PROMOVENDO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PELO USO DA LUDICIDADE ALIADA A ARGUMENTAÇÃO EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ludicidade no ensino. Argumentação. Ensino de ciências.
A alfabetização científica está além do letramento, e deve preparar o aluno para compreender, interpretar o mundo e transformá-lo. Para tanto, é necessário assegurar o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos. Este estudo pretende investigar o uso de práticas lúdicas aliadas a argumentação como um possível meio satisfatório para mobilizar o pensamento científico , uma vez que o brincar propicia interação e exteriorização de opiniões e com isso formulação de hipóteses de forma natural. Isto é, pretende-se investigar se processos argumentativos em ambientes lúdicos podem favorecer aos envolvidos a oportunidade de reflexão , questionamento e negociação de significados, facilitando o envolvimento ativo do aluno na construção do próprio saber. Diante disso, o objetivo do presente trabalho consiste em analisar o impacto da associação intencional da ludicidade e do discurso argumentativo para um ensino crítico e reflexivo de ciências para alunos do Ensino Fundamental. O método utilizado será uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, na qual os dados serão abordados a partir de uma sequência didática envolvendo atividades lúdicas sobre a temática “Água” de forma interdisciplinar, para uma turma de 1º ano do ensino fundamental.