Experiência com Instagram usando História da Matemática como suporte metodológico
História da Matemática, Interdisciplinaridade e Instagram
O presente estudo objetiva analisar o desenvolvimento dos alunos do 5° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Matemática através de uma experiência interdisciplinar envolvendo a História da Matemática e o Instagram. Compreendendo que o aprendizado é cumulativo e as experiências atuais são influenciadas por experiências passadas, este processo pode criar um novo modelo de conhecimento para a resolução de problemas dos alunos. Fazendo conexões entre diferentes campos do conhecimento, como a História, a Matemática e o dia a dia dos estudantes, fazendo com que esses enxerguem o objeto matemático de forma diferente e serem capazes de perceber suas várias representações, assim, expandindo seu conhecimento sobre a origem dos conceitos matemáticos e como podem utilizar os mesmos na resolução de seus problemas diários. Trazendo a Rede Social, Instagram, como ambiente de socialização, comunicação e interação entre estudantes e professores; criando a partir dessa interação possibilidades onde os estudantes decidam não só quando e como aprender, mas também tornando-se responsável pela construção e compartilhamento do conhecimento. Desta forma, apresentamos uma pesquisa qualitativa, pois será levado em consideração o desenvolvimento dos alunos, ressaltando os aspectos históricos, sociais e culturais, tornando-os mais atuantes na construção do seu conhecimento. Considerando os objetivos da pesquisa se torna exploratória, pois busca analisar elementos dentro dos campos da História da Matemática, Interdisciplinaridade e uso de redes sociais como cenário socializador da aprendizagem, unindo tais conceitos na busca de possibilidades que levem ao aprendizado.