Banca de DEFESA: ACÁSSIO PAIVA RODRIGUES

DISCENTE: ACÁSSIO PAIVA RODRIGUES
DATA : 24/04/2023

CONSTRUTOS DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

cognição, metacognição, comportamento, motivação e autoavaliação

Um dos problemas mais frequentes no ensino superior no Brasil, refere-se ao insucesso acadêmico de estudantes da área das Licenciaturas das Ciências da Natureza, principalmente Física e Química. Esse insucesso acarreta em altos níveis de evasão, retenção e dos baixos índices de eficiência dos estudantes. Nesse cenário, parcela considerável desses estudantes ingressa no nível superior levando consigo uma bagagem frágil de habilidades e estratégias para seus estudos. A fim de investigar como os estudantes exitosos superam essa fragilidade, levantamos a seguinte questão de pesquisa: Quais são os construtos e estratégias utilizadas por
universitários (docentes em formação inicial de Química e Física) para alcançar sucesso na resolução de problemas em ciências da natureza? Diante disso, buscou-se, nesta dissertação, analisar os processos e estratégias autorregulatórias para resolução de problemas em Ciências da Natureza, a fim de identificar e discutir seus construtos no que diz respeito às estratégias cognitivas/metacognitivas, comportamentais e motivacionais e de autoavaliação. Para isso, foi realizada uma entrevista semi-estrutura com 6 (seis) estudantes considerados experts dos cursos de Licenciatura em Física e Química. Na entrevista foram realizadas 10 (dez)
perguntas previamente elaboradas, que nortearam a discussão. O resultado obtido mostrou que os estudantes ingressaram no ensino superior e sentiram dificuldades logo no início, conseguindo desenvolver estratégias e habilidades que possibilitaram melhores desempenhos no decorrer da graduação. Dentre as habilidades
desenvolvidas ao longo do curso, estão: melhor organização, revisão de conteúdos e atitude de pedir ajuda a alguém. Nesse cenário, foram identificadas estratégias cognitivas/metacognitivas, comportamentais e motivacionais/autoavaliação. Desse modo, os objetivos elencados para a pesquisa foram alcançados. Eles nos indicam que os participantes selecionados para a pesquisa podem ser classificados como experts. Ademais, mostra-se importante que os cursos de licenciatura e professores também busquem subsídios para despertar e promover as habilidades autorregulatórias dos estudantes.

Presidente - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Interno - ***.503.904-** - FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA - UFRPE
Externa à Instituição - RONISE RIBEIRO CORRÊA
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 14:53