ROLE PLAYING GAME NO ENSINO DE BIOQUÍMICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO PAPEL DA MEMÓRIA NA APRENDIZAGEM
Jogos, Role Playing Game, Bioquímica, Aprendizagem, Memória.
Na atualidade se configura como um desafio para os docentes da educação básica, superar os
moldes do ensino tradicional e aperfeiçoar os métodos de ensino de ciências visando torná-los
atrativos e dinâmicos. Neste trabalho apresentamos o Role Playing Game (RPG) como uma
proposta para o ensino de bioquímica nos anos finais do Ensino Fundamental, pois acreditamos
que este pode ser um importante instrumento para favorecer a interação e a criatividade entre
os estudantes, dinamizando o processo de ensino de um conteúdo marcado pela memorização.
Por se consolidar como artefato cultural, o jogo está presente em diversas etapas da vida dos
indivíduos e quase sempre está marcado pela interação social. O RPG pode ser considerado
como um jogo social uma vez que exige do jogador dialogar e conduzir uma narrativa de forma
colaborativa, neste sentido evocamos a teoria Histórico-Cultural que pressupõe a natureza
social da aprendizagem e que pode ser um norte para o pensamento lúdico no ambiente escolar.
Esta pesquisa também se fundamenta na interpretação de diversos autores da educação em
ciências sobre a teoria da rememoração de Bartlett, a qual pressupõe que o indivíduo ao se
deparar com a aprendizagem de conceitos científicos, ressignifica seus conhecimentos prévios.
Para além disso, o autor estabelece o conceito de esquemas para analisar o papel da memória
na rememoração de conceitos científicos. Tendo como base esses pressupostos, este estudo tem
como objetivo compreender a relação entre aprendizagem e memória na consolidação dos
conceitos bioquímicos de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) e micronutrientes
(Sais minerais e vitaminas) mediado por um Role Playing Game (RPG). No que se refere ao
percurso metodológico, propõe-se uma abordagem qualitativa de natureza básica e quanto aos
objetivos se qualifica como pesquisa explicativa, portanto os procedimentos se voltam para o
método de estudo de caso. Quanto aos participantes, a pesquisa será realizada com um grupo
de 5 alunos matriculados no 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de
Pernambuco. Para coleta de dados os estudantes responderão a um questionário para analisar
seus conhecimentos prévios, posteriormente os estudantes participarão de aulas expositivas
dialogadas sobre bioquímica, na sequência será aplicado a proposta de RPG. A partida será
gravada em áudio e vídeo para posterior análise. Após uma semana da aplicação, os
participantes irão se apresentar para uma entrevista coletiva semi-estruturada. A análise de
dados vai envolver a categorização dos conhecimentos prévios, o confrontamento das falas
durante o jogo com as respostas do questionário de sondagem para identificar as mudanças
ocasionadas pela memória previstas na teoria da rememoração e por fim a análise da entrevista
semi-estruturada para identificar os novos conhecimentos sobre bioquímica a partir de
modificações mnemônicas fomentadas pela mediação do jogo.