Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCILIO HALTER SOBRAL MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCILIO HALTER SOBRAL MENDES
DATA : 13/02/2023
LOCAL: meet

O DEVIR PROFESSOR DO CAMPO NAS TURMAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE BUÍQUE-PE

Educação do campo, Cartografia, Filosofia da Diferença, Professor, Subjetividade.

A presente pesquisa encontra na Filosofia da Diferença um plano de imanência fecundo para transitar e ser o foco de discussão para dá espaço as emoções e a linguagem dos corpos. A nossa pesquisa tem início em leituras preliminares e em ambientes acadêmicos para que termos noções e clareza do que poderíamos estudar dentro da teoria Filosofia da Diferença e do campo de estudo Educação do Campo. O projeto tem sua relevância por ser um estudo que traz em seu bojo um olhar entre convergente a teoria e o campo de estudo proposto. A dado momento de estudos e leituras, construímos uma profundidade nas leituras e nos autores como, Gallo, Bovo, Queiroz, Rolnik e outros. Então, deparamos com diversos conceitos construídos a partir da filosofia deleuziana. Escolhendo pensar tais questões na perspectiva da filosofia da diferença, tomando como base o pensamento de Gilles Deleuze (1997) sobre subjetividade e devir, investigando o universo dos professores. Trilhando esses caminhos a serem percorridos nos permite compreender a constituição de si e das subjetividades acerca do sujeito docente que adentra o território da educação do campo. A trajetória percorrida no bojo da Educação do campo não é nova e nem recente, mas inaugura um novo paradigma de consciência na luta por políticas públicas que garantam aos trabalhadores do campo direitos entre outros. Direitos a educação, e a uma escola viva que sejam respeitados os saberes campesinos e valorizados. Então, essa educação deve ser pautada “no” e “do” campo. Segundo SOUZA (2019), o conceito de filosofia da diferença, apresentada por Deleuze e Guattari é que, seria uma filosofia da multiplicidade, da singularidade, do devir, da alteridade, do subjetivo. A pesquisa da cartografia da subjetividade trata-se de uma abordagem qualitativa, pois tem um ponto de partida os significados de relações humanas onde se dão nos encontros entre pares para, a partir desses surgirem outros tantos. Os procedimentos seguirão em primeiro momento visita aos estabelecimentos escolhidos com apresentação da carta proposta de estudo e convite aos professores para participar da pesquisa. Posteriormente realizar-se-á entrevista semiestruturada e a construção de mapas narrativos pelos entrevistados.

Interna - 2077818 - SIMONE MOURA QUEIROZ
Externa ao Programa - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA - UFPEExterna à Instituição - AUDRIA ALESSANDRA BOVO - IFSP
Notícia cadastrada em: 15/02/2023 13:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10