ALICE ATRAVÉS DO ESPELHO: REFLEXOS DA DUPLA JORNADA NO TRABALHO DOCENTE E NA QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO
docência - estresse ocupacional - dupla jornada feminina - qualidade de vida - cartografia
A docência se configura como uma esfera profissional de estreita relação com a inclusão da mulher no mercado de trabalho. A possibilidade de conciliar a atuação docente com as atividades domésticas e de garantir mão de obra para a educação primária, assegurou a oportunidade da mulher exercer uma profissão que não interferiria no papel de esposa e mãe. Sabe-se que pouco ênfase tem sido dado à questão da dupla jornada laboral feminina e profissionais que passam muito tempo trabalhando acabam sendo mais suscetíveis a fatores estressantes.
Através dos pressupostos teóricos da Cartografia, essa pesquisa objetiva compreender como o estresse ocupacional, ocasionado pelas múltiplas jornadas de trabalho, tem impactado no exercício docente e na qualidade de vida feminina, através das perspectivas e vivências de professoras do ensino básico.