O PERFIL CONCEITUAL E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE OS MODOS DE PENSAR O CONCEITO DE SUBSTÂNCIA
Perfil conceitual. Substância. Formação inicial de professores.
Esta pesquisa teve como objetivo analisar como uma discussão sobre a Teoria dos
Perfis Conceituais, tendo como base o perfil de substância poderia direcionar
estudantes da licenciatura em Química a propor intervenções para sala de aula.
Participaram da pesquisa estudantes da licenciatura em química, da Universidade
Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, que estavam cursando a
disciplina de Metodologia do Ensino de química III. O caminho metodológico se deu
a partir das seguintes etapas: discussão sobre a Teoria dos Perfis Conceituais,
mapeamento das zonas do perfil conceitual (questionário), analise da proposta de
intervenção e da execução da aula, feita pelos licenciandos (vídeogravação). Os
resultados mostraram as zonas que emergiram durante o mapeamento inicial, assim
como nas análises subsequentes. Além disso, gostaríamos de destacar o processo
de ampliação e de tomada de consciência destas zonas, como resultado das
interações discursivas que os participantes tiveram durante o processo de
planejamento até a execução.