Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA DA SILVA MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA DA SILVA MATOS
DATA : 19/04/2023
LOCAL: UFPE-CAA
TÍTULO:

Recursos didáticos na formação docente: formalização do letramento matemático discente por meio das tecnologias digitais, escrita  e a BNCC


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento Matemático; BNCC; GeoGebra; Sequência didática


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Esta dissertação de abordagem qualitativa, com metodologia definida como Pesquisa-Ação, tem como objetivo geral avaliar como a  escrita e o GeoGebra, mediados pelo professor, influenciam no aprimoramento do letramento matemático. Para alcançá-lo, tem-se como objetivos específicos a) Propor ambientes de aprendizagem que auxiliem no desenvolvimento do letramento matemático; b) Analisar o uso da escrita e do GeoGebra em ambientes de aprendizagem; e c) Compor a prática docente com recursos para o desenvolvimento do letramento matemático. Com o intuito de atingir o que foi proposto, foi realizada uma busca no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES a partir da pesquisa de palavras-chave, para compreender como o desenvolvimento do letramento matemático tem sido estudado. 19 dissertações que eram pertinentes ao tema foram encontradas, e uma das consequências da análise desses trabalhos foi a atenção dada ao letramento matemático para os anos iniciais do ensino fundamental, sem o uso de tecnologias digitais de ensino e aprendizagem. O que nos direciona a pensar em como pode ocorrer essa ação no ensino médio, deste modo, a pergunta desta pesquisa pode ser definida em “Como desenvolver o letramento matemático mediado por uma sequência didática, vinculando-a à escrita e ao GeoGebra de acordo com a BNCC?”. Para respondê-la, será produzida uma sequência didática a partir da teoria das situações didáticas, de Guy Brosseau, com etapas de ação, formulação, validação e institucionalização, com o emprego da escrita de passos e o software matemático GeoGebra. Ela será aplicada em uma turma do primeiro ano do ensino médio, pertencente a uma escola estadual localizada no município de Caruaru em Pernambuco, e seu interesse será avaliar o desenvolvimento do letramento matemático apresentado pela BNCC através da escrita dos alunos durante as atividades


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Interno - ***.449.834-** - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - SADDO AG ALMOULOUD - UFBA
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 14:47
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