Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO JUNIOR JOAQUIM DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO JUNIOR JOAQUIM DA SILVA
DATA : 17/02/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ROLE PLAYING GAME NO ENSINO DE BIOQUÍMICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO PAPEL DA MEMÓRIA NA APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos, Role Playing Game, Bioquímica, Aprendizagem, Memória.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

Na atualidade se configura como um desafio para os docentes da educação básica, superar os
moldes do ensino tradicional e aperfeiçoar os métodos de ensino de ciências visando torná-los
atrativos e dinâmicos. Neste trabalho apresentamos o Role Playing Game (RPG) como uma
proposta para o ensino de bioquímica nos anos finais do Ensino Fundamental, pois acreditamos
que este pode ser um importante instrumento para favorecer a interação e a criatividade entre
os estudantes, dinamizando o processo de ensino de um conteúdo marcado pela memorização.
Por se consolidar como artefato cultural, o jogo está presente em diversas etapas da vida dos
indivíduos e quase sempre está marcado pela interação social. O RPG pode ser considerado
como um jogo social uma vez que exige do jogador dialogar e conduzir uma narrativa de forma
colaborativa, neste sentido evocamos a teoria Histórico-Cultural que pressupõe a natureza
social da aprendizagem e que pode ser um norte para o pensamento lúdico no ambiente escolar.
Esta pesquisa também se fundamenta na interpretação de diversos autores da educação em
ciências sobre a teoria da rememoração de Bartlett, a qual pressupõe que o indivíduo ao se
deparar com a aprendizagem de conceitos científicos, ressignifica seus conhecimentos prévios.
Para além disso, o autor estabelece o conceito de esquemas para analisar o papel da memória
na rememoração de conceitos científicos. Tendo como base esses pressupostos, este estudo tem
como objetivo compreender a relação entre aprendizagem e memória na consolidação dos
conceitos bioquímicos de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) e micronutrientes
(Sais minerais e vitaminas) mediado por um Role Playing Game (RPG). No que se refere ao
percurso metodológico, propõe-se uma abordagem qualitativa de natureza básica e quanto aos
objetivos se qualifica como pesquisa explicativa, portanto os procedimentos se voltam para o
método de estudo de caso. Quanto aos participantes, a pesquisa será realizada com um grupo
de 5 alunos matriculados no 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de
Pernambuco. Para coleta de dados os estudantes responderão a um questionário para analisar
seus conhecimentos prévios, posteriormente os estudantes participarão de aulas expositivas
dialogadas sobre bioquímica, na sequência será aplicado a proposta de RPG. A partida será
gravada em áudio e vídeo para posterior análise. Após uma semana da aplicação, os
participantes irão se apresentar para uma entrevista coletiva semi-estruturada. A análise de
dados vai envolver a categorização dos conhecimentos prévios, o confrontamento das falas
durante o jogo com as respostas do questionário de sondagem para identificar as mudanças
ocasionadas pela memória previstas na teoria da rememoração e por fim a análise da entrevista
semi-estruturada para identificar os novos conhecimentos sobre bioquímica a partir de
modificações mnemônicas fomentadas pela mediação do jogo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Externa à Instituição - MÔNICA LOPES FOLENA ARAÚJO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 08/02/2023 15:59
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