Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FERNANDA SOBRAL DORNELAS PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA FERNANDA SOBRAL DORNELAS PEREIRA
DATA : 08/03/2023
LOCAL: UFPE-CAA

ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO RECURSO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FÍSICO-QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Físico-química; Sequência Didática Investigativa; Experimentação

Dentre as metodologias ativas podemos destacar o ensino por investigação, ao qual, de uma forma geral, pode propiciar aos alunos em sala de aula a motivação em construir o conhecimento, pois em sua estratégia de ensino está a investigação. Com isso, a presente pesquisa tem a intenção de responder a inquietação: Quais impactos no ensino e na aprendizagem de físico-química, para alunos do segundo ano do Ensino Médio, ao ser utilizada uma Sequência Didática Investigativa? A pesquisa participante tem uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e quanto aos objetivos se classifica em descritiva e explicativa. Ela será realizada em uma escola da rede estadual no município de São Bento do Uma em Pernambuco. A escolha desse grupo de pesquisa se deu pela observação diária em sala de aula, verificando a dificuldade, que os estudantes possuem em relação aos assuntos de físico-química, além de poder investigar metodologias que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem.

Presidente - 1279093 - JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
Interno - 2527886 - AUGUSTO CESAR LIMA MOREIRA
Externa ao Programa - 1642123 - ANA PAULA DE SOUZA DE FREITAS - UFPE
Notícia cadastrada em: 09/02/2023 15:47