Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA CAROLLINY DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA CAROLLINY DA SILVA
DATA : 10/03/2023
LOCAL: Universidade Federal de Pernambuco - CAA

TUTORIA DE RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Um olhar através da perspectiva do(a) professor (a)

Tutoria de Resiliência; Educação Inclusiva; Relação Professor/professora; Aluno/aluna com Deficiência.

Ao longo dos anos tem aumentado o interesse de pesquisadores e pesquisadoras que pretendem compreender o fenômeno da Resiliência e sua aplicabilidade na Educação, seja voltado à perspectiva dos professores e professoras, dos alunos e alunas, ou direcionado à relação entre os pares. Junto à temática da Resiliência, a Educação Inclusiva oferece uma rica e necessária discussão no que tange à defesa ao acesso a Educação de qualidade para todos e todas, independente da condição física, econômica, social e/ou cultural. A Tutoria de Resiliência representa um apoio afetivo oferecido por alguém a uma outra pessoa que vivencia momentos difíceis em sua vida, sendo ela um importante diferencial para o desenvolvimento destes. Ao relacionarmos o estudo da Tutoria de Resiliência Docente às discussões voltadas à Educação Inclusiva, estamos certos de que é possível compreender os seus benefícios frente aos desafios que os alunos e alunas com deficiência enfrentam na luta diária pelo direito a uma Educação de qualidade. Diante disto, propomos uma investigação cujo objetivo geral é: Analisar, através da perspectiva dos docentes, a importância da Tutoria de Resiliência em relação à inclusão do aluno ou aluna com deficiência, sendo os nossos objetivos específicos: Verificar, a partir dos relatos docentes, a existência de uma postura de Tutoria de Resiliência em relação à inclusão de alunos ou alunas com deficiência e Identificar aspectos de Tutoria de Resiliência na vivência da sala de aula, a partir da relação professor/professora e aluno/aluna com deficiência. A nossa pesquisa se caracteriza como básica, exploratória, qualitativa e de Estudo de Caso. Buscaremos contar, inicialmente, com a participação de dez professores ou professoras de Ciências e Matemática, que possuam em suas turmas alunos ou alunas com deficiência, reduzindo esse quantitativo para apenas quatro, no intuito de aprofundar e verticalizar os achados. Como instrumento de coleta de dados utilizaremos um questionário misto, uma entrevista semiestruturada e, por fim, a Observação Não Participante, tendo como suporte o Diário de Campo. Para análise dos dados, utilizaremos a Análise do Conteúdo de Bardin (1977).

Presidente - 2536752 - ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES
Externa à Instituição - KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA - UPE
Externa à Instituição - TATIANA LIMA BRASIL
Notícia cadastrada em: 01/03/2023 09:29