ANÁLISE DO DESIGN THINKING PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES CRIATIVAS E INOVADORAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Design Thinking; Formação Continuada; Criatividade e Inovação.
A presente pesquisa procura investigar o Design Thinking (DT), a partir de um contexto de formação continuada com professores de Ciências da Natureza, no impacto para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras. A partir dessa perspectiva, optou-se investigar o Design Thinking (DT), sob um contexto de formação continuada com professores de Ciências da Natureza, no impacto para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras dentro de um sistema público de ensino localizado na cidade de Paudalho-PE. O DT pode ser usado para proporcionar uma melhor compreensão dos problemas enfrentados pelos professores na sala de aula, uma vez que sua abordagem se baseia na empatia, criatividade, colaboração e experimentação de ideias. De natureza qualitativa, por considerar o desenvolvimento dos professores na realização do questionário semiestruturado, sua participação e produções a partir da análise dos planos de aulas (artefatos), incluídos no roteiro formativo da formação continuada. Embora muitos estudos tenham destacado a importância do desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras, ainda há carência de mais estudos científicos para a compreensão de como o DT pode ser usado para desenvolver essas habilidades em estudantes e professores, assim como seus impactos, eficácia e continuidade de sua implementação quando aplicado em uma formação continuada de professores, no contexto de um sistema público de ensino básico.