Sweet Tooth e as Fake News da COVID-19: Contribuições da Teoria Crítica da Mídia para a Enculturação Científica e o Ensino de Química
Fake News. Histórias em Quadrinhos. Ensino de Química.
Este projeto de pesquisa busca analisar a utilização de Histórias em Quadrinhos no ensino e na aprendizagem de conteúdos da Química visando o desenvolvimento de um olhar crítico para a mídia, a partir de uma sequência didática centrada na leitura e discussão de HQs elaboradas e validadas no desenvolvimento da pesquisa e com aporte teórico na Teoria Crítica da Mídia. Para tal, definimos um percurso metodológico em quatro etapas, a saber: elaboração e validação dos quadrinhos, elaboração, validação e reelaboração da sequência didática, aplicação da proposta em uma turma de 3º ano do Ensino Médio e a análise de dados. Buscaremos observar os processos de enculturação científica, a partir da aprendizagem de conceitos e da linguagem científica, e o processo de construção de uma educação crítica da mídia, a partir da análise de recortes de aula, evidenciando a emergência dos aspectos elencados nas interações discursivas, e nas respostas ao questionário, parte integrante da sequência proposta, que será analisado a partir do agrupamento por categorias emergentes. Os resultados esperados estão relacionados com a aprendizagem de conceitos científicos, a partir da enculturação científica, e a construção de uma educação crítica, a partir da Teoria Crítica da Mídia, a partir da utilização de Histórias em Quadrinhos. Ainda, expectamos apresentar as professoras e professores e Química um recurso capaz de promover uma aprendizagem de Ciências e despertar do olhar crítico do estudante quanto a mídia.