ANÁLISE DA APRENDIZAGEM BASEADA EM CONTEXTO ENTRE EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS VIVÊNCIAS SOBRE MEIO AMBIENTE
Aprendizagem baseada em Contexto. aprendizagem situada. Educação de jovens e adultos. Aprendizagem. Contexto. Ensino de ciências.
O presente texto nasce da pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Na presente pesquisa temos como questão norteadora: de que forma a aprendizagem baseada em contexto pode influenciar nas vivências sobre meio ambiente entre os educandos da Educação de Jovens e Adultos? O objetivo geral será compreender como a Aprendizagem Baseada em Contexto pode interferir nas vivências sobre os conteúdos do meio ambiente entre educandos da Educação de Jovens e Adultos. A análise terá como base a teorização de Jean Lave e Etienne Wenger (2013) sobre “aprendizagem situada”. O estudo faz uma conexão entre o contexto e a aprendizagem de ciências, e terá como público alvo os educandos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos da EREM Gonçalo Antunes Bezerra, localizada no município de Alagoinha-PE. Ela terá uma abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados serão: formulário de investigação inicial, atividade de intervenção que terá como estratégia didática as cinco etapas da aprendizagem contextualizada – REACT (DAVTYAN, 2014) e entrevistas semiestruturadas. Nossa pesquisa compreenderá como foco a aprendizagem e o contexto, dialogando com os autores Freire (2002); Dewey (1959); Sasseron (2015); Sharple (2015); Illeris (2013), dentre outros que nos instigam a refletir sobre os desafios da aprendizagem de ciências para educação de jovens e adultos.