Banca de QUALIFICAÇÃO: LEYWISON ARTHUR EVARISTO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEYWISON ARTHUR EVARISTO DE CARVALHO
DATA : 14/04/2023
LOCAL: Google Meet

METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE QUÍMICA: um olhar sobre a prática docente de professores de escolas públicas estaduais do município de Surubim-PE

Ensino de Química; Metodologias Ativas; Prática Docente

A prática docente são as ações desenvolvidas pela professor durante o seu processo de ensino, de modo que, o professor se apropria de diversos saberes disciplinares, curriculares dentre outros para desenvolver o seu trabalho. Dessa forma, a prática docente está intimamente ligada com as atribuições do professor, sejam elas dentro ou fora do espaçotempo da sala de aula (SOUZA, 2009). Nesse sentido, o presente projeto surgiu da necessidade de se discutir sobre a prática docente do professor de química e como esta se relaciona com as metodologias ativas voltadas para o ensino de química, uma vez que é de fundamental importância entender quais são os tipos de metodologias ativas que estão inseridas na prática docente e como estas vêm norteando a prática em sala de aula. Partindo disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição das metodologias ativas para o processo de ensino da química a partir da prática docente de professores de duas escolas estaduais do município de Surubim-PE. Para tanto, buscaremos mapear de que forma os professores de química utilizam as metodologias ativas em sua prática docente; identificar como o uso das metodologias ativas contribuem para o processo de ensino dos conteúdos de química e Identificar os impactos que o uso de metodologias ativas provocam na prática docente dos professores de química. A pesquisa possui um caráter qualitativo e exploratórioe está pautada nos estudos de MINAYO (2015). Desse modo, foi necessário a construção dos instrumentos de coleta de dados (questionário, entrevista semiestruturada e oficina temática), em que o tratamento dos dados obtidos a partir destes instrumentos estão pautado nos estudos de BARDIN (2015). Ao final deste processo, espera-se conseguir vislumbrar o aporte das metodologias ativas para o processo de ensino da química a partir da prática docente de professores buscando olhar para uma camada mais interna da ação docente em sala de aula, contribuindo assim no entendimento da prática docente do professor de química.

Presidente - 1385502 - ANA PAULA FREITAS DA SILVA
Externa ao Programa - 2944503 - GIRLEIDE TORRES LEMOS - nullInterna - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 03/04/2023 17:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04