A EFETIVAÇÃO DA LEI nº 10.639/03: na visão do(a) professor(a) de ensino médio e em sua presença nos livros didáticos do PNLD 2021
Relações Étnico-Raciais; Livrto didático; PNLD; Educação básica; Matemática; Prática do professor
Este projeto de pesquisa busca investigar o modo que a lei nº 10.639/03 tem se efetivada em sala de aula na visão do(a) professor(a) de matemática e nas novas coleções do PNLD. Para isso pretendemos desenvolver nosso percurso metodológico em três momentos, onde iremos analisar seis coleções de Matemática do PNLD 2021, realizar entrevista com professores(as) que lecionem em escolas de referência em ensino médio e por fim, analisar os dados produzidos. Pretendemos perceber o que é possível observar nessas coleções acerca da referida lei e de sua efetivação no que diz respeito a abordagem das contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros para a Matemática, e junto a esta análise, entender como se deu a escolha dessas coleções pelos(as) professores(as), o que conhecem das contribuições desses povos e da lei nº 10.639/03.