Banca de DEFESA: MANOEL ARTHUR BARBOSA CORREIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL ARTHUR BARBOSA CORREIA
DATA : 27/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

Letramento Estatístico no Currículo das Licenciaturas em Matemática em Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Estatística, Letramento Estatístico, Formação de Professores, Currículo, Licenciatura em Matemática


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Numa sociedade imersa em uma exaustiva propagação de dados enganosos, ser
letrado estatisticamente permite ao cidadão tomar decisões mais assertivas,
desenvolvendo assim seu senso crítico e a sua cidadania. É na Educação Básica
que estes cidadãos fazem contato com a Matemática e aprendem os conceitos
básicos da Estatística. Deste modo, torna-se imprescindível que o futuro professor
de Matemática possua uma formação estatística adequada para desenvolver esta
capacidade na Educação Básica. Porém a Licenciatura em matemática não prioriza
o desenvolvimento da Educação Estatística impedindo assim que o licenciando
possa dotar-se de metodologias e técnicas eficazes para o ensino da Estatística na
Educação Básica. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou compreender
através de análise documental, como o currículo dessas Licenciaturas em
Matemática está configurado numa perspectiva do Letramento Estatístico. Para
tanto selecionamos 22 (vinte e dois) cursos de Licenciatura em Matemática do
estado de Pernambuco e realizamos uma análise dos documentos pedagógicos
destes cursos. A trajetória metodológica contou com três etapas sendo a primeira
uma análise descritiva das disciplinas de Estatística, a segunda uma análise de
conteúdo dos PPCs dos cursos selecionados e a terceira com uma discussão acerca
das convergências e divergências destes documentos pedagógicos com o currículo
das Licenciaturas em Matemática, a Educação Estatística e sobretudo o Letramento
Estatístico. Os resultados mostraram que estes cursos apesar de apresentarem as
disciplinas concentradas no ensino conceitual da Estatística, possuem em seus
PPCs a percepção de que é necessário o desenvolvimento crítico do licenciando
enquanto cidadão para formar um profissional preparado para o ensino
contextualizado e dirigido ao desenvolvimento do Letramento Estatístico de seus
alunos. Entretanto, isto não está refletido nas disciplinas de Estatística, onde o
Letramento Estatístico é preterido apesar das conexões que os documentos
pedagógicos possuem com os seus elementos. Apesar disto, o currículo das
Licenciaturas em matemática ainda está passível de mudanças que prezem pelo
desenvolvimento do Letramento Estatístico dos seus futuros professores de
Matemática


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Interno - ***.449.834-** - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - CÉSAR DIOGO BEZERRA DA SILVA
Externo à Instituição - REINALDO FEIO LIMA - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 12/04/2023 08:16
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