Banca de QUALIFICAÇÃO: RILDO ALVES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RILDO ALVES DO NASCIMENTO
DATA : 07/03/2023

Ensino e Aprendizagem de Matemática Abordando a Análise Combinatória no Contexto da Resolução de Problemas

Ensino e Aprendizagem de Matemática, Análise Combinatória, Resolução de Problemas, Raciocínio Combinatório, Princípio Fundamental da Contagem.

Esta pesquisa faz parte das discussões relacionadas ao Ensino e à Aprendizagem de Análise Combinatória no Contexto da Resolução de Problemas. Por conseguinte, o presente Projeto de Pesquisa tem como Objetivo Geral: Analisar as contribuições no Ensino e na Aprendizagem de Análise Combinatória no Contexto da Resolução de Problemas. E os Objetivos Específicos são: Explicitar as abordagens no Ensino e na Aprendizagem de Análise Combinatória presentes em documentos; Identificar, através das concepções dos teóricos da área, as razões de os estudantes encontrarem dificuldades em interpretar problemas combinatórios; Conceitualizar o Raciocínio Combinatório em uma prática problematizadora, desencadeadora de conceitos articulados em diferentes contextos.A necessidade de analisar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos ao estudarem Análise Combinatória, ocasionada geralmente por uma prática pedagógica inadequada, uma vez que, o uso de fórmulas sem nenhuma reflexão passa a ser a única forma de resolução dos problemas. Nessa perspectiva, é fundamental trabalhar com conceitos básicos da Análise Combinatória, utilizando exclusivamente a resolução de problemas e enfatizando o Princípio Fundamental da Contagem como principal estratégia de resolução para os problemas de contagem, cuja ênfase deve ser dada à resolução de problemas combinatórios através de métodos como diagrama de possibilidades e a observação de padrões, sistematicamente e recursivamente, o que de modo possível, levará o aluno à generalização destes modelos. A importância de se desenvolver o Raciocínio Combinatório, como uma forma de pensamento que auxilia no aprendizado matemático, evidenciando-se a influência do ensino promovido na escola, no desenvolvimento do Raciocínio Combinatório, bem como se reflete quanto à necessidade de serem considerados em sala de aula os variados significados, distintas relações e propriedades e diversificadas representações simbólicas que compõem as situações combinatórias.

Presidente - 2584345 - ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
Interno - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Externa ao Programa - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 07/03/2023 09:08