Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYNARA CRISTINE DE MOURA MELO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYNARA CRISTINE DE MOURA MELO LIMA
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Universidade Federal de Pernambuco - CAA
TÍTULO:

OS IMPACTOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ARGUMENTAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA



PALAVRAS-CHAVES:

 Argumentação; Alfabetização Científica; Residência Pedagógica





PÁGINAS: 32
RESUMO:

Ser professor é estar em constante formação. É buscar diariamente pelo conhecimento e compreender que não existe um sujeito pronto e acabado. E "(...) na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática". (FREIRE, 1996, p. 39). Nesta busca incessante pelo conhecimento surge o interesse investigativo deste trabalho, que iniciou através da participação no grupo de Residência Pedagógica (RP) do núcleo “A Argumentação na Educação” (RPA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2020.  Durante o período de pandemia da covid-19 , que iniciou no Brasil no início de 2020, observamos os ataques ao pensamento científico, sobretudo, diante das diversas veiculações nas mídias digitais de Fake News que enfraquecem os estudos científicos. Com isso, é de nosso interesse de pesquisa se situar dentro dos esforços de investigação sobre o ensino de ciências nas escolas nos dias atuais, no período pós pandêmico. Sabendo que iniciou uma mudança na condução das aulas de ciências na década de 90, a partir desse momento o ensino de ciências foi direcionado para formar o ”cidadão-trabalhador-estudante” (SASSERON, 2021. p.2), o que antes era voltado para a formação de uma elite científica. Por volta de 2011 apareceram, no Brasil, os primeiros trabalhos utilizando o termo Alfabetização Científica (AC) que se preocupa com ensino de ciências para construir cidadãos capazes de utilizar teorias científicas  nas práticas sociais (SASSERON, 2021). Assim, investigaremos quais as implicações da RP em Argumentação (RPA) na construção de um ambiente propício ao exercício da Alfabetização Científica nos anos iniciais. Especificamente,  analisaremos a contribuição do   programa de RPA na formação de educadores dialógicos, aptos a trabalhar com Argumentação como estratégia didática para o desenvolvimento AC nos anos iniciais da educação básica.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Externa à Instituição - NANCY LIZETH RAMIREZ RONCANCIO
Presidente - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 08/02/2023 14:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06