Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL GOMES DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL GOMES DE BRITO
DATA : 28/02/2023
LOCAL: videoconferência

PROMOVENDO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PELO USO DA LUDICIDADE ALIADA A  ARGUMENTAÇÃO EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ludicidade no ensino. Argumentação. Ensino de ciências.

A alfabetização científica está além do letramento, e deve preparar o aluno para compreender, interpretar o mundo e transformá-lo. Para tanto,  é necessário assegurar o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos. Este estudo pretende investigar  o uso de práticas lúdicas aliadas a argumentação como um possível  meio satisfatório para mobilizar o pensamento científico ,  uma vez  que o brincar propicia interação e exteriorização de opiniões e com isso formulação de hipóteses de forma natural.  Isto é, pretende-se investigar se processos argumentativos em ambientes lúdicos podem favorecer  aos envolvidos  a oportunidade de reflexão  , questionamento  e negociação  de  significados,  facilitando o envolvimento ativo do aluno na construção do próprio saber. Diante disso, o objetivo do presente trabalho consiste em analisar o impacto da associação intencional da ludicidade e do discurso argumentativo para um ensino crítico e reflexivo de ciências para alunos do Ensino Fundamental. O método utilizado será uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, na qual os dados serão abordados a partir de uma sequência didática envolvendo atividades lúdicas sobre a temática “Água” de forma interdisciplinar, para uma turma de  1º ano do ensino fundamental.

Presidente - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Externa ao Programa - 1329348 - RAQUEL CORDEIRO NOGUEIRA LIMA - UFPE
Notícia cadastrada em: 08/02/2023 14:09