Banca de QUALIFICAÇÃO: REGIVAN DE LIMA NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGIVAN DE LIMA NOGUEIRA
DATA : 19/04/2023
LOCAL: UFPE-CAA
TÍTULO:

AS DECISÕES DIDÁTICAS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Decisões Didáticas, Inclusão, Deficiência Intelectual, Matemática, Mapeamento.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

O presente estudo tem por objetivo identificar os fatores que influenciam nas decisões didáticas tomadas pelos professores de Matemática e quais as consequências dessas decisões na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas. Com isso, a dissertação será estruturada no formato multipaper (coletânea de artigos) que será composta por três artigos. Além disso, utilizaremos diversas metodologias para alcançar os objetivos pretendidos. A princípio, realizaremos um estudo bibliográfico a partir do mapeamento horizontal e vertical e na sequência a um estudo exploratório que ocorrerá em uma escola pública municipal de Caruaru-PE no Ensino Fundamental Anos Finais (EF). Nesse sentido, iremos utilizar alguns instrumentos para coleta e produções de dados, a saber: entrevistas, uso do diário de bordo e análise de livro didático. No mais, para esta pesquisa teremos como aporte teórico dois trabalhos, A Teoria das Situações Didáticas (TSD), mais especificamente a estruturação do meio proposto por Margolinas (2002) e o Modelo de Fatores Decisionais proposto por Bonnat et al. (2020) ancorada na TSD e na Teoria Antropológica do Didático (TAD).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.027.667-** - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Interno - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Interno - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externa à Instituição - ANNA PAULA DE AVELAR BRITO LIMA - UFRPE
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE - UEPB
Notícia cadastrada em: 12/04/2023 08:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02