Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO SERGIO BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO SERGIO BARBOSA
DATA : 26/04/2023
LOCAL: UFPE-CAA

INVESTIGANDO OS EFEITOS DO CONTRATO DIDÁTICO EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: O CASO DOS SISTEMAS LINEARES EM EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU EM UMA DO 8º ANO

Contrato didático, Relação didática, Sistema de equação

O presente estudo tem por objetivo geral, investigar os efeitos do contrato didático e sua ruptura que poderá acontecer em uma classe do 8º ano, envolvendo professor(a) e seus estudantes frente ao saber matemático: sistemas lineares de equações do primeiro grau. Para tal contamos com a colaboração de um educador(a) e seus respectivos educando(as) de uma escola pública do município de Surubim - Pernambuco. O nosso estudo é de natureza qualitativa e está dividido em três etapas: onde a primeira dela é encontro com o professor(a), afim de tomar ciências do cronograma curricular seguido pelo(a) profissional; em um segundo momento observação da turma, que será usado meios de tecnologia (câmara e gravador) para devidamente registrar por meio de áudio e vídeo e assim buscar elementos do Contrato Didático e identificar sua rupturas; a ultima fase constitui análise dos fenômenos didáticos define a dinâmica da relação didática e estabelece as regras do jogo e terá como base as interações discutidas em sala, segundo os estudos de Guy Brousseau. A proposta é observar o uso da álgebra em sistemas lineares, envolvendo as equações do primeiro grau na sala de aula e identificar as rupturas que poderão acontecer nesse processo. Os resultados produzidos podem fornecer caminhos sobre rompimento do contrato didático estabelecido na sala de aula, com isso, podem abrir um nova possibilidade, passando por mudanças de estratégias para melhor desenvolver o ensino de matemática dentro desse campo algébrico.

Presidente - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Interno - ***.027.667-** - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Externa à Instituição - CILEDA DE QUEIROZ E SILVA COUTINHO - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 14:47