Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA CAROLLINY DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA CAROLLINY DA SILVA
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Universidade Federal de Pernambuco - CAA

Tutoria de Resiliência e Educação Inclusiva: Um olhar através da perspectiva docente.

Resiliência; Tutoria de Resiliência Docente; Educação Inclusiva; Relação Professor e Aluno com Deficiência.

A Resiliência tem se mostrado cada vez mais interessante e importante para o Campo da Educação. Ao longo dos anos, aumenta-se o interesse de pesquisadores que pretendem compreender o fenômeno da Resiliência e sua aplicabilidade na Educação, seja voltado na perspectiva do professor, do aluno ou direcionado para ambos, na relação professor e aluno. Juntamente com a Resiliência, temos a temática da Educação Inclusiva, temática esta que possui uma discussão crucial e fundamental no que tange a defesa do acesso à Educação de qualidade para todos, independente da condição física, econômica, social e cultural. Quando nos deparamos com as duas temáticas, nos direcionamos para a Tutoria de Resiliência, sendo ela um importante suporte para investigarmos na prática a validade dos processos resilientes na relação professor e aluno com deficiência. A Tutoria de Resiliência se aplica no suporte e apoio afetivo dado por um tutor a alguém que vivencia momentos difíceis em sua vida, sendo este suporte um grande diferencial para o desenvolvimento daqueles que o experienciam. Quando nos referimos a Tutoria de Resiliência e sua ação direta vinculada na Docência, nos referimos a Tutoria de Resiliência Docente. Ao relacionarmos a Tutoria de Resiliência Docente com as discussões voltadas para Educação Inclusiva, buscamos compreender os benefícios que a Tutoria de Resiliência Docente proporciona frente aos desafios que os alunos com deficiência enfrentam na luta diária por um acesso a educação de qualidade, como também, na efetivação dos seus direitos até então conquistados. E é diante disto que o nosso objetivo geral é: Analisar, através da perspectiva dos docentes, a importância da Tutoria de Resiliência em relação à inclusão do aluno com deficiência, sendo os nossos objetivos específicos: Verificar, a partir dos relatos docentes, a existência de uma postura de Tutoria de Resiliência em relação à inclusão de alunos com deficiência e Identificar aspectos de Tutoria de Resiliência Docente na vivência da sala de aula, a partir da relação professor e aluno com deficiência. Na metodologia, utilizaremos o perfil de pesquisa básica, exploratória, qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Teremos como participantes, dez docentes de Ciências e Matemática, que possuam em suas turmas com alunos com deficiência, reduzindo logo em seguida esse quantitativo para apenas quatro, visto que pretendemos trabalhar com um número menor para assegurar o aprofundamento e verticalização dos achados. Como instrumento de coleta de dados utilizaremos um questionário misto, que será aplicado com os dez participantes iniciais, o qual foi estruturado com base nos nossos critérios de inclusão e exclusão, uma entrevista semiestruturada e por fim observação não participante, junto com o suporte do Diário de Campo, que serão utilizados com os quatro professores finais, selecionados após aplicação do questionário misto. O total de horas da observação não participante será em média 30 horas, somando com entrevista semiestruturada e as anotações do diário de campo. Para análise dos dados, utilizaremos o método de Bardin (1977), a Análise do Conteúdo, como base para o tratamento e discussão dos dados coletados. Mediante a isto, buscaremos em nossa pesquisa encontrar evidências que satisfaçam os nossos objetivos, com o propósito de comprovar a validez, como também significância da Tutoria de Resiliência Docente na relação professor e aluno com deficiência.

Presidente - 2536752 - ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES
Externa à Instituição - KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA - UPE
Externa à Instituição - TATIANA LIMA BRASIL
Notícia cadastrada em: 08/02/2023 15:08