ELEMENTOS E EFEITOS DO CONTRATO DIDÁTICO: uma análise das relações
frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do 1º grau
Elementos e efeitos do contrato didático. Resolução e elaboração de problemas. Equação polinomial do 1º grau.
O objetivo principal deste estudo foi de analisar as relações contratuais entre o
professor e os alunos, frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas
envolvendo equações polinomiais do 1º grau, sob a ótica dos elementos e efeitos do
Contrato Didático. Para isso optamos pelo referencial teórico da noção de Contrato
Didático, estudado a princípio por Guy Brousseau. Nossa pesquisa de abordagem
qualitativa foi realizada com uma professora e seus alunos de uma turma do 8º ano
do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual da cidade de Pesqueira –
PE. Para atender aos objetivos deste trabalho, fez-se necessário iniciarmos com
uma entrevista semiestruturada com a professora, na etapa seguinte observamos as
aulas referentes ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo
equações polinomiais do 1º grau. Na última etapa realizamos uma nova entrevista
com a professora e com alguns alunos. Analisamos os dados construídos de acordo
com a teoria da análise do discurso, para verificarmos as possíveis alterações do
contrato didático habitual diante do elemento de uma ruptura intencional e de outros
elementos e efeitos do contrato didático. A partir das análises, pudemos perceber
como se dá a relação contratual nas aulas da professora participante da pesquisa e
constatar que a habilidade de elaboração de problemas, a qual havíamos apontado
como pressuposto, de que é uma atividade não usual na sala de aula investigada,
revelou-se como uma ruptura do contrato já estabelecido, levando a professora e os
alunos à algumas mudanças de pensamento e de comportamento antes, durante e
após a relação didática em sala de aula.