Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS COSTA ZUZART

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS COSTA ZUZART
DATA : 27/02/2023
LOCAL: videoconferência

O USO DA ARGUMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES E POTENCIALIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Formação de professores, Argumentação no Ensino de Ciências, Educação Antirracista

No Ensino de Ciências, estratégias metodológicas para a implementação da Lei 10.639/03 vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas gradualmente ao longo dos anos, sendo difundidas, cada vez mais, pesquisas voltadas para a Educação Antirracista. Não obstante, o que se observa no cotidiano das práticas educacionais são currículos e práxis docentes que não contemplam tais estratégias. Considera-se, portanto, que a formação de professores de Ciências deve ter espaço para discutir a educação antirracista, uma vez que essa formação permitirá ao docente o desenvolvimento de práticas que vão de encontro aos discursos de preconceito e intolerância ainda difundidos socialmente. Acredita-se que, pelo fato das Ciências da Natureza se constituírem em importante referencial para a interpretação de fenômenos e problemas sociais, os professores de ciências devem ser capazes de inserir, em seu exercício docente, práticas metodológicas que permitam tais interpretações.Nessa perspectiva, considera-se que estratégias metodológicas que incitem a argumentação dos estudantes podem ser eficazes na promoção e manutenção de discussões das relações étnico-raciais nas salas de aula de ciências e, por esse motivo, devem ser viabilizadas através da formação dos professores. Este trabalho propõe-se, portanto, a investigar quais contribuições o uso da argumentação em sala de aula pode proporcionar para a formação de professores de ciências em relação à promoção de uma educação antirracista. A pesquisa será realizada através da implementação de um curso de formação de professores para estudantes dos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco. Acredita-se, portanto, que a formação de professores em argumentação na educação para a utilização desse tipo de discurso enquanto estratégia pedagógica para o ensino de ciências pode contribuir significativamente com a construção de discussões das relações étnico-raciais em sala de aula, possibilitando, assim, a promoção de uma educação que aponta para o antirracismo.

Presidente - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Externo à Instituição - GABRIEL FORTES CAVALCANTI DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 08/02/2023 14:09