Banca de DEFESA: ANDRESSA GALINDO ALVES DE MELO OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA GALINDO ALVES DE MELO OLIVEIRA
DATA : 02/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Luiz Gonzaga
TÍTULO:

O DESPERTAR DO CUIDADO HUMANIZADO NOS ESTUDANTES DE
ENFERMAGEM: DESDOBRAMENTOS PARA PENSAR AS EXPERIÊNCIAS
PESSOAIS NO PROCESSO FORMATIVO


PALAVRAS-CHAVES:

Cuidado Humanizado, Sentido, Mobilização, Formação de Enfermeiros

 


PÁGINAS: 89
RESUMO:

A presente pesquisa emerge da importância de formar enfermeiros mobilizados pelo cuidado humanizado. Tal importância se dá na perspectiva de que, embora esses profissionais da saúde detenham conhecimento sobre a humanização do cuidado em seus aspectos filosóficos, deontológico e políticos, desde o seu processo formativo, muitos não o têm como cerne da sua atuação. Diante desse pressuposto, surge a pergunta central que norteia esse estudo: o que é capaz de despertar o cuidado humanizado ainda na formação do estudante de enfermagem? Com a qual objetivou-se analisar os elementos capazes de despertar o cuidado humanizado, apontando uma nova perspectiva para transmiti-lo. Para alcançar esse objetivo recorreu-se, ao
formato multipaper, do qual culminou três artigos independentes, com objetivos, metodologias e resultados próprios, porém, conectados entre si. O primeiro artigo trata-se de uma pesquisa exploratória desenvolvida a partir do mapeamento vertical, esse ensaio apresenta um esboço do panorama das diversas produções datadas de 2011 a 2020, objetivando enxergar os problemas analisados, as tendências teórico-metodológicas e as perspectivas para novas pesquisas acerca do ensino da humanização desse cuidado. O segundo artigo trata-se de uma pesquisa empírica
cuja metodologia é o estudo de caso a partir da narrativa autorreflexiva actancial, proposta por C. Xypas (2013) de uma jovem que encontra sentido no cuidado humanizado, a partir de suas experiências mais marcantes. O terceiro artigo aprofunda o estudo realizado no segundo artigo através da busca por compreender como se dá a mobilização pelo cuidado humanizado e quais elementos estão imbuídos nesse processo, apoiada nas concepções de B. Charlot acerca dos três elementos propulsores da aprendizagem, entrelaçadas ao aprofundamento do conceito de Sentido em Viktor Frankl, por meio do mapeamento vertical interno associado a análise conceitual. Conclui-se, portanto, que para haver mobilização o estudante precisa encontrar
sentido e valor no cuidado humanizado, e isso se faz na tomada de consciência de suas próprias experiências, sendo possível a partir do momento em que este cuidado deixar de ser visto apenas como um objeto intelectual e passa a ser considerado como uma atitude, tal conclusão nos possibilita vislumbrar um papel significativo do professor em contribuir com o desenvolvimento dessa atitude a partir de momentos de reflexões nos quais os estudantes serão capazes de rememorar situações significativas vivenciadas com o cuidado humanizado, e a partilha destas poderá favorecer uma mobilização pessoal e coletiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3095607 - CONSTANTIN XYPAS
Externo à Instituição - NELSON MIGUEL GALINDO NETO - IFPE
Externo ao Programa - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA - null
Notícia cadastrada em: 24/02/2023 15:48
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