Banca de DEFESA: AILZA GUIMARAES ALVES

DISCENTE: AILZA GUIMARAES ALVES
DATA : 28/04/2023
LOCAL: Vídeoconferência

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Educação Ambiental, Anos Iniciais, Ensino Fundamental, Formação de Professores

A presente pesquisa aborda a Educação Ambiental (EA) na prática docente de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola municipal do Agreste Pernambucano. Desse modo, teve como objetivo analisar a inserção da EA nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das práticas educativas dos professores. Assim, a concepção de EA nesse estudo tem o foco na perspectiva Crítica com enfoque interdisciplinar. Ou seja, tende a possibilitar um engajamento da sociedade para as questões ambientais. A metodologia adotada tem caráter qualitativo e exploratório e enquadra-se como uma pesquisa documental e participante. Para constituir o corpus de análise, realizou-se um estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola campo de pesquisa, com o objetivo de verificar a inserção da EA na instituição. Além disso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com os docentes a fim de investigar suas concepções e práticas em relação à EA a partir tanto da formação inicial, como também de formações continuadas e assim utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), para a discussão destes relatos. Por fim, para abordar as questões socioambientais locais foram realizadas oficinas na escola com os participantes. Os resultados apontaram que as inserções de EA no PPP são fragilizadas contrariando pesquisas que apontam a necessidade de ações interligada com todos os componentes e comunidade escolar. Objetivando, assim, contribuir na formação cidadã dos estudantes. As entrevistas destacaram que os docentes apresentam concepção de EA conservadora e ausência da temática na formação inicial, porém enfatizaram a importância do tema ser abordado. Todavia frisaram alguns desafios devido à ausência no currículo e falta de formação/capacitação. Em relação à oficina, os professores demonstraram inquietação diante da realidade atual que o tema atravessa e, a partir disso revelou-se um novo olhar e disponibilidade para o desenvolvimento de atividades que envolvam a temática na escola. Os resultados desse estudo visam contribuir no repensar de novas configurações sobre a inserção da EA nos anos iniciais do Ensino Fundamental integrando-a ao PPP além de despertar mudanças nos hábitos e comportamentos da sociedade.

Presidente - 1715306 - ROBERTO ARAUJO SA
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Externa ao Programa - 1642123 - ANA PAULA DE SOUZA DE FREITAS - UFPE
Notícia cadastrada em: 13/04/2023 15:20