RELAÇÕES ENTRE A IMAGINAÇÃO E A ICONICIDADE TEXTUAL NA OBRA ISAAC NO MUNDO DAS PARTÍCULAS: uma análise na construção de significados sobre o conceito de átomo
construção de significados; imaginação; iconicidade textual; literatura fantástica; átomo.
A aprendizagem de conceitos científicos perpassa por diversas relações que o indivíduo estabelece com ele mesmo e com o meio. Abstrações presentes na relação entre uma linguagem científica e a realidade podem se tornar obstáculos no processo de aprendizagem desses conceitos. Nosso objetivo é analisar a relação entre a configuração semiótica de um texto do gênero fantástico e a imaginação como possibilidade para a aprendizagem do conceito de átomo. Como metodologia, buscamos realizar uma intervenção com estudantes de um curso de Licenciatura em Química, de uma turma de História da Química. Faremos uso de um debate sobre o átomo, um momento de leitura de trechos de uma obra de literatura fantástica e a realização de uma entrevista, usando como instrumentos questionários com perguntas abertas, videogravação e roteiro semiestruturado para a entrevista. Analisaremos os dados a partir de critérios envolvendo o signo icônico e níveis de iconicidade, bem como categorias de análise a posteriori, construídas através da Análise de Conteúdo de Bardin. Dessa maneira, consideramos a aprendizagem como um processo de construção de significados, tomando base na Psicologia Cultural Semiótica, a partir da manipulação de signos e do papel da cultura como parte do meio e das funções psicológicas humanas. Damos um destaque para os signos icônicos e o papel destes nos processos de semiose textual, segundo a Teoria da Iconicidade Verbal. Nesse campo, olhamos para o papel da imaginação como uma função mental superior e a partir do modelo do Gegenstand. Na sala de aula de Química/Ciências, entendemos os conceitos científicos como parte do mundo 3 de Popper e da construção de generalizações, segundo as ideias de Vygotsky. Assim, assimilamos o nosso interesse pelo conceito de átomo e questões epistemológicas do conhecimento científico. A partir de discussões destas questões na educação científica, apresentamos como a interface ciência-arte se constitui potencial para situações educativas, dando um destaque para a relação entre ciência e textos do gênero fantástico ficcional. Acreditamos que a aprendizagem pode se dar através da manipulação de imagens mentais icônicas por meio do desenvolvimento da imaginação, considerando as relações que o texto de fantasia pode estabelecer com a construção de significados sobre o conceito de átomo.