grandezas proporcionais e ensino médio.
Nosso cotidiano está passando por grandes transformações tecnológicas resultantes da globalização, onde cada vez mais, os jogos digitais estão fazendo parte da vida de todos, principalmente das crianças e dos adolescentes. A escola tem o grande desafio de adequar-se a essa nova fase, adotando metodologias significativas que venham de encontro com as necessidades do público-alvo. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é analisar as contribuições de uma orquestração instrumental (OI) gamificada para os estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre as grandezas proporcionais. Nosso referencial teórico é composto dos estudos sobre a gamificação como metodologia ativa e do modelo da orquestração instrumental. A gamificação definida como uma metodologia que pode ser utilizada na educação, baseada no uso de práticas envolventes dinamizadas por jogos, seguindo estratégias e com regras bem definidas; e a orquestração instrumental configura-se em um modelo para planejamento de abordagens didáticas em ambientes ricos em tecnologia. Como metodologia de pesquisa, usaremos a análise do Dashboard app, um aplicativo gamificado que reúne todas as ferramentas necessárias para monitorar o processo de aprendizagem desses estudantes e, assim, com os resultados obtidos pretendemos analisar a experiência de incorporação dessa prática em sala de aula, explicitando em que sentido, a OI Gamificada pode contribuir para motivar os estudantes e melhorar seu desempenho na aprendizagem de grandezas proporcionais.