Banca de DEFESA: MARIA DO ROSÁRIO PAULINO FERNANDES

DISCENTE: MARIA DO ROSÁRIO PAULINO FERNANDES
DATA : 15/02/2023
LOCAL: Centro Acadêmico do Agreste

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, um despertar para a dupla dimensão do vínculo didático e a dupla exigência do estudante de origem popular

Formação continuada; Professor de Matemática; Relação ao saber; Narrativa Autorreflexiva Actancial.

Esta pesquisa visa contribuir com a mobilização ao saber do estudante de origem popular pelo viés da formação continuada do professor de Matemática no atendimento simultâneo as dimensões, epistémica e antropo-pedagógica, da relação ao saber. Este objetivo foi orientado pelo seguinte questionamento: como formar os professores de Matemática para a construção de uma relação professor e aluno que simultaneamente atenda a dimensão epistémica e antropo-pedagógica da relação ao saber? Fundamentamos este estudo nas pesquisas de Bernard Charlot, sobre a dupla exigência do estudante de origem popular, exigência epistémica e antropo-pedagógica, e de Claudine Blanchard-Laville, relativos a dupla dimensão do vínculo didático, vínculo com o saber ensinar e vínculo relacional com o estudante. Este estudo está organizado no formato multipaper. Esta coletânea é composta por quatro artigos autocontidos. No primeiro artigo realizamos uma estudo teórico por meio da análise conceitual, para articular teorizações que possam corroborar com a formação continuada do professor de Matemática no desencadeamento da mobilização ao saber do estudante de origem popular.  No segundo e terceiro artigos utilizamos o Mapeamento em Pesquisa Educacional (mapeamento horizontal e vertical), objetando, respectivamente, esboçar o panorama da produção científica acerca da formação continuada de professores de Matemática no Brasil à construção de um corpus de análise. Com esse corpus investigamos na produção acadêmica brasileira qual o foco da formação continuada de professores de Matemática. No quarto artigo realizamos um estudo de caso da pesquisadora deste trabalho, com a técnica exploratória da Narrativa Autorreflexiva Actancial, visando analisar os cenários e elementos de construção da relação ao saber na trajetória formativa de uma professora de origem popular. Como principal resultado temos que, a região Sudeste é o principal nicho da produção acadêmica, no âmbito stricto sensu. A formação continuada de professores, embora com algumas mudanças, permanece centrada na racionalidade técnica. O processo de constituição do ser professor se dá para além desse viés. Com o estudo de caso, concluímos provisoriamente, que a metodologia da narrativa autoreflexiva actancial, ao propiciar o distanciamento da própria história do professor, pode tornar-se uma ferramenta poderosa à tomada de consciência dos docentes sobre a atuação dos seus professores, na sua história escolar e sua própria atuação no êxito de estudantes de origem popular. Nesse sentido, o professor poderá despertar para a importância de atitudes mais ponderadas no cerne do vínculo didático e a compreensão da dupla exigência do estudante de origem popular, o que poderá fomentar a elevação do nível de mobilização ao saber matemático desses estudantes e o processo de resiliência.

Presidente - 3095607 - CONSTANTIN XYPAS
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE
Externa à Instituição - VALERIA MARIA DE LIMA BORBA
Notícia cadastrada em: 14/02/2023 16:56