Docência em Matemática em tempos de Crise: Mobilização do potencial resiliente no período transpandêmico COVID - 19 e a interferência na retomada do projeto de vida
Transpandemia COVID-19, Educação, Crise, Trauma, Resiliência.
O presente estudo objetiva compreender como o potencial resiliente dos professores e professoras de Matemática, na Educação Básica, foi mobilizado durante a transpandemia da COVID-19, a partir da multidimensionalidade humana de Röhr (2013), entrelaçada aos fatores de risco e de proteção que possivelmente interferiram na retomada dos projetos de vida. Assim, intencionamos ainda verificar o grau de resiliência apresentado pelos professores e professoras de Matemática que atuaram em turmas regulares da Educação Básica, nos anos de 2020 e 2021, identificando quais foram as estratégias que auxiliaram os participantes na superação de possíveis traumas ocasionados e/ou potencializados pela crise vivenciada na transpandemia. Desta forma, apresentamos uma pesquisa qualitativa, com o intuito de alcançarmos nossos objetivos de forma explicativa e que se dará no primeiro momento a partir da aplicação do Questionário da Resiliência adaptado a partir de diferentes modelos (POLK, 1997, JOB, 2003; BARBOSA, 2006; ASSIS; PESCE; AVANCI, 2006); do diário de campo de forma contínua, seguindo-se então da entrevista semiestruturada, considerando os quatro professores e professoras selecionados a partir dos graus da resiliência, nos assentando então, na Análise de Conteúdo de Bardin (2016).